Quer saber como funciona o Google Ads? Então você está no lugar certo! Confira os principais fatores dessa ferramenta e aprenda passo a passo de como configurar sua conta no Google Ads.
Independentemente da estratégia que você usa para divulgação e do orçamento da sua empresa, investir em Ads é sempre um bom negócio. Se a sua empresa está começando agora ou já possui anos no mercado, essa ferramenta é um caminho mais curto entre você e seu futuro cliente.
Por tratar-se de uma plataforma especializada em segmentar seu anúncio é possível obter mais alcance e medir o desempenho da sua campanha, conforme seu andamento. Uma campanha direcionada gera muito mais resultados.
Vamos ver como fazer isso na prática? Entenda como funciona o Google Ads e tudo o que você precisa saber para configurar a sua primeira campanha. Confira!
O que é Google Ads?
Quando falamos de jornadas de relacionamento ou até em como sua empresa decide aparecer na hora certa para seus futuros clientes, não podemos deixar de relacionar a busca orgânica e o Google Ads.
De forma natural, a busca orgânica trabalha com estratégias em SEO, assim sua empresa pode ranquear seu site. O que você não sabe é que trata-se de um sistema no qual funciona a longo prazo, ou seja, pode levar de seis meses até um ano para obter resultado.
É aí que entra o Google Ads, uma plataforma desenvolvida exclusivamente para que sua empresa possa chegar até seu público de forma mais rápida. São anúncios que relacionam-se com quem busca pelo seu produto ou serviço.
Até junho de 2018, o Google Ads era conhecido como Google Adwords, mas com algumas mudanças na plataforma o nome passou por uma atualização, após um rebranding realizado pelo Google.
Uma ferramenta que gera mais oportunidades e que foi desenvolvida com esse propósito: destacar as empresas no resultado de pesquisa e, aumentar o alcance de pessoas e negócios.
Não é atoa que o Google Ads está entre as plataformas que mais gera retorno nas campanhas de marketing de conteúdo. No entanto, é uma ferramenta de investimento essencial para todas empresas.
Entendeu que estamos falando de uma plataforma de investimento para sua empresa? Que vai gerar mais leads e acessos para sua página ou site? Perfeito!
Ao longo desse artigo vamos nos aprofundar um pouco mais em como funciona o Google Ads, acompanhe!
Como funciona o Google Ads?
Com uma plataforma super intuitiva, todos conseguem ter acesso ao Ads, desde que tenham um domínio, o valor de investimento definido e um cadastro no Google. Lembrando que para começar no Google Ads é extremamente importante que você tenha um objetivo.
Sua empresa é a solução que seu público busca, para que o match seja perfeito entre você e os seus futuros leads, é necessário definir qual seu objetivo com a campanha.
Seja para gerar mais vendas, buscar mais leads ou apenas aumentar o tráfego do seu site. Com base no que sua empresa quer alcançar, o Ads vai potencializar sua campanha conforme seu desempenho.
Por exemplo, quanto mais você trabalhar na sua campanha melhor será seus resultados. A qualidade da sua campanha não está só relacionada ao valor de investimento, mas fatores como, palavra-chave, o conteúdo, a imagem, entre outros. Que são aspectos necessários para construir uma campanha de qualidade.
Agora que já sabe como funciona o Google Ads é importante definir qual caminho você vai tomar daqui para frente. Qual é o meio em que vai anunciar sua empresa? Por onde você quer ser direcionado? Esclareça essas dúvidas a seguir.
Quais são os tipos de campanhas no Google Ads?
Dentro do Ads você tem 5 opções para escolher qual a melhor forma de alcançar sua persona. Seguindo uma estratégia é possível definir o alcance por região e em qual plataforma sua campanha vai percorrer.
1 – Rede de Pesquisa
Essa provavelmente você já deve estar familiarizado. Um tipo de campanha que abrange muitos segmentos. Pois, quem busca sempre vai pesquisar por algo ou por uma solução.
