Você costuma acompanhar o desempenho da área comercial da sua empresa? Se sim, como você tem feito isso, individualmente ou em grupo? Ter um dashboard de vendas pode te auxiliar no monitoramento do time, levando informações precisas sobre o número de negociações em andamento, contratos fechados e percentual alcançado nas metas.
Se você não sabe por onde começar, continue lendo este artigo para saber tudo sobre o dashboard de vendas e como ele pode ajudar o seu time comercial. Vamos lá?
O que é um dashboard de vendas?
O Dashboard proporciona ao usuário uma apresentação de dados de performance em formato de gráficos. Ao traduzirmos a palavra da língua inglesa para o português é “painel de controle”, sendo uma ferramenta que mostra as principais informações e indicadores de desempenho dos funcionários.
Além disso, o gestor pode utilizar KPI´s para medir o desempenho individual ou coletivo, e a partir das informações coletadas desenvolver estratégias para que o funcionário consiga apresentar resultados melhores.
Com o dashboard, você consegue atualizar as informações de maneira automática e consultar sempre que quiser e colocar a equipe na direção correta. Agora que você sabe um pouco mais sobre o que é o dashboard, vamos conversar sobre a importância dele para a área comercial.
Por que usar um dashboard de vendas?
Como comentamos, a ferramenta possibilita um acesso rápido às principais informações da empresa, possibilitando que o vendedor conheça melhor os produtos e serviços disponíveis para os consumidores. Mas, como o dashboard pode ajudar?
Simples, com os dados em mãos, a liderança pode tomar decisões embasadas em números confiáveis. Isso vai possibilitar que a equipe tenha mais chances de fechar um novo negócio.
Além disso, o dashboard automatizado vai reduzir o tempo que os funcionários realizam algumas tarefas, como por exemplo, o preenchimento de planilhas e relatórios. Ganhando mais tempo para entrar em contato com clientes e fazer novas vendas.
Como construir um dashboard de vendas?
No seu dashboard de vendas você vai precisar inserir KPI´s (Key Performance Indicator) que são os mais importantes para a sua área comercial. Mas, será que você sabe quais são eles?
Para te ajudar a montar o seu Dashboard, listamos os principais dados sobre métricas de produtividade e vendas para você acompanhar no seu negócio.
Primeiro, vamos falar sobre as metas de produtividades:
- Número de leads;
- Número de e-mails;
- Ligações;
- Reuniões realizadas;
- Reuniões marcadas;
- Propostas apresentadas;
- Propostas realizadas.
Agora para analisar as vendas, você pode começar inserindo no seu dashboard:
- Número total de vendas;
- Ticket médio;
- Taxa de conversão de vendas;
- Ciclo da venda;
- Previsão de receita;
- Meta;
- Vendas por região, idade, sexo etc.
Quais métricas acompanhar em um dashboard de vendas?
Um dashboard completo vai ser bastante útil para a sua equipe, mas para que isso aconteça é importante prestar atenção em algumas métricas. Os indicadores de desempenho podem variar de empresa para empresa, entretanto é importante que os que vamos conversar abaixo estejam presentes no seu dashboard.
Total de vendas
É imprescindível que o número total de vendas realizadas esteja disponível para consulta dos colaboradores. Isso pode trazer motivação para aqueles que estão se saindo bem e chamar a atenção daqueles que precisam melhorar.
Procure complementar o total de vendas contando um pouco sobre: idade, sexo, quando a venda foi fechada e se o cliente retornou para fazer novos negócios depois.
Percentual de vendas
Você pode inserir no seu dashboard o percentual da meta alcançada para o mês, semestre e ano, tanto em porcentagem quanto em números reais. Os dados são importantes para que o gestor consiga adequar estratégias para melhorar o desempenho do time.
Objetivos da venda
Quando falamos em resultados no negócio, precisamos entender a importância de cada venda para o crescimento da empresa e até mesmo a expansão de novos serviços. A métrica de objetivo serve como uma bússola para que o gestor consiga perceber se o time está indo na mesma direção que os diretores esperam.
Defina, por exemplo:
Novos clientes (importante para mostrar crescimento)
Retenção de clientes (demonstra a solidez do negócio)
Antigos consumidores (mostra clientes que não retornaram)
Conclusão
Ter um dashboard de vendas vai facilitar as atividades do dia a dia dos vendedores, possibilitando mais tempo para fazer prospecções e entrar em contato com um número maior de potenciais clientes.
Além disso, o dashboard vai revelar informações preciosas para a equipe comercial. Mapear o progresso em direção ao objetivo definido, desempenho individual de cada integrante do time e desafios que precisam ser vencidos.