O Marketing Digital atingiu de forma certeira empresas e também consumidores. A capilarização de canais de contato com o cliente ampliou as possibilidades de conversão e, portanto, de lucro. Os novos canais são acessíveis a todos e pode parecer que não são necessários conhecimentos e técnicas para criar uma campanha de Marketing Digital relevante, mas são. E a única forma de garantir que as ações estejam corretas é com o acompanhamento de resultados.
No mundo digital, a concorrência pela atenção do consumidor é feroz e, por isso, empresas que se preocupam em ter seu lugar ao sol apostam em profissionais ou agências para criar as melhores estratégias de Marketing Digital.
Elas são diversas e dependem de muitos fatores, alguns relacionados a verbas e também às metas estratégicas do negócio. Talvez, ao iniciar a execução de um planejamento de Marketing fique a dúvida de como investir melhor e garantir mais conversões. Para isso, é preciso fazer o acompanhamento dos resultados para saber o que cortar e o que manter.
O que vem antes dos resultados? Planejamento e ação!
Marketing digital é muito mais que publicações em redes sociais ou ações com influencers, pessoas de relevância na internet ou mídia em forma geral. Para atingir resultados, é preciso ter estratégia: definir aonde se quer chegar e com quem se quer chegar.
Por isso, antes de começar, é preciso saber: quais são os objetivos da empresa e quem é o público-alvo? Se tiver dificuldade nessa etapa, há diversos profissionais e agências especializadas no nicho que poderão ajudar a encontrar o melhor caminho para seu negócio.
Depois de trilhar esses pontos, chega hora de definir o que pode ser feito com essas informações e, daí, nasce o planejamento. Digamos que existam três grandes objetivos para sua empresa, no que cabe ao Marketing. Seriam eles:
- Ampliar a relevância da marca;
- Aumentar o número de clientes que usam determinado produto;
- Aumentar a base de seguidores.
Cada um desses pontos tem um propósito muito alinhado às necessidades da empresa, por isso o Marketing Digital precisa ser visto com seriedade, um compromisso de profissionais e fornecedores, no caso de quem contrata agências.
Na prática
Para o Marketing acontecer é preciso interagir com o público. Nesse ponto, é imprescindível saber quem é o seu público-alvo, mas é preciso mais: ele não é único, existe uma variedade de contextos dentro do grupo de pessoas que você deseja atingir e engajar.
Então, chega a hora de definir personas para o seu público. Quais são os principais tipos que o seu público concentra? Se a sua empresa vende joias, por exemplo, a partir do ticket médio de compra, é possível saber quais classe sociais estão de acordo com o valor dos produtos e, com as informações de cadastro – físico ou on-line – é possível identificar gênero e idade e, assim, identificar como as ações pode alcançar seus clientes potenciais.
Existem também outras formas de ampliar o repertório sobre o seu cliente e ser certeiro na sua ação: abuse do benchmark. Às vezes, não é preciso inventar a roda para atingir um bom resultado, basta analisar o que os concorrentes estão fazendo e considerar o que deu certo, sem deixar de lado o tom e identidade da sua empresa.
Além disso, o social listening pode ser outra opção muito relevante: descubra o que as pessoas estão falando sobre os principais produtos que você também oferece. Daí nascem insights para campanhas e até para os próprios produtos.
Com as personas definidas, você pode usar diversos canais para trabalhar Marketing Digital e o melhor: nos casos que vamos elencar aqui, o acompanhamento de resultados é garantido.
- Campanhas de performance: são aquelas que o cliente tem contato com a sua marca em sites, pesquisas no Google e redes sociais. Essas ações, especificamente, são pagas;
- Publicações orgânicas e certeiras nas redes sociais da sua marca.;
- Parceria com influencers;
- Campanhas por e-mail marketing;
- Site com técnicas de SEO.
Pronto: agora é hora de acompanhar os resultados!
Ainda que ao aplicar as ações que mencionamos, seja perceptível o resultado positivo, é preciso saber exatamente o que deu certo, em que parte que deu certo. E isso é importante por três motivos:
- Mudar estratégia ou parar de investir no que não está dando certo;
- Intensificar o que deu certo;
- Identificar, no que deu certo, as etapas que podem e/ou precisam de melhoria.
E o principal: não gastar dinheiro à toa.
Muitas vezes, na correria das entregas, o foco fica na execução e os resultados terminam em segundo plano. O que pode, em médio prazo, comprometer o desempenho da área.
Vamos falar de ROI?
Em português, ROI significa retorno sobre o investimento. Essas letras devem guiar seu planejamento estratégico e de ações.
Agora, vamos entender como garantir o acompanhamento de resultados nos principais veículos de Marketing Digital.
Redes sociais
As contas comerciais dos perfis sociais já oferecem um dashboard robusto que já pode dar pistas a respeito das ações orgânicas ou não realizadas nesses canais.
- Número de seguidores;
- Número de curtidas;
- Número de cliques em links de venda.
E esses resultados não precisam estar diretamente relacionado a ações nas próprias redes sociais. Está fazendo uma campanha off-line? Verifique se, durante o período, o crescimento de seguidores ficou acima da média padrão. Disparou um e-mail marketing com uma oferta arrasadora? Faça o mesmo acompanhamento.
O mesmo vale para parceria com influencers: além de levantar os dados próprios das redes dos famosos selecionados para a sua campanha, verifique como a ação impactou as redes sociais da sua marca e também o aumento de vendas.
Campanhas de performance
O foco dessas ações é conversão, por isso, se feita por bons profissionais, já estão embutidas de acompanhamento de resultados.
Além do número de clientes que realizaram a ação em relação ao quadro total de pessoas impactadas pela campanha, ainda é possível identificar:
- Número de impressões: o total de vezes que um determinado anúncio apareceu, ainda que para a mesma pessoa. E o valor por mil impressões, o CPM;
- Custo por clique, ou seja: quanto foi preciso pagar por cada clique no seu call to action;
- Custo por aquisição: o valor pago por cada conversão.
Com essas informações, é possível identificar se está perdendo ou ganhando investimento.
E-mail marketing
Para esse tipo de divulgação, tão clássico no Marketing Digital, a taxa de abertura é a mais clássica, mas identificar a taxa de clique no call to action e também a porcentagem de pessoas que realizaram a ação solicitada são etapas importantes para identificar o sucesso da ação.
Conclusão
Para garantir bons resultados em campanhas de Marketing, é preciso antes definir exatamente o que se quer e como chegar até esse lugar. Afinal, acompanhar resultados que partiram de estratégias frágeis não tem muito sentido, ainda mais no mercado competitivo que se apresenta.
Por isso, o primeiro passo é: definir bem a sua estratégia. Nessa etapa ou na posterior, transformar as ideias em prática de Marketing, se necessário, conte com agências de digital para fortalecer o processo e oferecer insights de que quem está por dentro das principais tendências do mercado e pode tornar a sua marca referência no mundo digital.
Depois disso, levante os dados para analisar o que vale a pena ser mantido ou não, e use as dicas que compartilhamos aqui, ou esteja sempre de olho no dashboard oferecido pelas agências e aproveite para investir melhor e ajustar o que é preciso. Assim, o caminho para vender mais e potencializar o alcance da sua marca fica cada vez mais claro e preciso.