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Redes sociais: 5 dicas para vender mais usando o Tik Tok

Com a popularidade estrondosa do Tik Tok, as empresas começaram a notar que é um excelente canal para se comunicar com os clientes e até mesmo realizar vendas. Segundo um levantamento realizado pela Statisa, o Brasil é o segundo país que mais usa a rede no mundo, ficando atrás apenas da China, com isso, cerca de 4, 72 milhões de brasileiros. Mas, o que diferencia o Tik Tok das outras redes ? A facilidade de viralização, usabilidade e foco principal na produção de vídeos. Quer saber como começar a usar o tik tok para vender mais? Continue lendo! O que é o Tik Tok? Tik Tok é uma rede social que nasceu em 2016, chamada de Douyin, para o compartilhamento de vídeos curtos (de até 3 minutos). O aplicativo se tornou o mais baixado do mundo em 2020, com mais de 1 bilhão de usuários em todo o mundo. No último levantamento realizado pela Statisa, o país é o segundo que mais usa a rede social no mundo, ficando atrás apenas da China. Além disso, a pesquisa mostrou que até 2025, a plataforma deve registrar a marca de 4,92 milhões de usuários ativos. Vale lembrar que recentemente os vídeos que ficam mais em alta na rede, possuem até 15 segundos. Como funciona o Tik Tok? A principal função do aplicativo é que os usuários possam filmar vídeos de si mesmos, dublando, dançando e representando em um quadro verde. Os vídeos podem ter até 15 segundos de duração, mas é possível conectar vários clipes curtos e formar uma gravação de até 60 segundos. Recentemente, a plataforma expandiu o tempo limite para três minutos, mas é provado que os vídeos menores ainda têm mais acesso e engajamento. Além disso, os usuários têm acesso a músicas, efeitos especiais, filtros, trechos de filmes e som para adicionar ao vídeo. Quais são as vantagens de usar o TIK TOK no negócio? Hoje em dia, as redes sociais representam 34% das vendas do e-commerce, e a tendência é que esse número cresça ainda mais nos próximos anos. Com um ritmo acelerado de crescimento, o TIK TOk traz inúmeras vantagens para a empresa, como: Aumentar a visibilidade Como comentamos, a rede social possui mais de 1 bilhão de usuários ativos em todo o mundo, com isso um número maior de pessoas podem ter acesso a sua marca, conhecer seus produtos/serviços e até mesmo um pouco mais da história da sua empresa. Além disso, o reconhecimento do consumidor aumenta a visibilidade e valor de mercado da empresa. Decisão de compra Quanto tempo sua empresa demora para converter um lead em vendas? As redes sociais podem acelerar e reduzir o tempo da tomada de decisão de compra. Em pesquisa realizada pelo SPC Brasil, divulgado no E-commerce Brasil, 97% dos consumidores buscam informações na internet antes de comprar um produto. Isso significa que as pessoas procuram dados, ler a experiência de outros clientes e conversar com as lojas para entender mais sobre o produto ou serviço. Logo, o conteúdo que é oferecido no TIK TOK tem a oportunidade de levar clareza e ajudar a empresa a fechar negócios. Redução da jornada de compra Além de um ótimo canal de atração, o tik tok é uma forma de manter um relacionamento a longo prazo com os clientes. Principalmente no pós-venda, o profissional pode manter o contato através da mídia para entender se o consumidor gostou do produto, a experiência de compra e identificar novas oportunidades de negócio. 5 dicas práticas para vender na plataforma Agora que você já sabe mais sobre a plataforma, listamos cinco dicas práticas para você começar a usar o aplicativo e bombar nas vendas. Confira abaixo como divulgar o seu negócio e vender seus produtos/ serviços: Configure a conta para seu nicho O primeiro passo após criar a sua conta, é habilitar a conta pessoal para conta corporativa, assim você terá acesso a um painel de informações e dados que vão oferecer dados como desempenho do conteúdo, horário de postagem, períodos em que sua audiência está online entre outros. Perfil do seu negócio Assim como nas outras redes sociais, você deve inserir uma descrição da sua marca para ser exibida no seu perfil, e-mail, dados para contato e site, caso tenha. Análise: é importante monitorar o desempenho dos vídeos, analisando dados de engajamento, compartilhamento e comentários. Essas informações vão ajudá-lo a ser mais assertivo. Configurações das mensagens: pensando em facilitar o seu dia a dia, faça a habilitação do botão resposta automática quando alguém interagir com a sua empresa através de uma palavra-chave. Isso vai auxiliar no atendimento e filtro de mensagens que são mais importantes. Business Creative Hub: o conteúdo para empresas permite que o usuário navegue em busca de palavras-chave, conteúdos relacionados a sua marca, encontre tendências e muito mais. Na próxima dica vamos falar sobre a qualidade do conteúdo, afinal ela é responsável por parte do engajamento da sua empresa. Continue com a gente! Conteúdo de qualidade Como comentamos, o aplicativo permite que o próprio usuário faça edições de vídeo, inserindo músicas, imagens e demais itens, mas caso você deseje um conteúdo mais profissional pode investir em um curso de edição. Outro ponto importante para um conteúdo de qualidade é estimular a audiência a interagir com o conteúdo, colhendo o feedback você vai aumentar as suas chances de produzir vídeos cada vez mais interessantes para o seu público alvo. Para isso, busque tendências de vídeos, músicas e assuntos que possam ser relacionados com o seu produto. Com isso, você tem mais chance de aumentar as visualizações do seu conteúdo e consequentemente vender mais. Interação com o público Regra nº 1 converse com seus seguidores. Responder, perguntar, tirar dúvidas, realizar enquetes e outras ações vai criar uma relação de proximidade com o seu seguidor. Outro fator de interação é não ficar muito tempo sem publicar novos conteúdos, pois no TIK TOK a frequência é tão importante quanto a qualidade. Tik Tok for business Por fim, O TIK TOk for Business é um espaço destinado para comerciantes que desejam investir em anúncios pagos. Essa é uma opção interessante, pois a plataforma irá direcionar o conteúdo para o seu público alvo e vai impactar um número maior de pessoas. Na sessão de anúncio, você pode realizar uma campanha especial, com tempo de duração pré determinado, assim você consegue utilizar a plataforma de maneira estratégica. Conclusão O TIK TOK é uma rede social que vai crescer cada vez mais nos próximos anos. Os usuários gostam da facilidade de produzir e consumir conteúdos, além de poder ser uma ferramenta eficiente de marketing para as empresas. Mas, para saber se a rede é importante para a sua empresa, você pode começar testando conteúdos, interação com seguidores e analisando se aquele é o local mais adequado para o seu produto/serviço. E lembre-se, não desista antes de tentar. Gostou? Aqui no Marketing Machine nós sempre trazemos os principais conteúdos sobre negócios, marketing e vendas para ajudar o seu negócio a crescer. Continue acompanhando o nosso site!

