Fazer uma publicação nas redes sociais, não é a mesma coisa que gerenciamento. Apesar de fazer parte do processo de gerenciamento das redes sociais, poucas empresas prestam atenção nos outros passos para que a organização tenha uma boa visibilidade digital.
Sabemos que ter uma conta corporativa no Facebook, não é mais um diferencial. É obrigatório. Porém, com novas redes surgindo todos os dias, você já parou para pensar em quais você deve estar presente?
Mais do que estar presente, você vai precisar ser visto e lembrado pelos seus seguidores. Por isso, fizemos esse artigo para te ensinar como cuidar do gerenciamento das redes sociais da sua empresa. Continue a leitura para saber mais!
O que é gerenciamento de redes sociais?
O gerenciamento de redes sociais consiste em muito mais do que publicar no feed. Na verdade, uma boa gestão de mídias sociais vai desenvolver estrategicamente como a sua empresa deve se posicionar em cada rede, visando atender o objetivo de cada organização. Além disso, o profissional responsável vai:
- Planejar as publicações;
- Acompanhar o desempenho do conteúdo postado;
- Levantar insights para o crescimento da rede;
- Relatórios.
Para que o trabalho seja bem sucedido, é importante que a empresa tenha um profissional ou um time dedicado somente a esta tarefa.
Quais são as redes sociais que preciso estar?
A resposta mais simples é, em todos os lugares que o seu público alvo estiver. Mas, vamos voltar um pouquinho e definir como isso será feito. O primeiro passo é procurar quais são as redes sociais que fazem sentido para o seu nicho de atuação.
Redes como, Facebook e Instagram, pelo grande número de usuários ativos torna-se obrigatório para a maior parte das empresas. Porém, redes como Pinterest, que tem foco em compartilhamento de imagens, nem sempre é importante para você.
Por isso, é importante que o profissional de marketing descubra quem é o seu público alvo e monte uma estratégia a partir disso. Pois, a sua persona precisa se comunicar de forma simples e fácil com os seus potenciais consumidores.
O que devo publicar nas redes sociais?
Para que você possa definir isso, é necessário que realize o mapeamento da persona. Mas, em geral, as empresas publicam conteúdos que divulguem um produto, seja através de um blog post ou materiais mais completos como e-books, webinars, cursos ou vídeos.
Na hora de entrar em contato com o seu seguidor, ou possível cliente você pode apostar em um mix de conteúdos, como por exemplo:
- vídeos institucionais;
- Publicações relacionados a datas comemorativas;
- Imagens e GIFs divertidos para interagir com os nossos seguidores;
Com qual frequência preciso fazer publicações nas redes sociais?
Cada rede social tem uma frequência de publicações diferente. Hoje vamos conversar sobre o número mínimo de postagens que você pode fazer para ter um bom desempenho no algoritmo e aparecer no feed dos seus seguidores.
O número muda porque a relação de consumo dos usuários com cada rede é de uma forma. Iss acontece por causa de fatores como: idade, sexo, condição social e até mesmo, funcionalidades daquela rede.
Agora, vamos falar sobre cada rede?
Você pode publicar cerca de três conteúdos por dia, mas eles precisam ser variados, com imagens diferentes e até mesmo abordagens não convencionais. O instagram tem o foco principal em imagens, por isso, elas precisam ter uma qualidade boa e que tenham sinergia com a empresa para que os seguidores possam identificar de onde ela é.
Além disso, você pode fazer o uso de #hashtags para filtrar o público alvo.
Após o snapchat, o instagram também disponibilizou a opções “stories” para os seus usuários. Ele permite que você publique fotos e vídeos, insira filtros, stickers e até link de sites fora da plataforma. Esta última opção, agora está liberada para usuários com qualquer quantidade de seguidores.
Algumas pessoas não sabem, mas existe uma recomendação padrão do próprio Facebook para empresas que possuem uma conta na rede. Ela é cerca de duas vezes ao dia. Porém, dependendo do seu objetivo, você pode publicar mais vezes ao dia, desde que faça um intervalo de mais ou menos 2h entre cada postagem.
Porém, se você deseja aumentar o engajamento, pode apostar em um número menor de publicações, mas com conteúdos que provoquem o seguidor a interagir. Isso pode acontecer através de enquetes, gifs, vídeos e até uma chamada direta aos seguidores.
Diferente das outras redes, o LinkedIN é mais usado para que a marca se torne referência em sua área de atuação. Como os usuários estão mais interessados em realizar conexões de trabalho, ela se mostra bastante eficiente no networking, facilitando a conexão da sua empresa com potenciais clientes.
Neste caso, você vai precisar focar na qualidade do conteúdo. Não na qualidade. Podendo publicar entre 2 e 3 vezes na semana. E, claro, utilizando conteúdos diferentes para chamar a atenção das pessoas com quem possui conexão ou seguem a sua página.
Ao contrário do LinkedIn, no Twitter o número de publicações é importante. A média diária é de 3 a 5 postagens por dia. Aqui, você pode utilizar hashtags para melhorar o desempenho do conteúdo, retweet publicações dos seguidores e comentar sobre os principais assuntos da sua área. Isso vai garantir que pessoas que tenham o mesmo interesse, consigam se conectar com a sua empresa.
TIK TOK
Se você estiver começando, pode fazer uma publicação a cada três ou quatro dias, ou ainda, uma vez na semana. Afinal, o seu público ainda precisa ser atraído. Porém, se você já tiver uma presença sólida na rede, indicamos que publique entre 1 e 3 vezes todos os dias para que a sua audiência esteja sempre em contato com a sua marca.
Mas, tão importante quanto a frequência dos conteúdos é a qualidade do material. Você pode integrar a comunicação e falar sobre o mesmo assunto de formas diferentes, com objetivo de falar com cada rede social dentro da sua linguagem.
Qual o melhor horário para publicar?
Existem horários em que os usuários estão mais presentes. Segundo uma pesquisa da TrackMaven, em 2018, os seguintes dias e horários costumam registrar um número maior de interações entre usuários:
Facebook: quinta-feira às 20 h;
Twitter: quinta-feira às 17 h;
Instagram: sexta-feira às 19 h;
LinkedIn: quarta-feira às 9 h;
Porém, além desses horários, você pode utilizar os indicadores da própria rede social para observar em que momento os seguidores costumam interagir mais com o seu conteúdo.
Como analiso os resultados?
Por fim, um passo chave do gerenciamento de redes sociais é saber ler os dados que são disponibilizados pela própria rede, ou ainda, uma plataforma de marketing específica de sua escolha.
Você pode analisar o número de interações com o seu produto ou serviço que foi convertido em vendas. Entre as métricas que você pode analisar estão: ações na página, número de interações com conteúdos, alcance da publicação e tipos de publicação que tiveram mais engajamento.
Conclusão
Fazer um acompanhamento constante ajuda você a entender como está a presença da sua marca na rede social. Como falamos no começo deste artigo, estar presente apenas não basta, é preciso interagir com os seguidores e entregar conteúdos que sejam relevantes.
Por isso, aposte em conteúdos multiplataformas, principalmente usando a especialidade de cada rede social, por exemplo, o tik tok é mais voltado para vídeos, enquanto o instagram para imagens. Assim, os algoritmos costumam privilegiar esses conteúdos.