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Google Analytics: 10 dados preciosos para ser ainda melhor para seu cliente

Google Analytics

Em meio à pandemia, o aumento das compras on-line foi vertiginoso e o ambiente virtual ficou ainda mais concorrido. Quem deseja se sobressair precisa se munir do máximo de informações sobre o seu negócio para se destacar.

Se a fase de compra ou de contratação do seu produto acontece por um site, está na hora de entender melhor sobre uma ferramenta dinâmica e objetiva: o Google Analytics. Com ele, é possível levantar dados e mais dados sobre o site.

E não só sobre ele, mas sobre como seus visitantes interagem com o site. Como se espera, uma ferramenta como essa existe para colocar em xeque verdades absolutas e mexer com a estrutura de diversas equipes dentro da sua empresa.

Se você tem e-commerce ou oferece uma assinatura ou um produto do tipo, a gente faz um convite para você se aprofundar nessa solução gratuita. Sim, ela é gratuita e tem milhares de dados do seu negócio e do seu cliente para compartilhar com você.

O que é o Google Analytics?

É uma ferramenta gratuita e completa que analisa os dados do seu site. Seu uso é bastante intuitivo, existem algumas funções um pouco mais complexas, mas que, um profissional correto – seja da sua empresa ou de uma agência – pode realizar, porém, de forma geral, todo mundo consegue acessar e extrair dados relevantes.

Mas, antes de tudo, é preciso integrar o seu site ao Google Analytics. Neste momento, dependendo do seu conhecimento da ferramenta, talvez seja necessário contar um profissional especializado, pois envolve, após a criação da conta no Google, a inclusão de um código de programação no site.

Depois disso, é só esperar alguns dias para começar a acompanhar os resultados.

Dado é tudo!

Milhões de sites no mundo todo estão vinculados ao Google Analytics e isso tem uma razão: eles querem ser mais estratégicos, garantir mais visitantes e, portanto, mais vendas.

Por isso, não basta integrar seu site à ferramenta e esperar que os resultados sejam diferentes, é preciso analisar e estar de olhos abertos para entender o comportamento dos clientes e atuar nas mudanças necessárias.

A gente já adianta: redatores, publicitários e programadores podem estar envolvidos nesse processo, mas os resultados podem fazer toda a diferença na sua receita.

Como o Google Analytics pode ajudar sua empresa na prática?

1 – Número de visitantes

Para quê você tem um site? Sim, para comunicar e vender algo, mas, antes disso, é para ter visitantes.

A primeira pergunta que o Google Analytics pode responder para você é: meu site tem visitantes? Com ele, você consegue identificar o número de visitantes em todas as páginas do site ou individualmente, desde que elas estejam mapeadas pelo Google Analytics, por isso, a presença de um especialista pode ser importante para garantir o funcionamento perfeito da integração entre os sistemas.

Além disso, também é possível analisar o número de visitas por períodos específicos e outros dos dados fornecidos pela ferramenta. Além de acompanhar o número total de visitantes em tempo real.

2 – Seu cliente

No Google Analytics, é possível identificar a proporção por gênero (feminino ou masculino) que acessa seu site – você pode usar isso na definição de personas e criar conteúdos mais estratégicos e alinhado ao seu público predominante.

Outro dado disponível é o de localização, também uma informação importante para definir onde suas campanhas de marketing podem ter resultados mais robustos ou, até mesmo, pensar em soluções ou serviços mais específicos por região.

3 – Funil de vendas diante dos seus olhos

Seu site tem um fluxo para conversão? Um exemplo: você está divulgando um evento. Qual é o caminho que os visitantes fazem até chegar à etapa de compra? Vamos com um exemplo:

  1.     Página inicial do site com chamada para o evento
  2.     Página com as informações completas sobre o evento com um call to action
  3.     Página para informações de venda mais botão para compra
  4.     Página com os campos para preenchimento do cliente (dados pessoais e cartão de crédito)
  5.     Página de conclusão da compra

Se todas essas etapas estiverem dentro do site, você pode criar um funil de vendas no Google Analytics com cada uma delas representando uma parte do processo, da mais genérica para a mais específica. Depois, você vai poder acompanhar o fluxo do funil, analisando as desistências em cada etapa e também a taxa de conversão.

4 – Origem do seu fluxo

Com o Google Analytics fica muito fácil identificar como seu visitante chegou ao site. A ferramenta aponta se ele mesmo digitou o endereço, se veio do Google ou outro buscador, se veio de outros sites e até das redes sociais.

5 – URL personalizada

Também dá para usar a URL personalizada. Ela é ideal, especialmente, quando a página do seu site está sendo usada em uma campanha. Digamos que você irá divulgar a mesma página do evento nas redes e em display, em uma campanha do Google.

Como a página é a mesma, você pode criar links diferentes para a mesma URL com a ferramenta do Google. Daí, vai ser possível saber com precisão o resultado de cada ação. E é muito simples: com poucas informações, já dá para criar o link.

6 – Dispositivo móvel

Dentre as informações disponíveis, descubra se o seu público acessa seu site com predominância pelo desktop ou pelo celular. Se o segundo caso for o de mais destaque, seu site é responsivo?

Ou seja, ele está adequado para ser aberto em smartphone, tablets e computadores? Se as informações não podem ser lidas com clareza, se a experiência do usuário não for clara e confortável, ele não vai ficar para conhecer o seu produto nem voltar a visitar seu endereço na web.

7 – Tempo médio por página

Existe uma técnica chamada escaneabilidade, ela é usada em textos para facilitar a leitura de textos. Para isso, dá-se destaque com bullets e negrito, por exemplo. Assim, o visitante bate os olhos na tela e já compreende a informação principal.

Se você souber qual é o tempo médio que os visitantes ficam nas páginas do seu site, é possível se questionar: tem muita ou pouca informação nessa tela em relação ao tempo médio que as pessoas ficam por aqui? Reformule seus textos a partir disso, se for necessário.

8 – Navegador

Empenhe-se também em entender qual é o navegador mais usado para acessar o seu site, apesar do Google Chrome ser a principal referência nesse quesito, esteja certo de que seu site é adequado para os outros navegadores, especialmente o mais usado pelos seus clientes.

9 – Palavras-chave

Elas são usadas para dar mais visibilidade às páginas do seu site nos buscadores, especialmente o Google. Primeiro, se ainda não aplica essa técnica, está na hora de começar.

E como saber qual usar? O Google Analytics mostra as palavras buscadas que levaram os visitantes a pararem no seu site.

10 – Página de abandono do seu site

Esse dado é importante para repensar o conteúdo e estratégia de venda, se for o caso. A página é relevante? O que ela poderia acrescentar para o visitante?

Aí, é a hora de unir uma equipe multidisciplinar para avaliar comunicação, layout, programação e o que for mais necessário para oferecer uma experiência clara, objetiva e encantadora para o cliente.

Conclusão

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita e poderosa para ajudar o seu negócio, entender seu cliente e criar estratégias para vender mais.

Junte-se a profissionais especializados – de agência ou não – para implantá-la e aproveite todos os dados para deixar seu site ainda melhor.

Sem dúvida, a experiência de gerenciar seu site a partir do acesso a dados disponibilizados de forma tão intuitiva fará muita diferença.

 

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