Com a popularidade estrondosa do Tik Tok, as empresas começaram a notar que é um excelente canal para se comunicar com os clientes e até mesmo realizar vendas. Segundo um levantamento realizado pela Statisa, o Brasil é o segundo país que mais usa a rede no mundo, ficando atrás apenas da China, com isso, cerca de 4, 72 milhões de brasileiros. 

Contudo, o que diferencia o Tik Tok das outras redes ? A facilidade de viralização, usabilidade e foco principal na produção de vídeos. Quer saber como começar a usar o tik tok para vender mais? Continue lendo! 

 

O que é o Tik Tok? 

Tik Tok é uma rede social que nasceu em 2016, chamada de Douyin, para o compartilhamento de vídeos curtos (de até 3 minutos). O aplicativo se tornou o mais baixado do mundo em 2020, com mais de 1 bilhão de usuários em todo o mundo. No último levantamento realizado pela Statisa, o país é o segundo que mais usa a rede social no mundo, ficando atrás apenas da China. Além disso, a pesquisa mostrou que até 2025, a plataforma deve registrar a marca de 4,92 milhões de usuários ativos. 

Vale lembrar que recentemente os vídeos que ficam mais em alta na rede, possuem até 15 segundos. 

 

Como funciona o Tik Tok? 

A principal função do aplicativo é que os usuários possam filmar vídeos de si mesmos, dublando, dançando e representando em um quadro verde. Os vídeos podem ter até 15 segundos de duração, mas é possível conectar vários clipes curtos e formar uma gravação de até 60 segundos. Recentemente, a plataforma expandiu o tempo limite para três minutos, mas é provado que os vídeos menores ainda têm mais acesso e engajamento. 

Além disso, os usuários têm acesso a músicas, efeitos especiais, filtros, trechos de filmes e som para adicionar ao vídeo. 

 

Quais são as vantagens de usar o TIK TOK no negócio? 

Hoje em dia, as redes sociais representam 34% das vendas do e-commerce, e a tendência é que esse número cresça ainda mais nos próximos anos.  Com um ritmo acelerado de crescimento, o TIK TOk traz inúmeras vantagens para a empresa, como: 

 

Aumentar a visibilidade 

Como comentamos, a rede social possui mais de 1 bilhão de usuários ativos em todo o mundo, com isso um número maior de pessoas podem ter acesso a sua marca, conhecer seus produtos/serviços e até mesmo um pouco mais da história da sua empresa. 

Além disso, o reconhecimento do consumidor aumenta a visibilidade e valor de mercado da empresa. 

