Marketing Sensorial, o que é e por que investir?
Você já foi atraído para uma loja por um dos seus cinco sentidos? Por exemplo, a comprar pipoca no cinema por causa do cheiro característico, ou ainda, enquanto caminhava pelo shopping sentiu o aroma do seu perfume que estava acabando e entrou para comprar? Ou ainda, simplesmente tocou, sentiu, ouviu, experimentou ou viu algo que te atraiu para o comércio?
Se a sua resposta for sim, você já teve contato com o marketing sensorial. Na verdade, estamos expostos a ele o tempo todo, porém, poucas vezes conseguimos identificá-lo. Quer saber mais sobre marketing sensorial e como aplicá-lo ao seu negócio? Então, continue a leitura!
Afinal, o que é marketing sensorial?
O marketing de experiência ganhou um novo nome, agora chamamos de marketing sensorial, isso porque a estratégia tem o intuito de criar uma relação e atrair o consumidor para a empresa através de um ou mais dos cinco sentidos.
Na prática, o marketing sensorial são técnicas do marketing tradicional, mas voltadas para um dos nossos sentidos, audição, tato, olfato, paladar e visão. Com isso, a ideia é que a ação realizada pela marca chame a atenção do nosso subconsciente, criando uma relação de curiosidade ou ainda de memorização na nossa cabeça.
Um exemplo clássico de marketing sensorial é quando passamos próximo a uma loja de perfume e a fragrância chega até às nossas narinas. Você pode até não estar interessado em comprar o produto, mas os seus sentidos são atraídos para o estabelecimento mesmo assim.
Mas, a estratégia funciona com serviços e produtos de outros segmentos, por exemplo, serviços de streaming que possuem uma música característica antes da programação. Para que isso fique um pouco mais claro, vamos conversar sobre como os cinco sentidos podem ser impactados pelo marketing sensorial. Confira!
Os cinco sentidos no marketing sensorial
Visão
Principalmente trabalhado na identidade visual da marca, a visão promove que a sua empresa seja reconhecida facilmente. Por exemplo, se você ver um M amarelo, você já sabe que restaurante é naquele local. Isso porque o McDonald ‘s possui uma característica que é estimulada o tempo todo.
As cores vermelho e amarelo são característicos, assim como o vermelho da Coca-cola. Isso acontece porque as cores foram pensadas para chamar a atenção do público, tendo sinergia com o ramo de atuação da empresa, que no caso é o alimentício.
Tato
Talvez você esteja pensando que o tato é um sentido mais difícil de ser explorado, mas ele faz parte do grupo de sentidos que as empresas usam mesmo quando não sabem sobre a técnica. Por exemplo, em um hotel, o tato é estimulado pela maciez dos lençóis e toalhas, sensação de conforto dos roupões e até mesmo pela qualidade do colchão.
O tato tem a habilidade de nos dar percepções características, como a do conforto, ou o peso, textura, pressão… Através dessas sensações, as empresas investem em aspectos que sejam marcantes para o cliente.
Olfato
Na hora de construir uma identidade sensorial, muitas empresas do ramo alimentício ou de perfumaria escolhem explorar esse sentido. Isso porque o cheiro traz lembranças diferentes para cada pessoa e, quando bem explorados, são associados de forma rápida pelo cliente a sua marca.
Paladar
O paladar é fortemente utilizado por empresas do ramo alimentício, isso porque sabendo ou não do marketing sensorial, o aroma do alimento chama a atenção das pessoas. Mas, além disso, algumas empresas de outros setores utilizam cafezinho, água e outros alimentos para associar a espera. Assim, o cliente não fica parado enquanto aguarda o seu atendimento.
Audição
A audição é poderosa! Isso porque somos impactados a todo momento com sons característicos de locais, um exemplo tradicional é a vinheta do plantão da rede Globo. Sempre que a música surge, não importa onde você esteja, você sabe que aconteceu alguma notícia importante.
Benefícios do Marketing sensorial
Criar uma experiência genuína para o cliente, é a melhor forma de conquistar novas vendas. Isso porque os consumidores estão interessados em produtos e serviços que sejam eficientes, mas que a marca consiga fazer uma publicidade atraente e com conteúdo. E, é isso que acontece no marketing sensorial. Entre os principais benefícios estão:
- Criar uma relação com o consumidor;
- explorar os serviços e produtos;
- estimular/ influenciar na compra;
- fidelizar clientes;
- ter uma identidade marcante.
É certo que todos esses benefícios auxiliam na manutenção da marca e ampliação da visibilidade, principalmente se tornando frequente na vida do consumidor.
Cases de sucesso
Cinemark
A rede de cinemas explora o olfato dos clientes, principalmente pelo cheiro de pipoca amanteigada. Não importa se você está indo ou não assistir a um filme, se passar próximo do cinema, vai sentir o aroma do alimento. No seu subconsciente é registrado a informação que é do Cinemark, associando a lembranças e momentos em seguida.
Netflix
Ao abrir o streaming, você já deve ter percebido o “ TUDUM”. Sabendo que o som é característico para o seu público, a Netflix utilizou o som para promover uma campanha no ano de 2020 onde distribui exemplares da edição mais recente do almanaque que possui fotos, entrevistas e demais conteúdos exclusivos. Com isso, os assinantes da marca sempre que ouviam o TUDUM nas redes sociais, além de saberem que era da empresa, também reconheciam que tinha a ver com o evento.
Como aplicar na sua empresa
Estimular os sentidos, apesar de fácil, exige estratégia. Antes de aplicar um dos conceitos que conversaremos abaixo, procure conhecer profundamente o seu público-alvo, assim, o marketing sensorial vai fazer parte de um conjunto de estratégias para atrair o cliente.
- Você pode começar estimulando os sentidos visuais da sua marca. Investir em imagens e cores que levem uma mensagem de acordo com o seu segmento, por exemplo, no ramo alimentício é comum aparecerem as cores amarelo e vermelho, principalmente porque nossos olhos são atraídos para cores chamativas e vibrantes;
- Considere toda a experiência do usuário, da qualidade do produto a embalagem de entrega. Tendo uma embalagem personalizada, além de mexer com a visão, você também pode estimular o tato do cliente;
- Se você possui uma empresa no ramo de perfumaria ou alimentício, use e abuse do olfato. Procure estimular o aroma sempre nos mesmos horários, mas atenção a quantidade de aroma. Pois isso pode ser enjoativo. Então, procure investir em aromas mais suaves.
Conclusão
Os cinco sentidos são fortes ferramentas para o marketing da sua empresa, por isso use e abuse das oportunidades oferecidas pelo seu empreendimento para conquistar o cliente. Lembre-se, ações como esta podem influenciar no poder de decisão, então use de forma estratégica.
Para saber mais sobre tendências de marketing e vendas, continue acompanhando a Marketing Machine, nós sempre trazemos as principais novidades para você!
Gostaria que falassem mais sobre serviços, pouco se falou.
minha empresa é de serviços gerais, ex. Portaria, Limpeza, Copeira etc como deveria ser na sua ótica. Principalmente o comercial, uma vez que já estamos no google.
Obrigada
Oi Rita! Tudo bem?
Vou preparar um material sobre esse tema. Obrigado pela dica e comentário.
Se precisar de algo, basta me chamar no editor@marketingmachine.com.br.
Abraços!
Fernando