Empresas que querem continuar relevantes, precisam investir em Marketing Digital, se antes ele era considerado uma tendência, hoje ele se torna a ferramenta mais importante quando falamos sobre visibilidade online.
Unindo a visibilidade à credibilidade, surgiu o marketing de conteúdo, com objetivo de educar, conquistar novos clientes, fidelizar os antigos e influenciar no poder de decisão do consumidor.
Para que você utilize o marketing de conteúdo a seu favor, preparamos um guia com tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Confira!
O que é marketing de conteúdo?
Marketing de Conteúdo é uma estratégia focada na criação de materiais relevantes para o público-alvo, isso pode acontecer através de artigos, e-books, publicações nas redes sociais, mas sem promover a marca de forma explícita.
Isso porque o objetivo do material é gerar relacionamento, educação do público sobre o assunto e, por fim, a venda do produto daquela empresa. Por isso, o marketing de conteúdo trabalha com a construção do conhecimento por parte do público, separando entre clientes que já conhecem a empresa e aqueles que ainda terão o contato inicial.
Ao optarem pela estratégia, as empresas conseguem motivar e engajar os consumidores. Tendo um relacionamento duradouro com os clientes, afinal, o conteúdo é pensado para atender as necessidades da pessoa do outro lado da tela.
Hoje em dia, 71% das empresas utilizam o marketing de conteúdo em suas estratégias de comunicação com o cliente, segundo a Content Trends. Ainda de acordo com o levantamento:
- Empresas que adotam Marketing de Conteúdo geram 2,2x mais visitas e 3,2x mais Leads;
- Ao produzirem mais de 13 conteúdos mensais a média é de 4,2 vezes mais visitantes;
- 60,6% desejam aumentar o investimento na estratégia.
Existe estratégia no Marketing de Conteúdo?
Sim, inclusive antes da produção do conteúdo é importante que a sua equipe de marketing realize as etapas a seguir:
- Planejamento: as pessoas envolvidas no projeto desenham o planejamento dos conteúdos que serão produzidos e distribuem as tarefas para cada componente do time;
- Persona: antes de criar os conteúdos, o time vai precisar definir quem é a persona, ou seja, quem é o público-alvo que vai ter contato com as informações e a melhor forma de confeccionar e distribuir o material;
- Criação do conteúdo: após o passo anterior, acontece a criação dos materiais acordados, artigos, e-books, vídeos, áudios entre outras formas de transmitir a informação para os potenciais consumidores;
- Distribuição do material: a penúltima etapa, consiste na distribuição do material, ou seja, após a produção é hora de analisar onde ele será disponibilizado. Por exemplo: site corporativo, e-mail marketing, redes sociais etc.
- Avaliação de resultados: avaliar o desempenho do conteúdo no canal distribuído, avaliando a receptividade das pessoas, interação etc.
Principais benefícios do Marketing de conteúdo
Leads
Uma excelente forma de atrair leads qualificados é utilizando o marketing de conteúdo. Isso porque somente pessoas que estão interessadas em saber mais sobre este assunto vão baixar o material disponibilizado, ou ainda, se cadastrar em seu site.
Educar clientes
Com a estratégia de conteúdo, é possível educar clientes e futuros “leads”. Neste caso, transmitir as informações e tirar as principais dúvidas do cliente sobre determinado assunto é a melhor forma de apresentar a solução da sua empresa para ele.
Relacionamento
Por meio da gestão de conteúdo, e-mail marketing, e-books, artigos e interações nas redes sociais, você consegue alimentar um relacionamento com o cliente, lembrando-o constantemente como a sua solução pode ajudá-lo a sanar uma dor ou problema.
Isso acontece porque os materiais que vão ser distribuídos nas redes falam mais sobre a solução e formas de ajudar o cliente do que do produto que você vende. Inclusive, é recomendado que apenas 20% do conteúdo seja voltado para a venda direta do produto.
Principais desvantagens do Marketing de conteúdo
Assim como qualquer serviço, existem algumas desvantagens ao apostar no marketing de conteúdo, como:
- A construção do relacionamento com o cliente acontece gradativamente;
- Uma pequena parcela dos leads tem interesse em aprender e não comprar;
- Não alcançará os consumidores offline.
3 ferramentas de marketing de conteúdo para você começar a usar agora mesmo!
Agora que você já sabe tudo sobre o assunto, preparamos três ferramentas que são indispensáveis para o marketing de conteúdo, principalmente para que você possa melhorar a qualidade dos resultados nos buscadores, avaliação do desempenho e visibilidade nas redes sociais.
SEO
Quem trabalha com SEO sabe que o principal desafio aplicar a técnica de forma estratégica para o conteúdo do cliente, mas para te ajudar a melhorar o posicionamento do seu conteúdo, conte com:
- SEMRush
- Ahrefs
- Keyword Planner
Redes Sociais
Gerenciar as redes sociais, não é uma tarefa tão simples como parece. Por isso, algumas ferramentas auxiliam na programação de postagens, organização do conteúdo, monitoramento e até alcance. Permitindo que o usuário receba um relatório de análise.
Algumas opções são, Buffer, Hootsuite e Quintly. Já para o Instagram, você pode contar com Postgrain. O Facebook tem a sua própria área para criadores também.
Monitoramento
Para a parte de monitoramento, é interessante que você utilize o Google Analytics, ele mostra o número de aquisição vinda pelo Blog corporativo, por exemplo, permitindo que você saiba a porcentagem da audiência orgânica que tem conquistado com suas publicações.
Conclusão
A aquisição de clientes é um desafio diário, por isso é interessante contar com o Marketing de Conteúdo para criar um relacionamento com o cliente e realizar a captura de leads qualificados.
Agora que você já sabe tudo sobre marketing de conteúdo, que tal ver algumas opções de materiais que pode produzir? Confira o nosso artigo e comece já a aplicar na sua empresa!