Para obter resultados relevantes no YouTube, não há a menor dúvida, crie um vídeo com temas e edições atraentes. Porém, apesar de serem pontos indispensáveis, existem algumas técnicas podem ajudar a melhorar o número de acessos ao seu canal, bem-vindo às tags para YouTube.
A lógica é a mesma aplicada nas técnicas de SEO: para que o público possa encontrar com mais precisão textos mais aderentes às necessidade dele e com qualidade, usa-se as palavras-chave.
Como não é possível fazer procura de conteúdo a partir dos vídeos, porque, até então, esse recurso tecnológico não está disponível, o jeito é usar a palavra para ajudar o usuário a encontrar seus vídeos.
E, se o trabalho com tags para o YouTube, somado a um vídeo de qualidade for feito, haverá espaço para você encontrar o seu público. Atualmente, a plataforma de vídeos do Google tem mais de 2 bilhões de usuários e o total de 1 bilhão de horas assistidas diariamente.
Para aproveitar bem essa oportunidade, conheça as principais dicas para usar as tags do YouTube de forma profissional. Acompanhe!
Para começar, o que são essas tags?
As tags são como etiquetas para identificação do conteúdo do seu vídeo. Elas servem tanto para o usuário encontrar seu conteúdo quanto para o YouTube distribuí-lo para pessoas com interesse no tema que publicou. Sem isso, fica muito mais difícil ter alcance, ou seja: distribuição, “divulgação” dos vídeos para o público correto.
É o mesmo de ir a um supermercado que não indica as seções ou pior: mistura seções. Como encontrar o produto que precisa? Publicar um vídeo sem tag é apenas oferecer confusão para a audiência e torcer para que ela se encontre sozinha. Mas, até aí, todo o seu investimento pode ser perdido.
Pense na experiência do usuário. Com essa contextualização das tags para Youtube, passamos para o próximo desafio: como definir qual tag usar?
Você precisa se colocar no lugar do seu usuário
Vamos começar com um exemplo simples: você está querendo saber como emitir uma nota fiscal MEI — para microempreendedores. Daí, é a hora de buscar um vídeo sobre tema, você escreve: como emitir nota fiscal MEI. Clica no vídeo e o que encontra são instruções de como abrir uma empresa MEI, e não como preencher os dados da nota fiscal.
A necessidade do usuário não foi resolvida porque a definição temática do vídeo não estava suficientemente clara. Por isso, na hora de classificá-los é muito importante pensar como alguém procuraria aquele conteúdo. O vídeo com instruções sobre o preenchimento da nota fiscal MEI deveria usar tags e até títulos, tema que também vamos mencionar aqui, como:
- Passo a passo para nota fiscal MEI
- Preenchimento nota fiscal MEI
- Informações para nota fiscal MEI
Resumidamente, não basta colocar qualquer tag, você precisa facilitar a procura da audiência. Ser didático e focar em orientação na hora de definir as palavras-chave do seu vídeo.
Dicas para usar tags para YouTube
1 – Seja claro, por favor
O tema do seu vídeo pode ser técnico e específico, mas suas tags não devem seguir essa regra. Sua audiência é variada, não é possível restringir a palavra-chave para apenas quem entende do tema. Aliás, o objetivo é ser abrangente, certo? Então, se vai falar do imposto SSS da nota fiscal MEI, que tal usar imposto SSS, por exemplo, e não apenas SSS?
2 – Defina uma palavra-chave principal
Isso é importante para fortalecer o alcance do seu vídeo e sabe por quê? Ela vai ser utilizado na descrição e título do seu vídeo. Nesses últimos dois casos, não somente ela.
Seguindo o exemplo que estamos usando, digamos que a palavra-chave, que pode ser composta por mais de uma palavra, seja:
Palavra-chave: Preenchimento nota fiscal MEI
O título do vídeo poderia ser: Preenchimento da nota fiscal MEI em 3 passos
Obs.: lembre-se sempre de criar títulos que demonstrem urgência, facilidade ou outras justificativas interessantes para o usuário assistir ao seu vídeo. Além disso, o título deve ter, no máximo, 60 caracteres.
Descrição do vídeo: Medo de perder sua nota fiscal por erros? Neste vídeo, a gente mostra o preenchimento da nota fiscal MEI em 3 passos. Clique e assista!
3 – Use mais de uma tag
Seu vídeo tem um conteúdo principal, mas pode oferecer mais informações para a audiência. Por isso, você pode usar até 8 tags. Voltando ao nosso exemplo, poderia ser:
- Emissão de nota fiscal MEI
- Como salvar nota fiscal MEI
- Como acessar site para emissão de nota fiscal MEI
- E outras que achar necessário.
4 – Use tags genéricas e específicas
Essa é a melhor fórmula para alcançar mais pessoas, você consegue abranger uma audiência maior. E podemos ficar com o exemplo “Imposto SSS”, que mencionamos antes. É uma tag específica, mas que não é técnica.
Outras formas de deixar seu vídeo com mais destaque no YouTube.
O “SEO” do YouTube utiliza também outros dados para ranquear os vídeos na hora em que alguém faz uma pesquisa. Além das tags, veja o que mais pode influenciar o destaque do seu conteúdo:
- Número de visualizações: O total de visualizações impacta na relevância do seu vídeo. Quanto mais vezes for visto, mais ele vai ser distribuído para as pessoas.
- Tempo de visualização: Esse índice analisa o interesse do público no seu vídeo e, como o objetivo da plataforma é ofertar os melhores conteúdos para a audiência, ele é absolutamente relevante para dar destaque para o seu vídeo.
- Mais dados: Quanto mais inscritos e curtidas seu vídeo tiver, mais relevância seu vídeo terá. No começo, o trabalho é árduo e pode parecer que os resultados não chegam. Por isso, é preciso ter constância nas publicações para atingir bons números.
Conclusão
Os vídeos se tornaram um tipo conteúdo de muito destaque nos últimos tempos e têm migrado para várias plataformas. Mas o YouTube continua dominando esse espaço com seus 2 bilhões de usuários.
Diante desse cenário, não é difícil supor a alta concorrência instalada na plataforma. Por isso, encontrar um bom nicho e criar vídeos criativos e com edições originais podem fazer toda a diferença na hora de angariar seguidores e visualizações.
Mas, além disso, existem algumas técnicas — como citamos aqui — que auxiliam os vídeos a terem mais destaque no YouTube. Basta usar as tags no momento de publicar o seu conteúdo.
Elas funcionam como uma técnica de SEO para o Youtube: a partir delas, os vídeos são ranqueados e podem ser encontrados mais facilmente pela audiência.
Com as dicas que temos aqui, você ficará mais perto desses resultados. E, se precisar de apoio para criar a estratégia do seu canal Youtube, escolha uma agência especializada e otimize seus resultados.