Sem a necessidade de um espaço físico, opção de vender para todo o país e alto número de funcionários. Sim, este é um negócio que existe e tem se tornado popular no Brasil. As lojas e-commerce, apesar de terem um alto número de concorrentes, conseguem crescer mais a cada dia.
Após mais de 2 anos de pandemia, a expansão do e-commerce bateu o número de 1,59 milhão de lojas online, um crescimento de 40% para o comércio digital, segundo pesquisa da Big Data Corp. Com isso, diversas tendências vieram para ficar e elas podem melhorar a sua estratégia de marketing.
Quer saber mais sobre as tendências do e-commerce? Confira este artigo que preparamos para você.
O que o E-commerce aponta como tendência em 2022?
Os lojistas têm feito um grande esforço para estar em canais online, prova disso é o salto de 40% no número de comércios online que tivemos nos últimos dois anos. Acelerado pela pandemia, o e-commerce brasileiro aponta tendências interessantes para os consumidores, como, por exemplo:
- investimento na experiência de compra do cliente;
- busca visual;
- pesquisa por comando de voz;
- pagamentos invisíveis;
- marcas e produtos com propósito.
Confira 5 tendências do e-commerce para você investir em sua estratégia de marketing
Experiência de Compra
A experiência do consumidor precisa ser o principal foco das empresas. Ela começa muito antes do cliente comprar um produto. Começa no primeiro contato com a sua marca, seja nas redes sociais, site da empresa ou a indicação de um amigo ou familiar.
Além disso, a experiência de compra do cliente só termina no pós-venda. Mesmo depois do produto vendido, é necessário que a empresa continue em contato com o cliente para saber se ele está satisfeito. É o pós-venda que vai garantir que o cliente volte a fazer negócios com você.
Segundo a pesquisa da Euromonitor International em parceria com o Google, o comércio eletrônico vai crescer 42% entre 2021 e 2025. Isso mostra a importância de estar online e levar uma boa experiência de compra para o cliente.
Pesquisa por voz
As assistentes virtuais, como Alexa e Siri, fizeram com que as pessoas utilizassem o comando de voz para fazer pesquisas, principalmente em buscadores como Google. Achou esquisito? Bom, nos últimos anos, cresceu em 47% a entrada de assistentes virtuais nos lares brasileiros, sendo utilizadas não só para pesquisas, mas para ligar e desligar objetivos, controlar a temperatura da casa, entre outros.
Seguindo esta tendência dos smartphones, os e-commerces estão apostando na ferramenta para atrair um número maior de pessoas, facilitando a procura por objetos, serviços e produtos específicos.
Pagamentos invisíveis
Calma, não é nada tão futurista. Os pagamentos invisíveis recebem este nome porque o usuário não realiza muito esforço para fazer o pagamento do produto ou serviço. Entre as tendências estão compras com um clique, que acontece após o cliente comprar uma vez, o serviço fica disponível para ele comprar novamente sem que seja necessário realizar todas as etapas. Basta apenas programar solicitação para aquele produto, o pagamento é realizado e chega na casa do usuário sem esforço.
Outra opção de pagamento invisível é a compra recorrente, como serviços de streaming, por exemplo, em que o usuário faz a assinatura e todos os meses é cobrado o valor do método de pagamento escolhido.
Procura visual
A busca por um produto pode ser bastante cansativa, principalmente se o usuário precisar percorrer várias páginas para encontrar aquilo que deseja. Pensando em evitar que os compradores desistam da compra, por não encontrarem o que desejam, as empresas estão investindo na busca visual, também chamada de procura por imagem.
Assim, o usuário pode pegar uma imagem de referência, salvar no dispositivo e colocar no site da empresa desejada, assim os algoritmos vão procurar objetos que se relacionem com a peça procurada. Otimizando o tempo de procura e até mesmo o de compra do cliente.
Marca com propósito
Oferecer o produto que o cliente procura não é mais suficiente para realizar a venda. É necessário ter um propósito alinhado com o do consumidor, isso porque um número crescente de jovens estão investindo em marcas, produtos e serviços de empresas que estejam engajadas em causas como: sustentabilidade, redução de CO2, veganismo, produtos naturais etc.
Em parte, o fenômeno de compradores com propósito tem crescido por conta da geração Z, que é ativa em movimentos sociais e ambientais. Inclusive, o mercado de trabalho tem se adaptado à geração que prefere estar desempregada a infeliz no emprego. Segundo pesquisa do Work Monitor, aproximadamente, 56% da geração Z e 55% dos millennials disseram que deixariam o emprego se isso atrapalhasse sua vida pessoal. O mesmo acontece na hora de tomar a decisão de compra.
Conclusão
A compra via e-commerce traz uma série de benefícios para o consumidor, e após a pandemia de Covid-19, as pessoas perceberam que existe segurança em realizar a compra online. Com isso, novas tecnologias vão surgir para facilitar a experiência do usuário e até mesmo, otimizar as formas de pagamento.
Agora que você já sabe quais são as tendências do e-commerce, que tal levar elas para a sua empresa?