Criatividade

Escrita Criativa: 7 dicas para dominar esta modalidade no marketing de conteúdo

escrita criativa

A escrita criativa vai muito além do campo da literatura. Nos últimos anos, as empresas têm investido no desenvolvimento da habilidade, soft skills, como uma forma de apresentar conteúdos de texto de forma mais dinâmica e criativa para o cliente. 

Talvez você esteja se perguntando, como posso utilizar a escrita criativa no meu trabalho? Qual a importância dela para a minha carreira? Bom, continue a leitura para saber mais. 

O que é escrita criativa? 

Todos os textos possuem um padrão em sua construção, podemos dizer que uma receita culinária é diferente de uma receita médica, mas o que faz esses documentos serem tão diferentes? Bom, além da finalidade, a linguagem utilizada no texto não é a mesma. 

Uma receita médica é feita para que outro profissional da saúde entenda. Enquanto a receita de bolo qualquer pessoa consegue ler. 

Já a escrita criativa é aprender a contar uma história de uma forma diferenciada, utilizando referências e aprendizados ao longo da vida para produzir o conteúdo, mas sem copiar as informações. 

Isso pode ser utilizado para produzir uma apresentação de negócios, construir um briefing, expor as ideias em um e-mail e muito mais. 

Qual a importância da escrita criativa nos negócios? 

No marketing de conteúdo, a escrita criativa é importante para atrair atenção do público-alvo, o que vai determinar se o leitor vai continuar lendo ou não o e-book são duas coisas: qualidade do conteúdo (informações), escrita ( erros de português, falta de concordância etc)

Benefícios da escrita criativa  para a carreira 

  • Melhora o raciocínio lógico; 
  • Auxilia na resolução de problemas, a partir de novos olhares sobre a situação;
  • Trabalha a capacidade crítica e analítica
  • Amplia o foco e atenção nas atividades do dia-a-dia

7 dicas para melhorar a sua escrita no trabalho 

A escrita criativa não é um dom. É o resultado de um trabalho duro e para te ajudar a escrever melhor, seja para aplicar nas vendas, materiais ou nas suas redes sociais, nós selecionamos 7 dicas para você melhorar a sua escrita. 

  • Leitura

Apesar de parecer óbvio, entretanto, lemos menos a cada dia. Principalmente com a variedade de formas de consumidor entretenimento através do nosso telefone celular. Com isso, fica difícil tirar um tempo diário para colocar a leitura em dia, mas, se você quer escrever melhor no seu ambiente de trabalho, você precisa tirar 5 ou 10 minutos todos os dias para ler.

Você pode começar lendo livros e materiais sobre o seu trabalho, por exemplo, se você é um vendedor, pode ler sobre “como melhorar as vendas”, e além de aprender técnicas novas para conquistar o cliente também vai desenvolver estratégias e repertório para escrever melhor. 

  • Explore o desconhecido

Depois de algum tempo, procure diversificar os assuntos de leitura, isso vai trazer um novo foco e motivação. 

Escrever tem relação com o repertório e referências que temos ao longo da vida, por isso, você pode explorar obras de autoras que não conhece, assuntos que sempre teve curiosidade e muito mais. 

Informações desconhecidas permitem que o nosso cérebro treine a aprendizagem. No começo, pode até ser um pouco mais difícil, mas com o tempo vai ficando mais fácil. 

  • Inspiração é 10% do processo

Você já deve ter falado “eu não consigo escrever porque estou sem inspiração”, mas o processo de escrita é 90% transpiração, pesquisa, leitura, relatório e só 10% é inspiração. 

Assim, é importante que você treine o seu cérebro todos os dias. 

  • Escreva todos os dias

Se você quer melhorar a sua escrita no trabalho, seja em relatórios, atas, e-mails ou outros documentos, depois de colocar em prática as dicas anteriores, você vai precisar escrever todos os dias. Assim com a leitura, você pode começar escrevendo por 5 minutos sobre o seu dia, depois pode treinar escrevendo um documento para o trabalho. 

Quanto mais tempo você passar praticando, mais rápido você vai ter uma escrita criativa. 

  • Faça anotações

Nós temos ideias todos os dias, mas muitas vezes perdemos porque não anotamos. Então, separe um bloco de notas e um espaço no celular para colocar os seus pensamentos e ideias. 

Assim, quando precisar produzir um conteúdo, você vai poder consultar todos os insights que teve, facilitando o processo de criação. 

  • Observe o seu texto 

Todos nós temos que melhorar a nossa escrita diariamente, principalmente com o avanço da tecnologia que oferece uma série enorme de ferramentas. Para isso, comece observando o seu texto, você costuma usar palavras difíceis, faz sentenças longas, não sabe onde inserir a pontuação? 

Se sim, pode utilizar aplicativos como Language Tool, que aponta os principais erros e fornece sugestões. 

  • Escreva para os outros

Quando produzimos conteúdo, a pessoa mais importante é sempre o leitor. Sendo assim, é importante que ele entenda as palavras, exemplos e ilustrações, quando foram usadas no material. 

 

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Artigos relacionados

Leia Mais