Inovação

4 Ps da inovação: conheça quais são e para que servem

4 ps da inovação

O mundo está mudando e, a cada dia que passa, novas tecnologias surgem e novas soluções para problemas antigos aparecem para melhorar ainda mais a experiência do usuário.

Para muitas empresas, fazer algo que seja novo pode parecer difícil e, por vezes, até assustador. No entanto, essa prática que desafia o normal é necessária, pois, sem ela, a inovação não será capaz de existir.

Assim como para tudo na vida, a inovação é essencial para o mundo corporativo também. Porém, para que isso seja possível, uma estratégia de inovação é necessária para que as ideias consigam ser executadas da maneira correta. É por meio dela que os 4 Ps da inovação poderão ser trabalhados, a fim de transformar o seu trabalho em um grande sucesso.

Ao compreender a inovação como um processo contínuo, a empresa que utiliza desse artifício para se diferenciar de seus concorrentes tem mais chances de possuir excelentes resultados que só serão possíveis porque alguém pensou em uma ideia num primeiro momento.

Para compreender tudo isso que foi introduzido aqui, acompanhe o artigo e descubra por que a inovação tem tudo para te ajudar nos negócios.

O que são os Ps da inovação?

Iniciais de diferentes características necessárias em diversas áreas de atuação, os Ps podem ser de grande ajuda durante qualquer planejamento estratégico.

Bastante usados na gestão de negócios e também no marketing, os Ps agora surgem no mercado da inovação. Quando o assunto é gestão da inovação, quatro categorias são existentes, denominadas como os 4 Ps da inovação.

São eles: 

  •   Propósito;
  •   Processos;
  •   Pessoas;
  •   Políticas.

Todos esses itens, quando juntos, são capazes de mostrar ao mundo como uma empresa é capaz de criar algo inédito e que revolucione o mercado atual, seja por meio de um produto ou de um serviço.

Já se sabe que empresas que inovam possuem um índice maior não só de crescimento, mas também de faturamento. É por isso que a prática vem sendo estimulada cada vez mais nas corporações, sejam elas grandes ou pequenas.

4 Ps: o que significa exatamente cada um deles?

Não basta saber quais são os 4 Ps da inovação, é preciso entender sobre o que cada um atua. Diante disso, explicamos abaixo um pouco mais sobre cada um deles. Acompanhe:

Propósito

Uma inovação visa ganhos de receita e diminuição de custos para uma empresa. Então, antes de qualquer coisa, você precisa saber qual é o propósito que sua inovação terá no mercado.

Você quer resolver um problema que já existe na vida do consumidor ou você quer mostrar a ele que você tem a solução para um problema que ele nem sabe que existe?

Pense nisso e anote todas as opções que surgirem.

Processos

Depois de estabelecidas as estratégias e metas de uma inovação, é hora de pensar sobre a forma como ela será executada. Então, nessa etapa, você precisa pensar nas mudanças que precisam ocorrer dentro da empresa, bem como nas novas tecnologias e equipamentos que ela pode precisar. 

Com isso, visualizar o trajeto de como novas ideias se transformarão em lucros será muito mais fácil.

Pessoas

Para que uma inovação seja colocada em prática, é preciso que as pessoas abracem a sua existência e façam com que ela se transforme em realidade.

Então, tenha em sua empresa pessoas de dois tipos de perfis:

  1. Empreendedoras: aquelas que encontram oportunidades e vão atrás daquilo que acreditam até conseguir o que querem.
  2. Gestoras: são pessoas flexíveis, mas orientadas a transformarem ideias em resultados tangíveis e mensuráveis.

Políticas

Para uma empresa ser considerada como inovadora, ela precisa se mostrar como tal. Portanto, a existência de determinadas políticas é fundamental para que tudo possa ser colocado em prática o quanto antes.

Em primeiro lugar, a empresa que objetiva a inovação precisa que isso esteja intrínseco a ela 一 e a melhor maneira de implementar a questão é por meio de uma cultura de inovação. Nela, políticas de gestão, contratação, remuneração e parcerias poderão ser discutidas e realizadas dentro da corporação.

Os benefícios dos 4 Ps da inovação

Desenvolvidos para pequenas e médias empresas, os 4 Ps da inovação são uma ótima ferramenta para quem quer alavancar o seu negócio e, mais do que isso, se fazer lembrar por aqueles que ainda não conhecem a marca.

Com a implantação dessas categorias da inovação, um empreendedor é capaz de enxergar a sua capacidade de inovar e perceber como o seu produto ou serviço é fundamental para a vida das pessoas, tornando-o, assim, cada vez mais competitivo diante de seus concorrentes.

Por fim, mas não menos importante, esses Ps da inovação são totalmente úteis para que uma visão mais abrangente sobre inovação possa existir, mostrando que esse processo pode fazer parte de qualquer empresa, independentemente do porte que tenha.

Como aplicar na sua empresa

Para que os 4 Ps da inovação possam ser aplicados na realidade da sua empresa, você precisa seguir 3 passos simples, mas fundamentais:

  1. Definição de inovação: por mais que existam diversas definições do termo, a sua empresa precisa ter em mente o que significa, para ela, a palavra inovação. Dessa forma, toda a equipe seguirá pelo mesmo caminho e não haverá divergências entre qual ideia é inovadora e qual não é.
  2. Ineditismo: muita coisa que já existe no mundo pode ser considerada como inédita. E por quê? Porque se a sua empresa ainda não trabalhou em cima de algo, significa que existe ali uma oportunidade de melhorar o que já é conhecido.
  3. Simplifique sua gestão da inovação: todos os colaboradores da empresa devem entender o que é uma inovação. Por isso, simplifique ao máximo as explicações e tente fazer com que os conceitos sejam o mais prático que puder. Além disso, realizar reuniões periódicas a fim de deixar a equipe inteira alinhada também é uma ótima maneira de manter as pessoas motivadas e produtivas.

Conclusão

Quando se conhece mais a fundo sobre os 4 Ps da inovação, sua empresa pode abrir caminhos que antes nunca tinham sido imaginadas.

Então, lembre-se sempre de que o primeiro passo a ser dado é a de querer inovar. Depois, você precisa saber qual é o seu propósito e como você colocará em ação uma ideia que surgiu por meio da pessoa certa.

Com tudo isso, você vai ver que os resultados virão de uma forma muito mais satisfatória.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Artigos relacionados

Leia Mais