Employer branding: como fazer da sua empresa um ótimo lugar para trabalhar
Você já deve ter escutado “eu trabalho no melhor lugar do mundo” ou ainda “eu amo o meu ambiente de trabalho”, não é? E, aposto que você ficou curioso para saber o que tornava aquela corporação tão especial.
Bom, podemos dizer que a estratégia de marketing, employer branding é justamente isso. Ela, nada mais é do que transmitir uma imagem positiva da sua marca diante de outras empresas. Mas, como fazer a sua organização ser “great to place to work” ?
Continue a leitura para aprender a transformar o ambiente de trabalho da sua marca!
O que é employer branding e qual a sua importância?
Não é segredo que temos um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. Por isso, é necessário desenvolver estratégias que facilitem a aquisição de talentos e não só isso, mas um programa para manter os funcionários motivados e satisfeitos.
Com isso, nasceu o conceito de employer branding – marca empregadora – em que as instituições desenvolvem ações para mostrar uma imagem positiva diante dos concorrentes e ter um clima organizacional favorável para os colaboradores.
Afinal, colaboradores que gostam de seus ambientes de trabalho se tornam fãs, eles vestem a camisa e fazem publicidade espontânea do negócio. Por isso, um número cada vez maior de empresas têm voltado sua atenção para a estratégia.
As melhores estratégias de employer branding: Empresas para se inspirar
A Google é o emprego dos sonhos de muitas pessoas, mas como é que isso aconteceu? Bom, entre as inúmeras estratégias de atração e retenção de talentos, a empresa desenvolveu um plano de carreira sólido, ambiente de trabalho interativo e dinâmico, promovendo a criatividade alinhada à produtividade.
Netflix
A Netflix tem funcionários embaixadores da marca, pessoas que fazem questão de comunicar e compartilhar as iniciativas da empresa. A organização preza pela simplicidade e honestidade, logo que entram no negócio, os funcionários são apresentados a:
- O que é o dream team da marca;
- Política de remuneração;
- Depoimento do CEO.
Pontos que são importantes para todos os funcionários, assim eles estarão alinhados desde o início.
5 maneiras de aplicar o employer branding na sua empresa?
Conheça o seu negócio
Um passo importante para você ter uma marca que seja atraente para o seu público alvo, é entender quais são os anseios e desejos que o seu produto ou serviço supre. Para isso, é necessário que você conheça o seu negócio a fundo, indo além de:
- missão;
- visão;
- valores;
Você precisa conhecer a cultura organizacional instalada no seu ambiente de trabalho.
Faça um diagnóstico do ambiente de trabalho
O setor de RH pode aplicar uma pesquisa, onde os colaboradores podem responder de forma anônima, isso vai ajudar você a ter respostas mais diretas e verdadeiras.
Você vai precisar diagnosticar os seguintes fatores:
- Satisfação com o ambiente de trabalho (instalações, líderes, colegas, equipamentos disponibilizados etc)
- Investimento financeiro (entender o nível de satisfação dos funcionários com salário, benefícios disponíveis, como: plano de saúde, vale-alimentação, vale-refeição etc)
- Cultura da empresa (possibilidade de crescimento, capacitação profissional, flexibilidade de horário etc)
Faça um plano de ação
Só após entender a situação da sua empresa, é que você vai criar um plano de ação para solucionar os problemas encontrados. Por exemplo, se você enfrenta uma alta rotatividade de funcionários, pode começar oferecendo mais treinamentos de capacitação para a função.
Invista na Comunicação
É necessário que a empresa tenha um canal de comunicação disponibilizado para todos os funcionários. Uma rede onde eles podem acessar as principais informações da organização, como, por exemplo: o contato dos funcionários de outros setores.
Parece simples, mas, muitas vezes os funcionários não conhecem os outros setores e ficam perdidos na hora de resolver um problema
Valorize os funcionários
É preciso encarar os funcionários como clientes internos, ou seja, é necessário desenvolver políticas e ações que vão mantê-lo motivado e valorizado. Pensando nas tendências atuais do mercado, você pode oferecer:
- plano de carreira;
- dress code livre;
- flexibilidade de horário;
- salário compatível com o mercado;
- bônus, day office, home office etc.
Apesar de simples, algumas dessas soluções promovem uma rápida adesão dos funcionários à cultura organizacional.
Conclusão
Ter um funcionário com sentimento de dono não é uma tarefa fácil, mas como você viu hoje, também não é impossível. Procure colocar em prática as ações que conversamos hoje e boa sorte!
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