 

Decisão de compra 

Quanto tempo sua empresa demora para converter um lead em vendas? As redes sociais podem acelerar e reduzir o tempo da tomada de decisão de compra. Em pesquisa realizada pelo SPC Brasil, divulgado no E-commerce Brasil, 97% dos consumidores buscam informações na internet antes de comprar um produto

Isso significa que as pessoas procuram dados, ler a experiência de outros clientes e conversar com as lojas para entender mais sobre o produto ou serviço. Todavia, o conteúdo que é oferecido no TIK TOK tem a oportunidade de levar clareza e ajudar a empresa a fechar negócios. 

 

Redução da jornada de compra

Além de um ótimo canal de atração, o tik tok é uma forma de manter um relacionamento a longo prazo com os clientes. Principalmente no pós-venda, o profissional pode manter o contato através da mídia para entender se o consumidor gostou do produto, a experiência de compra e identificar novas oportunidades de negócio. 

 

5 dicas práticas para vender na plataforma 

Agora que você já sabe mais sobre a plataforma, listamos cinco dicas práticas para você começar a usar o aplicativo e bombar nas vendas. Confira abaixo  como divulgar o seu negócio  e vender seus produtos/ serviços: 

 

1.Configure a conta para seu nicho 

O primeiro passo após criar a sua conta, é habilitar a conta pessoal para conta corporativa, assim você terá acesso a um painel de informações e dados que vão oferecer dados como desempenho do conteúdo, horário de postagem, períodos em que sua audiência está online entre outros. 

 

2. Perfil do seu negócio 

Assim como nas outras redes sociais, você deve inserir uma descrição da sua marca para ser exibida no seu perfil, e-mail, dados para contato e site, caso tenha. 

Análise: é importante monitorar o desempenho dos vídeos, analisando dados de engajamento, compartilhamento e  comentários. Em outras palavras essas informações vão ajudá-lo a ser mais assertivo. 

Configurações das mensagens: pensando em facilitar o seu dia a dia, faça a habilitação do botão resposta automática quando alguém interagir com a sua empresa através de uma palavra-chave. Isso vai auxiliar no atendimento e filtro de mensagens que são mais importantes. 

Business Creative Hub: o conteúdo para empresas permite que o usuário navegue em busca de palavras-chave, conteúdos relacionados a sua marca, encontre tendências e muito mais. 

Na próxima dica vamos falar sobre a qualidade do conteúdo, afinal ela é responsável por parte do engajamento da sua empresa. Continue com a gente! 

 

3. Conteúdo de qualidade 

Como comentamos, o aplicativo permite que o próprio usuário faça edições de vídeo, inserindo músicas, imagens e demais itens. Mas caso você deseje um conteúdo mais profissional pode investir em um curso de edição. Outro ponto importante para um conteúdo de qualidade é estimular a audiência a interagir com o conteúdo, colhendo o feedback você vai aumentar as suas chances de produzir vídeos cada vez mais interessantes para o seu público alvo. 

Além disso, busque tendências de vídeos, músicas e assuntos que possam ser relacionados com o seu produto. Com isso, você tem mais chance de aumentar as visualizações do seu conteúdo e consequentemente vender mais. 

 

4. Interação com o público 

Regra nº 1 converse com seus seguidores. Responder, perguntar, tirar dúvidas, realizar enquetes e outras ações vai criar uma relação de proximidade com o seu seguidor. Outro fator de interação é não ficar muito tempo sem publicar novos conteúdos. Pois, no TIK TOK a frequência é tão importante quanto a qualidade. A seguir, vamos te contar sobre o TIK TOK for business que pode te ajudar nessa estratégia. 

 

5. Tik Tok for business

Por fim, O TIK TOk for Business é um espaço destinado para comerciantes que desejam investir em anúncios pagos. Essa é uma opção interessante, pois a plataforma irá direcionar o conteúdo para o seu público alvo e vai impactar um número maior de pessoas. 

Na sessão de anúncio, você pode realizar uma campanha especial, com tempo de duração pré determinado, assim você consegue utilizar a plataforma de maneira estratégica. 

 

Conclusão 

O TIK TOK é uma rede social que vai crescer cada vez mais nos próximos anos. Os usuários gostam da facilidade de produzir e consumir conteúdos, além de poder ser uma ferramenta eficiente de marketing para as empresas. 

Mas, para saber se a rede é importante para a sua empresa, você pode começar testando conteúdos. Interação com seguidores e analisando se aquele é o local mais adequado para o seu produto/serviço. E lembre-se, não desista antes de tentar. 

Gostou? Aqui no Marketing Machine nós sempre trazemos os principais conteúdos sobre negócios, marketing e vendas para ajudar o seu negócio a crescer. Continue acompanhando o nosso site

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