Vendas

Vendedores: 3 segredos para você vender mais

pipeline é um processo com etapas de vendas que devem ser realizadas pelo vendedor de uma empresa

Todo bom vendedor sabe como é difícil conquistar um cliente e finalizar uma venda. Vender é um desafio diário. Exige conhecimento do público alvo, contornar as objeções do consumidor, ter um diferencial diante da concorrência e muito mais. 

Entretanto, é possível começar a vender mais e melhor a partir dos 3 segredos que contaremos a você. Ficou curioso?

Continue lendo para saber mais!

 

Como vender mais em uma empresa? 

Para saber como vender mais, a organização precisa acertar os 4 P´s: Produto, Preço, Praça, Promoção. Além do mais, os canais de venda e a comunicação da oferta farão diferença na forma como os consumidores encontram o seu produto e se comunicam de forma direta com a sua marca. Mas sem os 4 P´s o time de vendas terá que fazer um esforço maior, e sem a certeza de melhorar os resultados. 

Toda empresa nasce com o objetivo de fornecer algo ao mercado, em troca do produto ou serviço, a empresa recebe um valor, que ao final é convertido em lucro. Veja quais são os erros mais comuns na hora da venda: 

 

Desistir cedo demais x Não saber quando parar

Nós temos dois tipos de vendedores, aqueles que desistem cedo demais, e os que não sabem quando parar. Você tem vendedores que se enquadram nesses dois tipos? 

A falta de planejamento e definição de estratégia pode destruir a conversão de vendas de um profissional. Em diferentes fases do funil de vendas, a negociação está nas mãos do lead, por isso durante a prospecção é importante que o vendedor crie uma conexão com o consumidor em potencial. O que é desistir cedo demais? 

Duas ou três ligações não são suficientes para gerar uma venda. Portanto, se o seu time desiste após o terceiro não, eles desistem cedo demais. Algumas pesquisas indicam que são necessários mais de cinco contatos até que o negócio seja fechado. 

Por outro lado, nós temos o vendedor que não sabe a hora de ir em busca de um novo contato. Ligar ou enviar e-mail para um prospect durante 15 ou 20 dias e não receber retorno, pode ser um indício. 

A melhor estratégia é espaçar o contato conforme o tempo avança, além de diversificar a forma de conversar com o lead. Lembre-se, insistir é importante, mas se tornar um spam na caixa de entrada vai afastar o consumidor da sua empresa. 

 

Deixar o lead controlar o processo

Responda sim ou não para as perguntas abaixo: 

  • É você que agenda uma nova atividade com o lead após uma interação?
  • Você ou o supervisor procura saber o que falta para concluir a compra?
  • Consegue responder todas as perguntas, mesmo que elas saiam do escopo inicial? 
  • Você saberia dizer não para o seu lead?

Todas as perguntas acima devem ser controladas por você, por exemplo, as interações devem ser realizadas de acordo com o seu processo, podendo ser ajustado à realidade do lead, porém, se é ele quem está controlando a sua agenda. Ele também controla a venda. 

Ainda que o cliente deva ser atendido da melhor forma, ele precisa saber que a autoridade é o vendedor, ou possivelmente o lead vai declinar da venda. 

 

Não gerar valor ao longo do processo de venda

Você já comprou um produto ou serviço em uma loja e nunca mais voltou? Eu já. Fiz compra, mas não tive identificação com o vendedor. Por isso, acredito que o processo de venda é um guia, vender um produto e não conquistar a fidelidade do cliente, não é interessante para a empresa e nem para o vendedor. É necessário gerar valor. Ao conversar com os leads, os vendedores devem tentar criar laços, transmitir feedbacks realistas sobre o processo de compra daquele produto ou serviço. Dicas e conselhos podem ajudar o consumidor a fechar a venda. 

 

3 segredos para aumentar as vendas da sua empresa

As vendas da sua empresa estão boas? Se a resposta é sim, ela pode melhorar. Se respondeu não, vamos te contar 3 segredos infalíveis para que você comece a colocar em prática ainda hoje.

 

  • Treinamento e Motivação

Para que a empresa cresça em número de vendas, é necessário que os vendedores tenham acesso a treinamentos que desenvolvam super vendedores. Não é segredo que a motivação está atrelada ao sucesso, não só pessoal, mas profissional também. 

O gerente precisa monitorar e acompanhar o desempenho de cada colaborador individualmente, isso vai ajudá-lo a compreender as dificuldades que cada pessoa tem individualmente e como isso pode prejudicar a equipe como um todo. 

 

Mas, como motivar a equipe? 

Os funcionários se sentem mais motivados quando fazem parte da empresa de forma integral, sabendo quais são as metas e objetivos estabelecidos, recebendo feedback com frequência sobre o seu desempenho e tendo uma comunicação ativa com os gestores e coordenadores. Além disso, a empresa pode investir em: 

  • Plano de carreira; 
  • Salários competitivos;
  • Horários flexíveis;
  • Bonificação ao atingir metas etc.
  • Geração de leads

Qualificar o lead é uma estratégia de marketing digital que procura reduzir o tempo de indecisão de um cliente em potencial. Por exemplo, quando uma pessoa tem contato pela primeira vez com um produto, ela não está pronta para efetuar a compra daquele produto ou serviço. 