Com a rede de pesquisa seu anúncio fica entre os primeiros ou logo abaixo da página, conforme o tempo indicado da campanha. Independentemente do seu objetivo é um ótimo canal para segmentar sua marca.
Outra coisa importante na rede de pesquisa, é a forma que seu público irá te encontrar. E quem colabora com esse direcionamento são as palavras chaves, elas tem o papel de encontrar quem busca, gerando mais alcance para sua campanha. Sendo assim, avalie e escolha aquilo que seu cliente procura.
2 – Rede de display
Esse é uma forma de encontrar seu lead em outra página. A rede de display vai veicular sua campanha em sites e blogs parceiros ao Google.
Se você está se perguntando: Ok, mas como vou alcançar meu público assim? Seu anúncio vai aparecer no momento certo, nos sites mais acessados pela sua persona. Por meio de estratégia o Google vai relacionar sua marca ou produto com seu público.
3 – Anúncios Shopping
Seu lead pretende comprar um celular e decide realizar uma pesquisa sobre o aparelho, logo, ele entra em diversos sites, mas não finaliza sua compra. Com base nessa experiência o Google sabe da capacidade desse lead, então exibe os produtos ou serviço, nas próximas pesquisas.
Uma ótima opção para varejistas e empresas que queiram promover seu negócio online, como loja virtual. A campanha shopping do Ads, oferece além de possíveis intenções de compra um ótimo tráfego para seu site.
4 – Anúncios em Vídeo
Sabe os anúncios antes do vídeo no Youtube? Ele mesmo, as campanhas em vídeo é uma das formas mais práticas para engajar seu conteúdo. Sua empresa pode aparecer não só pelo Youtube Ads mas também em outras plataformas e sites parceiros do Google.
Nessa categoria seu anúncio pode percorrer por diversos formatos, como: in-stream puláveis e não puláveis, video discovery, out-stream e bumper. Isso vai variar de acordo com sua estratégia de marketing.
É importante que segmente seu anúncio e construa uma campanha que chame a atenção do seu lead, para que em segundos você possa despertar o interesse por sua marca ou serviço.
5 – Anúncios em Apps
Último dessas categorias, os anúncios em Apps são formados diante de uma ideia mais publicitária ao construir sua campanha. Uma forma diferente dos outros anúncios, pois, alcança um público mais diversificado.
O modo de alcance do Google é por meio de pesquisas do usuário, no Google Play, Youtube e na rede de display. Por eles é possível criar um canal de acesso até sua marca e divulgar seu produto.
Benefícios em investir no Google Ads
Quando uma campanha é bem segmentada, sem dúvidas os benefícios em investir nessa ferramenta são inúmeros. Com o Ads é possível acompanhar a sua campanha e medir seus resultados de forma precisa.
Listamos algumas entre as diversas vantagens que o Google Ad pode te oferecer:
- Facilidade em iniciar uma campanha e desativar quando necessário;.
- Construir uma campanha totalmente direcionada;
- Controlar seu orçamento;
- Uma ferramenta justa, em outras palavras, sua empresa realiza o investimento e só paga pelo clique, conhecido como Custo por clique (CPC);
- Ter alto índice de alcance do seu público alvo;
- E é possível acompanhar todo retorno que esse investimento está gerando (ROI).
Conclusão
Viu, como essa ferramenta pode ser poderosa no seu negócio? Entender como funciona o Google Ads é o primeiro passo para você começar a investir na sua empresa.
Além dos recursos que citamos, o Ads sem dúvidas é o melhor meio de divulgação online. Ele vai construir sua campanha de acordo com o objetivo que você deseja alcançar e formatar as estratégias do Google alinhado às suas estratégias de marketing.
Planeje a sua campanha e tenha paciência que os resultados virão!
Gostou de saber como funciona o Google Ads? Conte nos comentários o que achou e até a próxima!