Vendas

Vendas: por que reduzir a jornada na sua empresa

jornada de venda

Um aspecto que não pode ser ignorado pelas empresas é a jornada de vendas na sua empresa. Quanto mais longo é o ciclo para que você feche um novo negócio, mais demorado é para que a sua empresa tenha retorno sobre o investimento realizado. 

Por isso, uma negociação planejada, com início, meio e fim é a estratégia mais interessante para organizações que querem melhorar a qualidade e número de vendas. Não é segredo que os leads possuem um papel fundamental, mas não são os únicos. 

Neste artigo, você vai aprender a reduzir o ciclo de venda na sua empresa e otimizar o tempo de trabalho da sua equipe comercial. Confira! 

O que é ciclo jornada de venda? 

Em linhas gerais, a jornada de venda é o tempo médio que leva para que um produto ou serviço seja vendido. Para isso, contamos o tempo que levou entre o contato inicial, apresentação do negócio para o potencial cliente até o fechamento do negócio. Incluindo, o pós-venda no processo, pois é ele que vai determinar se o cliente voltará a fazer negócios com a sua marca. 

Por que reduzir a jornada de venda?

Um ciclo de venda reduzido permite que a empresa consiga recuperar o retorno sobre o investimento em um tempo menor, mesmo considerando fatores externos, como, por exemplo, a pandemia. 

Por isso, desde o contato inicial é fundamental que o lead não seja abandonado ou esquecido no processo, e cabe ao vendedor alimentar a conversa e fazer as negociações necessárias para que o acordo avance. Também podemos citar: 

  • Motivar a equipe: quando o time comercial tem um ciclo de venda menor, o time ganha tempo para trabalhar em outras ações necessárias. Isso traz motivação, auxiliando que a equipe desenvolva novas estratégias e até mesmo pensem em novos produtos ou serviços a serem oferecidos para o cliente;
  • Competitividade: uma boa estratégia garante que a sua empresa esteja à frente dos concorrentes, garantindo que em um mercado competitivo, o cliente tenha o seu negócio como referência no assunto. 

5 dicas para você reduzir o ciclo de venda da sua empresa

Agora que você já sabe a importância de reduzir a jornada de venda e otimizar a mão de obra da sua equipe comercial, listamos cinco dicas que vão te auxiliar no processo, confira!

 

  • Leads Qualificados

Quando falamos em qualificar Leads, imagine que você está separando informações relevantes de dados descartáveis, isso vai garantir que apenas pessoas com poder de decisão e interesse sejam atraídas pelo seu produto ou serviço. 

Mas, quando você sabe disso? Bom, no primeiro contato é importante reconhecer se a pessoa com quem você está falando possui poder de decisão, ou ainda, se a empresa tem interesse na solução que você está oferecendo. Parece simples, mas alguns vendedores perdem um tempo considerável tentando apresentar um produto para uma empresa que não tem interesse. 

 

  • CRM

A gestão de relacionamento com o cliente, ou CRM, é uma parte importante do controle comercial, principalmente para a manutenção das informações e evolução da jornada de venda. 

Além disso, um software de CRM vai auxiliar o vendedor a: 

  • organizar as tarefas;
  • acompanhar o momento de novo contato com o LEAD;
  • priorizar fechamento de datas próximas e negócios.

 

  • Análise os concorrentes

Você não é o único a oferecer essa solução para o mercado, tendo esse pensamento em vista, é importante que faça uma análise dos concorrentes, descobrindo como eles se posicionam nas redes sociais, as soluções que oferecem e os diferenciais que a sua empresa possui. 

O cliente vai sempre procurar outras opções no mercado, por isso é importante estar preparado. 

 

  • Máximizar follow-up

Apesar de inúmeras formas de contato terem aparecido, o contato via telefone não deve ser ignorado. O vendedor deve maximizar o follow-up para conversar e apresentar a solução para um número maior de pessoas, podendo entrar em contato outras vezes, a partir das atividades indicadas pelo Pipeline, por exemplo. 

 

  • Adotar ferramentas apropriadas

O ciclo de vendas B2B funciona a partir do momento que você desenvolve um planejamento e aplica estratégias nele, assim, em todo o contato com o cliente o vendedor irá usar as ferramentas apropriadas. 

Conclusão

Para você não errar na hora de vender, comece investindo no planejamento, treinamento dos vendedores e adoção de ferramentas que vão permitir que o ciclo da venda seja mais assertivo para ambas as partes. 

Isso significa qualificar os leads, entrar em contato via telefone, acompanhar o cliente e retomar o contato sempre que possível para tirar dúvidas e apresentar novas soluções, assim o cliente tem a sua empresa como referência no assunto. 

Deseja saber mais? Em nossa aba vendas, você confere diversos artigos sobre como otimizar vendas e novas ferramentas que você pode usar no seu negócio! 

 

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Artigos relacionados

Leia Mais