Ela pode ter algumas dúvidas como: 

  • Preciso mesmo disso? 
  • Esse produto vai me trazer benefícios? 
  • O que eu vou fazer se não gostar/funcionar?
  • Essa é a melhor hora para comprar?
  • Será que vale o investimento? 

Essas geralmente são as dúvidas mais frequentes, porém o consumidor pode ir além dessas, como olhar resenhas e avaliações no site, assistir vídeos de influenciadores e muito mais. 

Assim também, é interessante investir em uma estratégia de marketing de conteúdo, oferecendo aos seus leads informações que vão responder as perguntas acima, e educá-lo sobre o produto ou serviço antes de fazer a compra. Seguindo essa estratégia, você vai levar o cliente mais rápido ao estágio de decisão e há grandes chances de ele fechar negócio. 

 

  • Utilize técnicas de negociação 

Algumas vezes, o cliente está pronto para fechar o negócio, porém o vendedor na sede de passar para o próximo cliente negligencia a negociação em busca de garantir boas condições para ambos os lados. Essa fase se divide em quatro partes, sendo: 

Preparação: antes de entrar em contato com o cliente, o vendedor deve estar alinhado com as metas que foram estabelecidas pela empresa. Estudar as principais informações do produto ou serviço que será vendido e só então iniciar o contato com o consumidor. 

Troca de Informações: nesta fase, é preciso entender quais são as principais motivações do cliente para realizar a compra, após isso, o vendedor deve colocar em prática táticas que transmitam informações que vão de encontro às expectativas do consumidor. 

Compromisso: aqui a negociação já está bastante avançada, é o momento de tirar as principais dúvidas e confirmar os pontos acordados para encaminhar uma proposta. Da mesma forma, ambas as partes conseguem repassar o que foi acordado até aquele momento e ajustar possíveis divergências. 

Finalização: assim, o vendedor deve repassar o valor acordado, data de pagamento, se houve ou não uma condição especial estabelecida, e repassar os principais pontos de produto ou serviço. Após isso, acontece o fechamento do negócio. Conforme as negociações avançam, é importante que os principais pontos do acordo sejam relembrados, evitando problemas futuros. 

 

Conclusão 

Portanto, nenhuma venda acontece por acaso. É importante que os vendedores estudem e cada vez mais criem laços com o público alvo, isso acontecerá a partir do acesso a informações. Além disso, os segredos que compartilhamos hoje, podem mudar ao longo do tempo e de acordo com a realidade da sua empresa. Para saber como vender mais continue acompanhando os nossos conteúdos.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Artigos relacionados

Leia Mais

Como representante da Estúdio Express, tenho o prazer de agradecer e sugestionar a todos que confiem no trabalho e emprenho da Hubway.

Ótimo atendimento, competência e com ótimos prazos para produção de nosso site.

Espero que seja o primeiro de muitos trabalhamos que iremos fazer juntos.
Rafael Ciriaco
Novos negócios
Antes eu pensei que a Hubway fosse solida mas com o mesmo perfil das demais do mercado onde o que vale e o DINHEIRO, mas isso mudou. Além do conhecimento do time a empresa acolhe o cliente, eu assim como varias pequenas empresas estou enfrentando fortes desafios financeiros e tenho a Hubway comigo não so como cliente mas como um parceiro, e uma vez eu te disse que nos tempos de secas quem esta comigo estará também na abundancia. Obrigado Fernando e Equipe Hubway.
Fernando Felicissimo
Founder | Diretoria
Trabalhar com a Hubway foi uma experiência incrível em todos os sentidos. Primeiro que eles estavam sempre prontos e dispostos a nos ajudar, sempre mesmo. Não importava a hora, eles nos ajudavam a todo momento. Segundo que, além do trabalho impecável e perfeito, sempre pontual, eles criam uma relação maravilhosa com os clientes, sempre dispostos a ajudar e se adaptar ao modelo de cada um. O ciclo era perfeito desde a criação, briefing, reuniões até a entrega final. A Hubway vai além de uma agência convencional, eles criam laços e se tornaram o meu braço direito lá dentro da empresa. Sabia que podia contar sempre com eles! Um exemplo de experiência com cliente.
Rafaella Giardino
Analista de Marketing
A Hubway é um fornecedor confiável e com excelência em suas entregas de marketing digital. Mais do que fazer suas entregas de forma organizada, dentro dos prazos e com alta qualidade, a empresa é uma verdadeira parceira para se trabalhar.
Iannis Farjo
Analista de Marketing
Um dos itens de nosso planejamento era ampliar e melhorar as nossas ações de marketing da empresa. Ao nos reunirmos com a equipe Hubway, tivemos um perfeito entendimento de nosso cenário e necessidades, bem como a montagem de uma estratégia adequada aos nossos serviços e segmento. Melhoramos muito todo o nosso posicionamento de mercado e reconhecemos a Hubway como uma parceira de sucesso e de longo prazo.