Marketing

Inovação de marketing: o que é, conceito e como implementar

Entenda melhor a relação entre inovação e transformação digital

O marketing digital tem sido o principal aliado de muitas empresas que buscam a consolidação de sua marca em um mercado que se torna cada dia mais competitivo. Com a evolução da tecnologia, há um aumento constante na quantidade de usuários presentes nas rede. De acordo com dados do IBGE, a internet é uma realidade para mais de 70% da população brasileira. A geração jovem, conhecidos como Alpha, que são os indivíduos nascidos desde o ano de 2010 tende a estarem ainda mais imersos no ambiente digital. A tendência é que no futuro, provavelmente, esse número seja maior.

Mas, afinal o que é inovação no marketing digital? Continue com a gente para aprender a implementar no seu negócio já! 

Vamos lá? 

O que é inovação de marketing digital? 

O marketing não é só responsável pela venda de um produto ou serviço. Sendo assim, a inovação no marketing pode ser definida como uma série de ferramentas que vão potencializar novas formas de você vender o seu produto ou serviço para um número maior de pessoas. Isso inclui, investir em uma nova embalagem, reposicionamento de marca, ações publicitárias multicanais entre outros. 

Todas as estratégias de inovação são bem vindas no marketing digital. 

Como funciona o marketing digital? 

Marketing digital funciona perfeitamente quando prendemos nossa atenção no anúncio, seja pela imagem, texto, música e diversos fatores que associam todo o conjunto da invenção ao produto e à instituição.

Todavia, com o bombardeio de tantas divulgações, inovar e chamar a atenção do público neste meio não é uma tarefa fácil, por este motivo, muitos empreendedores se perdem e acabam não alcançando resultados significativos para o fortalecimento de seu negócio.

É importante salientar que obter um bom retorno por meio do marketing digital depende de muitos fatores e decisões que são essenciais no decorrer do processo. Mas, não adianta apenas ter uma ótima ideia criativa em mente e não saber como usar as estratégias pertinentes no ambiente digital. Nem tão pouco saber usar as estratégias de marketing corretas e não saber como inovar e agradar ao consumidor. Uma ação carece da outra.

Continue lendo para saber a importância da inovação para que o seu negócio tenha sucesso. 

Entenda a importância da inovação para o seu negócio

De acordo com o Manual de Oslo — conjunto de diretrizes sobre inovação tecnológica lançado pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), existem 4 tipos de inovação, sendo: de produto; processos; marketing e organizacional.

Desta forma, será necessário pensar em métodos que ajudem a melhorar cada uma dessas áreas, por meio da inovação. Para isso, separamos algumas dicas abaixo que podem te auxiliar.

A construção do produto

A inovação deverá ser utilizada primordialmente na construção do seu produto, esta é a primeira etapa para destacar sua marca no mercado. No entanto, você deverá conhecer e entender as necessidades do seu público alvo, após, busque sanar isso de alguma forma adicionando melhorias à sua mercadoria. Não fique preocupado com ideias extravagantes e nem em copiar ideias da concorrência. Foque na sua empresa!  

Elencamos alguns questionamentos para te ajudar com a construção do produto; o que o seu produto trará de vantajoso para o seu cliente? Quais os riscos e pontos positivos? Como seu produto irá influenciar e se destacar no mercado?

Não tenha medo de dar um passo para trás! Lembre-se, errar e recomeçar faz parte do processo. Se for necessário, mude de produto, caso não tenha confiança, pense em uma nova estratégia.

Mercado

Para que todas as estratégias pensadas funcionem uma análise detalhada das melhores práticas usadas por empresas concorrentes no mercado deve ser feita, a técnica também é conhecida como Benchmarking, que significa “referência”. Após realizar a análise, você terá uma visão mais assertiva para colocar suas ideias em prática e, assim, mais probabilidade de deixar sua marca em evidência.

Tecnologia

A tecnologia será uma aliada essencial ao decorrer do trajeto. Entretanto, você pode utilizar sistemas e ferramentas para realizar pesquisas e até mesmo calcular o desempenho da sua própria marca nas redes, como com o uso do Analytics.

Quais são os benefícios? 

Certamente, o marketing de inovação vai ganhar cada vez mais ferramentas no futuro. Afinal, ela deixou de ser um luxo de grandes corporações e se tornou acessível a todos os empreendedores. Provando que ela possui uma série de benefícios, conversaremos sobre três: aumento da competitividade, ampliação de contatos e redução de custos, mas o que isso tem a ver com inovação? Continue lendo para saber mais! 

Aumento da competitividade 

Utilizar técnicas no desenvolvimento de novos produtos, proporciona o aumento considerável da competitividade entre a sua empresa e os concorrentes. Isso acontece porque adotar novos recursos faz com que os clientes vejam a sua empresa como referência no segmento. 

Ampliação de contatos com consumidores

Através de eventos, redes sociais e e-mails é possível manter um relacionamento com os clientes, quando você utiliza canais inovadores você consegue alcançar um público ainda maior. Diante disso, o investimento em novas plataformas é imprescindível; 

Você pode investir em sistemas de análise de dados, como o CRM, que oferecem toda a infraestrutura para que a equipe de marketing conheça profundamente os consumidores, além de ajudar no desenvolvimento de estratégias. 

Redução de custos 

Quanto mais otimizamos os processos, mais conseguimos reduzir os custos da empresa, tanto o financeiro quanto de tempo. Isso acontece, porque quando temos dados suficientes em mãos, conseguimos evitar alinhar ações que trarão retorno e sucesso para a empresa. Evitando o desperdício de esforço, mão de obra e recursos. 

Conclusão

Para que sua marca tenha um maior destaque no mercado a inovação deverá ser trabalhada em todo o processo de criação, desde o nascimento do produto até a efetivação do marketing digital, no entanto, será necessário um esforço pensando em inovação e diversas pesquisas para concretização do projeto, visando fornecer maior visibilidade e vendas à marca. O processo demandará um esforço e mobilização por parte de toda a equipe de criação. 

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