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Data Driven Marketing: o que é e como aplicar?

Data Driven Marketing

Os dados nunca foram tão importantes quanto agora. Na última década, o marketing digital ganhou o data-driven, literalmente o marketing passou a basear as suas ações e estratégias em dados concretos. Isso permite que as empresas desenvolvam soluções mais assertivas. Mas, você sabe o que é data-driven na prática? 

Produzimos este artigo para tirar as principais dúvidas sobre o assunto. Para saber mais, continue a leitura! 

O que é Data Driven?

Data Driven, nada mais é do que a coleta de dados por meio de interação com o cliente, depois disso as informações coletadas são analisadas para que a equipe de marketing conheça os hábitos de consumo dos clientes. 

Na prática, isso significa aprender motivações de compra, preferências e hábitos de consumo. A partir disso, os dados são analisados para orientar decisões estratégicas das empresas, a fim de apontar tendências e novidades que vão sanar a dor do consumidor. 

Engana-se quem acredita que Data driven é só a adoção de novas ferramentas, como por exemplo, BI (business intelligence), ela está relacionada a mudança cultural da organização, inclusão de olhar estratégico e aquisição constante de conhecimento. 

Quais são os benefícios do Data-driven

Como você percebeu, informação é poder. Principalmente na hora de auxiliar o cliente a tomar a decisão de adquirir um novo produto ou serviço. Utilizando data-drive, você conta com os seguintes benefícios: 

Informação sobre compra 

O planejamento de mídia e compra continua sendo importante para que a empresa conheça o cliente, mas agora não será mais necessário entender os algoritmos de machine learning, pois programas de data driven já realizam a compra programática de forma eficaz. Ou seja, você tem todas as informações necessárias para influenciar no poder de decisão do cliente. 

Público-alvo

O data driven possibilita a criação de campanhas com anúncios para o público-alvo. Atingindo os consumidores de forma rápida e assertiva, com um conteúdo personalizado para cada pessoa, principalmente por apontar tendências e soluções específicas.

Conteúdo 

A partir dos dados, você pode criar conteúdo 100% direcionado para o seu público-alvo, tendo a certeza de que a mensagem vai atender o objetivo, seja ele de venda, ou criação de novos leads, por exemplo.  

Como implementar uma cultura de Data driven

Agora que você já sabe um pouco mais sobre data driven, veja o que é necessário para  implementar na sua empresa: 

Analise

Como em qualquer projeto, o primeiro passo é definir o objetivo. Data driven vai permitir que você colete os dados de forma estratégica, e a partir disso desenvolva conteúdos, produtos e serviços que vão de encontro a necessidade do seu cliente. Por isso, antes de tudo, comece definindo o seu objetivo com a ferramenta. 

Assim, você vai conseguir criar perfis personalizados para cada cliente, entender os hábitos de comportamento e consumo. 

Automatização

Ao automatizar os processos, você vai ganhar mais tempo para realizar outras atividades, por isso, procure automatizar a coleta de informações dos clientes e deixe que o sistema de data driven forneça todos os dados. Assim, você apenas vai precisar analisar e colocar em prática. 

Colaboração

O data driven deve ir além do departamento de marketing, isso porque toda a organização deve ter acesso a informações sobre hábitos de consumo e dores dos consumidores, isso vai ajudar o departamento de produto a desenvolver novas soluções, os comercial a desenvolver estratégias de venda entre outros setores. 

Para que você possa colocar o data driven em prática, você pode contar com algumas ferramentas como, por exemplo:

Buzzsumo

A ferramenta possibilita que você veja o desempenho da sua empresa na rede, apontando, inclusive, a performance dos seus concorrentes. Ao ter os dados em mãos, você vai poder entrar na plataforma, pesquisar palavras-chave, encontrar tendências na sua área e aprender a otimizar a sua estratégia de conteúdo. 

Para utilizar o Buzzsumo, é necessário fazer um investimento. 

HubSpot

O HubSpot elabora opções para a automação do marketing. Você realiza desde a captação de leads até o pós venda. 

Contém uma versão gratuita. 

Conclusão

Nos últimos anos, temos observado o movimento do mercado de basear as suas ações em dados concretos e fontes seguras, isso porque as notícias falsas tiveram uma enorme disseminação. No universo corporativo, isso não foi diferente.

Utilizar os dados para produzir uma campanha de marketing digital, vai possibilitar que a sua empresa converse com o público correto, tendo informações sobre comportamento, que poderão te ajudar a tirar as principais dúvidas do cliente e fazer um bom negócio. 

Não deixe de acompanhar o nosso conteúdo para ficar por dentro das principais tendências do marketing, vendas e empreendedorismo. 

 

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