Criatividade

Aprenda a usar a criatividade como solução dentro do seu trabalho

Criatividade como solução

Com certeza você já enfrentou alguma situação na sua carreira profissional que demandava um certo tipo de esforço e isso não significa, necessariamente, que foi algo negativo, certo?

A constância de desafios em nossa vida é algo bastante comum. No entanto, muitas vezes, para solucionar determinados problemas é preciso o uso da criatividade. E você não precisa ser uma pessoa super criativa para isso, até porque a criatividade é uma habilidade que pode ser desenvolvida.

Quando não há imaginação, os conflitos aparecem e quando isso acontece, a criatividade como solução entra em campo. Por mais que ainda não se saiba como funciona de pessoa para pessoa, essa habilidade é um processo de pensamento. E quanto mais trabalhada no ambiente corporativo, mais aprimorada ela fica para quando for necessária.

Confira ao longo deste artigo as formas de se empregar a criatividade ao seu favor.

Qual a importância da criatividade?

A vida é feita de desafios, seja em casa, no trabalho, na rua, enfim, em qualquer lugar. Porém, quando aparece em nossa vida profissional, muitas vezes travamos e não sabemos o que fazer.

Ao buscar soluções criativas para resolver uma questão problemática, a rotina profissional é quebrada e todo o trabalho é realizado a partir da nossa intuição. Em outras palavras, quando temos a criatividade como solução, trabalhamos em caminhos que jamais trabalharíamos, pois são diferentes dos que normalmente estamos habituados.

Entretanto, é sempre bom ter em mente que não basta ser uma pessoa criativa; é preciso colocar em ação tudo aquilo que se imagina. Por isso, uma cultura de inovação conta muito dentro de uma empresa, pois faz com que as pessoas estejam sempre trabalhando sobre o seu lado criativo, possibilitando o amadurecimento de ideias e a exposição de cada uma delas.

Quando a criatividade dentro do trabalho é levada a sério, os problemas tornam-se menores e, as soluções, práticas e eficazes.

Benefícios da criatividade em uma empresa

Uma pessoa criativa geralmente carrega esse traço para onde quer que vá, inclusive para o seu campo profissional 一 o que é ótimo.

Quando as dificuldades são encaradas com um outro olhar, elas se tornam mais flexíveis, transformando os riscos em oportunidades. Por essa razão, trabalhar a criatividade como solução é muito importante no dia a dia de qualquer profissional, pois ela possibilita a proatividade e o melhor aproveitamento da diversidade.

Além disso, ser criativo também faz com que a pessoa tire proveito de diversas situações, tais como:

  •   Transformação de pontos negativos em positivos;
  •   Tomada de decisões;
  •   Crises e oportunidades;
  •   Geração de ideias;
  •   Liderança;
  •   Negociação.

Diante de tudo isso, é perceptível que uma pessoa com alto nível de criatividade quer ser parte da solução, e não do problema.

Como usar a criatividade como solução de problemas?

A solução criativa é um processo e, como todos os outros, precisa ser trabalhado. Por ser um processo mental, várias atividades podem auxiliar no desenvolvimento da busca por uma solução original e inovadora.

Isso posto, confira abaixo 10 dicas de como você pode usar a criatividade como solução em seu trabalho. 

1 – Primeiro, crie ideias; depois, avalie

É natural querermos ajustar as coisas no momento em que estamos criando-as. Contudo, quando você quer aprimorar a sua criatividade, é preciso deixar as ideias fluírem sem barreiras. 

Então, foque no que está sendo feito para só depois observar aquilo com outros olhos e tentar aprimorar o que precisa ser aprimorado.

2 – Pratique o ócio criativo

Muitas pessoas querem fazer mais em menos tempo. Porém, o que grande parte delas esquece é que isso é praticamente impossível.

