Mídias Sociais

O que você precisa saber sobre gerenciamento de redes sociais

midias sociais

Assim como era uma prática comum e ainda pode continuar sendo para diversos segmentos usar mídia off-line (de folhetos a comerciais na TV) para fazer divulgações, o uso das redes sociais também está bastante disseminado na cultura das empresas. É preciso estar onde os consumidores estão. Porém, para se tornar relevante para esse público, é preciso trabalhar em um gerenciamento de redes sociais.

Por ter uma faceta pessoal, na qual qualquer pessoa pode publicar seus próprios conteúdos, cria-se a sensação de que não são necessários conhecimentos, estratégia e planejamento para atingir resultados positivos nas redes sociais.

Para começar, algumas recomendações são muito importantes, e vamos falar as principais neste artigo, mas também existem insights que só serão captados na prática e isso tem a ver com as especificidades do seu público e do seu produto. Por isso, mão na massa e acompanhamento de resultados são fundamentais para os perfis, em qualquer rede social, terem relevância na estratégia de um negócio.

Falando em resultados: obviamente, cada publicação tem um propósito, mas, muitas vezes, ele pode ser muito mais complexo que identificar número de curtidas e alcance. As redes sociais podem entregar muito mais que isso: conversão, fortalecimento da marca e educação do cliente ou do futuro consumidor. E tudo isso pode ser desenhado na etapa de gerenciamento de redes sociais.

Mas o que é gerenciamento de redes sociais?

Basicamente, são todas as etapas que envolvem o planejamento, execução e análise de uma conta comercial em uma rede social.

Mas, atenção: as redes sociais são uma parte de uma estratégia de Marketing. Por isso, muitos dos insumos que serão usados nas publicações já devem ter sido definidas em um âmbito maior. Sem esses posicionamentos, os resultados nas mídias sociais serão arbitrários e ocasionais.

O que você precisa ter e dominar antes de começar o gerenciamento de redes sociais?

Brand Persona

Quem é a marca? A construção da personalidade de marca é um guia para todas comunicações: quais são seus valores, suas características? Todas as publicações e, inclusive, as interações diretas com o público devem levar isso em consideração.

Manual de Tom e Voz

A personalidade da marca também está na sua voz e tom: como ela se comunica? Sua linguagem é jovem, acolhedora, transparente… Existem milhares de opções: independentemente da escolha que cabe melhor ao negócio, ela precisa estar presente sempre em todas as peças. Afinal, é sempre a mesma persona (empresa) que está falando.

Paleta de cores

As cores também falam pela marca. E, para conseguir transmitir o nome dela apenas pelo trabalho de design, é preciso de unidade e constância.

Veja esse exemplo: todas as publicações evidenciam a cor principal da marca, a empresa ficou até conhecida pela cor: “roxinho”.

Nos perfis nas redes sociais, tente manter diretrizes da sua marca. Mas, como citamos anteriormente, elas dependem de um conceito completo, que é anterior à criação ou melhoria das redes sociais.

E depois disso?

O gerenciamento de redes sociais existe para evitar que se publique qualquer coisa sem planejamento. Já sabe quais cores usar e como falar? Então, está na hora de saber com quem falar.

Quem é o seu público? Seu produto pode interessar a diversas personas e, por isso, precisa ser apresentado de várias formas com o objetivo de impactar a todas elas. O importante é não deixar essa variedade de opções de lado. Quanto mais específico for, maiores são as chances de conversão.

O que você quer falar?

O objetivo das redes sociais é aproximar as pessoas e facilitar a troca de informações, afinal é essa a expectativa ao se inscrever nessas plataformas.

Levando isso em consideração, fica claro que é preciso humanizar o conteúdo. Por isso, sugerimos criar editorias de datas comemorativas e conteúdo descontraído. Estar de olho nas tendências, especialmente nos memes pode ajudar nesta tarefa. Mas faça uma releitura delas para que elas possam se encaixar ao tom da sua empresa. E mais: muito cuidado para não gerar polêmica, evite – por motivos óbvios – conteúdos ofensivos a qualquer pessoa.

Outras editorias possíveis são: divulgação de novidades – tanto de produtos quanto da empresa –, aprendizado (tutoriais para uso de produtos ou até mesmo aulas para ensinar algo relativo ao que é oferecido aos clientes), bastidores da empresa.

Onde falar?

Não é necessário estar em todas as redes sociais. Mas, se for necessário, teste e veja se os resultados em cada uma delas estão de acordo com o esperado: ou seja, se valem os investimentos de tempo e dinheiro.

Analisando resultados é possível ter certeza do que vale a pena ou não para sua marca. Além disso, o exercício de benchmark também é interessante: afinal, estar onde seu concorrente está sempre é uma boa tática.

Hora de planejar

O planejamento precisa ser feito diariamente, seja para definir o calendário ou avaliar as peças que vão para o ar. Foque em um processo para garantir a qualidade de cada etapa.

No cronograma, comece incluindo, a cada mês, as datas comemorativas e outras que possam ser importantes para o negócio, como dia do cliente e da classe que mais utiliza seu serviço/produto.

A próxima etapa é definir o layout e os textos de cada peça – este momento, também é útil para decidir qual recurso utilizar: vídeo, foto, imagem, GIF. Depende de qual gera mais engajamento com o seu público e o objetivo da divulgação.

Na hora de publicar, conte com ajuda de plataformas voltadas para a gestão de redes sociais. Nelas, você pode publicar em vários canais, agendando o horário para cada uma delas. E qual seria a melhor hora de publicar?

O teste novamente pode responder a essa questão ou ainda dá para contar com outros recursos para saber qual momento do dia é o melhor para a divulgação: as ferramentas de gestão ou até mesmo as principais redes sociais já oferecem essa informação.

Tudo feito: e agora?

O gerenciamento de redes sociais é um caminho do macro para o micro. Essa é a trajetória que mostramos aqui. Dos grandes conceitos de marca, que precisam ser espelhados nas redes sociais, às minúcias para garantir uma experiência perfeita para audiência.

Depois de passar por essas etapas está na hora de saber se o gerenciamento está dando certo: para isso, é preciso analisar os resultados. As plataformas de gestão de redes sociais já apresentam um dashboard interessante para levantar alguns dados, as próprias plataformas de redes sociais oferecem também. Mas, um time que cuida de performance – interna ou externa, pode ser ainda mais profundo e trazer insights relevantes.

Eles podem trazer dados que vão além do número de cliques, de seguidores ou comentários. Taxas de conversão e até melhorias nos canais para os quais direcionamos o cliente, com a intenção de transformar a ação em compra.

Conclusão

Redes sociais não é um trabalho 100% intuitivo, como a maioria das pessoas pode achar. É preciso técnica, estratégia e conhecimento para criar perfis que realmente atraem e falam com a audiência.

Algumas etapas são imprescindíveis, independente do segmento da empresa, para cuidar bem de perfis de redes sociais: um branding completo (definição de persona, manual de tom e voz e guide de cores), buyer persona e definição do objetivo de cada rede social utilizada.

Depois disso, o criativo fica por conta de aproximar pessoas e marca: para isso, o planejamento é fundamental. Nesse momento, define-se o que e como divulgar.

Ao finalizar todas essas etapas, a análise de resultados é que pode afirmar quais são os novos caminhos: o que manter, melhorar e deixar para trás. O importante é ter em mente que redes sociais são algo fluido, nunca está estagnado. É preciso sempre estar aberto para fazer o melhor.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Artigos relacionados

Leia Mais