Um aspecto que não pode ser ignorado pelas empresas é a jornada de vendas na sua empresa. Quanto mais longo é o ciclo para que você feche um novo negócio, mais demorado é para que a sua empresa tenha retorno sobre o investimento realizado.
Por isso, uma negociação planejada, com início, meio e fim é a estratégia mais interessante para organizações que querem melhorar a qualidade e número de vendas. Não é segredo que os leads possuem um papel fundamental, mas não são os únicos.
Neste artigo, você vai aprender a reduzir o ciclo de venda na sua empresa e otimizar o tempo de trabalho da sua equipe comercial. Confira!
O que é ciclo jornada de venda?
Em linhas gerais, a jornada de venda é o tempo médio que leva para que um produto ou serviço seja vendido. Para isso, contamos o tempo que levou entre o contato inicial, apresentação do negócio para o potencial cliente até o fechamento do negócio. Incluindo, o pós-venda no processo, pois é ele que vai determinar se o cliente voltará a fazer negócios com a sua marca.
Por que reduzir a jornada de venda?
Um ciclo de venda reduzido permite que a empresa consiga recuperar o retorno sobre o investimento em um tempo menor, mesmo considerando fatores externos, como, por exemplo, a pandemia.
Por isso, desde o contato inicial é fundamental que o lead não seja abandonado ou esquecido no processo, e cabe ao vendedor alimentar a conversa e fazer as negociações necessárias para que o acordo avance. Também podemos citar:
- Motivar a equipe: quando o time comercial tem um ciclo de venda menor, o time ganha tempo para trabalhar em outras ações necessárias. Isso traz motivação, auxiliando que a equipe desenvolva novas estratégias e até mesmo pensem em novos produtos ou serviços a serem oferecidos para o cliente;
- Competitividade: uma boa estratégia garante que a sua empresa esteja à frente dos concorrentes, garantindo que em um mercado competitivo, o cliente tenha o seu negócio como referência no assunto.
5 dicas para você reduzir o ciclo de venda da sua empresa
Agora que você já sabe a importância de reduzir a jornada de venda e otimizar a mão de obra da sua equipe comercial, listamos cinco dicas que vão te auxiliar no processo, confira!
Leads Qualificados
Quando falamos em qualificar Leads, imagine que você está separando informações relevantes de dados descartáveis, isso vai garantir que apenas pessoas com poder de decisão e interesse sejam atraídas pelo seu produto ou serviço.
Mas, quando você sabe disso? Bom, no primeiro contato é importante reconhecer se a pessoa com quem você está falando possui poder de decisão, ou ainda, se a empresa tem interesse na solução que você está oferecendo. Parece simples, mas alguns vendedores perdem um tempo considerável tentando apresentar um produto para uma empresa que não tem interesse.
CRM
A gestão de relacionamento com o cliente, ou CRM, é uma parte importante do controle comercial, principalmente para a manutenção das informações e evolução da jornada de venda.
Além disso, um software de CRM vai auxiliar o vendedor a:
- organizar as tarefas;
- acompanhar o momento de novo contato com o LEAD;
- priorizar fechamento de datas próximas e negócios.
Análise os concorrentes
Você não é o único a oferecer essa solução para o mercado, tendo esse pensamento em vista, é importante que faça uma análise dos concorrentes, descobrindo como eles se posicionam nas redes sociais, as soluções que oferecem e os diferenciais que a sua empresa possui.
O cliente vai sempre procurar outras opções no mercado, por isso é importante estar preparado.
Máximizar follow-up
Apesar de inúmeras formas de contato terem aparecido, o contato via telefone não deve ser ignorado. O vendedor deve maximizar o follow-up para conversar e apresentar a solução para um número maior de pessoas, podendo entrar em contato outras vezes, a partir das atividades indicadas pelo Pipeline, por exemplo.
Adotar ferramentas apropriadas
O ciclo de vendas B2B funciona a partir do momento que você desenvolve um planejamento e aplica estratégias nele, assim, em todo o contato com o cliente o vendedor irá usar as ferramentas apropriadas.
Conclusão
Para você não errar na hora de vender, comece investindo no planejamento, treinamento dos vendedores e adoção de ferramentas que vão permitir que o ciclo da venda seja mais assertivo para ambas as partes.
Isso significa qualificar os leads, entrar em contato via telefone, acompanhar o cliente e retomar o contato sempre que possível para tirar dúvidas e apresentar novas soluções, assim o cliente tem a sua empresa como referência no assunto.
Deseja saber mais? Em nossa aba vendas, você confere diversos artigos sobre como otimizar vendas e novas ferramentas que você pode usar no seu negócio!