Neste post você vai conferir as principais ferramentas de SEO. Confira a seguir o porquê de usá-las em sua estratégia de marketing!
A sigla de Search Engine Optimization, o SEO é um conjunto de técnicas que tem como objetivo principal a otimização de páginas de destino entre os melhores resultados nos buscadores on-line.
Para que um site esteja entre os primeiros resultados do Google, por exemplo, é preciso que o seu conteúdo esteja otimizado de acordo com as regras que a plataforma possui. Isso faz com que a sua página seja encontrada mais facilmente pelo mecanismo de busca e, consequentemente, pelo usuário.
Para que o seu site obtenha um bom posicionamento na busca, alguns fatores são muito importantes, tais como:
- Qualidade do conteúdo;
- Responsividade do site;
- Autoridade do domínio;
- Arquitetura do site;
- Backlinks.
Além desses tópicos mencionados, outros tantos podem ser trabalhados dentro da estratégia de SEO da sua empresa, mas para que isso seja efetivo é preciso ter um profissional especializado dentro da equipe.
Atualmente, existem várias ferramentas de SEO disponíveis no mercado para auxiliar no trabalho. E o melhor: muitas são gratuitas.
Por que usar ferramentas de SEO?
Com a internet em grande ascensão nos últimos anos, inúmeras ferramentas foram criadas para auxiliar o dia a dia das pessoas que trabalham especificamente com ela 一 e com o SEO não foi diferente.
Com o uso de ferramentas de SEO, você tem a opção de manter o seu site sempre bem ranqueado no Google, uma vez que a otimização é realizada a partir de um trabalho contínuo. Além disso, é importante saber exatamente o que você faz e o que os seus concorrentes fazem também, pois as brechas de mercado são encontradas a partir dessas informações, melhorando ainda mais a sua performance.
Muitas das ferramentas existentes são intuitivas e fáceis de usar, facilitando bastante a rotina de trabalho do profissional que cuida do SEO. Inclusive, você encontra várias dessas ferramentas de forma gratuita.
Desse modo, conheça 5 ferramentas de SEO que você pode usar totalmente de graça e, consequentemente, ajudar a expandir o seu tráfego e credibilidade da sua marca.
5 ferramentas de SEO gratuitas que vão melhorar a sua estratégia!
Um bom SEO é feito de análises precisas e correções constantes de situações que você talvez nem tivesse conhecimento sem o uso de uma ferramenta específica.
Abaixo, você encontra 5 ferramentas indispensáveis para a sua estratégia de SEO.
1 – Google Analytics
Muito provavelmente, você já faz uso dessa ferramenta dentro da sua empresa, até porque ela é fundamental para a análise de algumas métricas importantes para qualquer negócio, como quantidade de visitas, páginas mais acessadas e comportamento dos usuários dentro do site.
No entanto, o que muitas vezes passa despercebido pelas pessoas é que essa ferramenta pode ser de grande ajuda, também, para o SEO. Com uma boa base de informações acerca do usuário, você consegue saber o que fazer e onde fazer para que os resultados possam melhorar gradativamente.
Para acessar o Google Analytics, você pode clicar aqui.
2 – Ubersuggest
Uma das ferramentas de SEO mais interessantes disponíveis no mercado, o Ubersuggest ajuda na análise do site e de palavras-chave de um jeito muito mais rápido e dinâmico do que você está acostumado.
Além disso, a ferramenta também te dá ideias de outras palavras-chave que você pode usar em sua estratégia, bem como conteúdos que podem ser abordados com o decorrer do tempo, a fim de melhorar as autoridades do seu domínio e da sua página.
Você consegue fazer uso do Ubersuggest por meio deste link.
3 – MozBar
Caso precise descobrir as coisas de maneira certa e rápida, o MozBar é a ferramenta certa para você.
Com ela, você tem acesso a um relatório instantâneo sobre a página que está acessando e o mais legal é que você precisa apenas ativar um botão na sua barra de ferramentas do navegador.
Com três categorias principais de dados, o MozBar é capaz de compilar as seguintes informações:
- Elementos da página: exibe os detalhes do SEO on page, como as heading tags utilizadas (título, descrição, H1, H2, etc);
- Atributos da página: exibe recursos de otimização mais escondidos, como robôs, tempo de carregamento da página e dados de link on page;
- Dados de link: exibe informações sobre os links do site.
Conheça o MozBar e comece a usá-lo o quanto antes.
4 – GTmetrix
Fora os elementos on page, para um SEO ser feito com precisão é preciso que a velocidade de carregamento de uma página seja condizente com que o Google pede.
Para descobrir como anda a velocidade das páginas do seu site, você pode utilizar o GTmetrix, uma ferramenta gratuita que além de verificar a questão da velocidade, também aponta oportunidades de melhoria, a fim de que você aprimore ainda mais a sua performance.
Acesse o site do GTmetrix e confira rapidamente a velocidade de carregamento de todas as páginas do seu site. Caso queira ir mais a fundo, você também pode comparar os resultados com os dos seus concorrentes.
5 – Google Data Studio
Como o próprio nome já diz, o Data Studio é uma ferramenta gratuita disponibilizada pelo Google para você criar e compartilhar relatórios de uma forma muito mais simples e completa.
Ao utilizar a ferramenta, você pode extrair dados de diferentes fontes, criando um relatório único dos principais pontos sobre a sua estratégia de SEO. Além disso, o documento final pode conter gráficos fáceis de serem compreendidos, até mesmo para os dados mais complexos.
Saiba mais da ferramenta clicando neste link.
Conclusão
Com uma estratégia de SEO bem desenhada, o seu negócio tem tudo para despontar entre os principais resultados nos buscadores on-line. Dentre as opções que você tem para colocar em prática essa estratégia, está a criação de conteúdo constante, o trabalho com as palavras-chave escolhidas, os links de sites que direcionam para o seu domínio, entre outras.
Com as ferramentas de SEO listadas acima, o seu trabalho fica mais otimizado e completo na hora de visualizá-lo como um todo. Além disso, elas também te ajudam na hora de criar estratégias mais assertivas e atrair, assim, cada vez mais cliques por parte das pessoas, melhorando os resultados ao final de mês, bem como a quantidade de vendas do seu produto ou serviço.