Criar momentos de descanso em sua rotina é fundamental para aflorar a sua criatividade. Diante disso, faça pausas para refrescar o seu cérebro e praticar o ócio criativo, o que não significa ficar à toa, mas sim deixar a mente trabalhar de maneira inconsciente.

3 – Questione

Quando perceber que as coisas ao seu redor estão um pouco estranhas, faça perguntas. Questionar os processos, as pessoas e os acontecimentos faz com que você adquira informações novas e que podem te ajudar mais pra frente durante o processo criativo.

4 – Saia da caixa

Observar as coisas com um novo olhar é fundamental para quem busca a criatividade como solução, pois isso nos tira da zona de conforto e nos obriga a pensar de uma maneira diferente do que costumamos fazer.

As novidades no pensamento podem surgir de um jeito mais fácil se você incluir elementos aleatórios à prática. Então, sempre que possível, conheça novas pessoas e novos lugares. Além disso, sempre acrescente o famoso “E se…?” às situações.

5 – Faça restrições

Apesar de contraditório, limitar os recursos para resolver um conflito pode ser algo extremamente positivo. Dessa forma, a improvisação é acionada e, mesmo com dificuldade, você se esforça para superar o desafio ali imposto.

6 – Utilize o pensamento abstrato

Por ser um ambiente que pede pelo concretismo, muitas vezes o pensamento abstrato não tem vez dentro de uma corporação. Ainda assim, faça uso desse artifício, pois a prática pode destravar soluções que nunca foram antes imaginadas.

7 – Não tenha medo de se expor

Guardar ideias só para você nem sempre é algo positivo. Imagine quantas soluções criativas não existiriam se os seus idealizadores tivessem as guardado a sete chaves? Desse modo, coloque sempre pra fora quando algo vier à mente, mesmo que você considere aquilo ruim.

O processo de brainstorming pode ser um grande aliado para isso, pois uma equipe inteira está reunida por um mesmo propósito: compartilhar ideias e trabalhar sobre as melhores. Para que ele seja ainda mais produtivo, utilize do pensamento lateral nessas reuniões, pois, assim, o foco não se perde.

Algumas maneiras de fazer uso do pensamento lateral são:

  •   Questionamento sobre tudo que é tido como certeza;
  •   Proibição de julgamentos na hora do pensamento criativo;
  •   Analogias;
  •   Simulações de problemas reais.

8 – Saiba escutar

Assim como você se expôs, outras pessoas também vão se expor. Logo, pratique a empatia e escute tudo o que os outros vão falar, incluindo os feedbacks que vão surgir sobre o que você falou.

9 – Documente as ideias

De nada adianta ter um monte de ideias se elas podem ser esquecidas. Por isso, crie o hábito de anotar todos os insights que tiver, seja em um bloco de papel, no celular ou em notas adesivas. O importante, aqui, é documentar tudo.

10 – Recompense a criatividade

Muitas vezes, as pessoas não são motivadas a pensarem criativamente. Na verdade, em situações como essa, às vezes o que falta é um incentivo a mais para desenvolverem suas criatividades.

Pensando nisso, criar recompensas pode ser uma ótima maneira dos colaboradores compartilharem o que pensam. Bônus salariais ou cortesias em eventos culturais podem ser um ótimo estímulo, fazendo com que se sintam valorizados e motivados a pensarem cada vez mais de maneira inovadora.

Conclusão

Após descobrir os motivos de se usar a criatividade como solução, está na hora de colocá-la em prática.

Então, faça uso de todas as dicas listadas e se desafie. Nem sempre as coisas serão fáceis ou acontecerão da maneira como você imaginou, mas lembre-se de que com a criatividade devidamente trabalhada, os desafios não serão tão assustadores para você.

Se preferir, sugira uma reunião com toda a equipe para que ideias sejam compartilhadas e aprimoradas, simulando em que momento que elas seriam utilizadas para resolver uma questão.

Você verá como isso vai te ajudar em todos os campos da sua vida, inclusive no profissional!

 

 

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Artigos relacionados

Leia Mais