SEO

Descubra como uma boa auditoria de conteúdo pode otimizar ainda mais os seus resultados

auditoria de conteúdo

Fazer um bom trabalho de SEO é um dos pontos-chave para o sucesso na internet. Porém, para que ele esteja sempre em dia, processos de auditoria de conteúdo devem acontecer com certa frequência pois, é mais do que uma opção, é uma necessidade.

Dentre os elementos que auxiliam na otimização de um site, estãos os conteúdos produzidos para ele. Por isso, ao realizar uma auditoria de SEO, não se esqueça de fazer também uma minuciosa auditoria de conteúdo.

Muitas pessoas acreditam que quanto mais conteúdo uma plataforma tiver, mais tráfego ela terá. No entanto, o Google não possui esse pensamento. Por estar sempre em busca de otimizar os seus resultados, o maior buscador online preza muito mais pela qualidade do que pela quantidade. Então, atentar-se ao seu ranqueamento, bem como nos fatores que o impede de chegar ao primeiro lugar das buscas é imprescindível.

Com uma boa auditoria de conteúdo, artigos curtos, duplicados, sem nenhuma relevância ou de baixa qualidade podem ser detectados e, posteriormente, retirados do lugar em que estão. Dessa forma, o seu tráfego aumenta e você ganha mais visibilidade.

Ao longo do artigo, você vai aprender como e por que fazer uma auditoria de conteúdo sempre que possível em seu blog ou site. Acompanhe! 

O que é uma auditoria de conteúdo?

Conteúdos relevantes para o seu público sempre será o melhor caminho. Mas como saber se o caminho que está sendo traçado realmente é bom? A resposta é fácil: com uma auditoria de conteúdo bem feita!

Etapa fundamental para quem trabalha com marketing de conteúdo, a auditoria de conteúdo tem como objetivo analisar se os conteúdos criados são realmente relevantes, funcionais e estão de acordo com a palavra-chave escolhida. Com esse processo, fica muito mais fácil de fazer melhorias em sua página na web e mantê-la dentro da estratégia criada.

Para que uma campanha de SEO seja eficiente, tudo precisa estar em perfeita sintonia. Portanto, é preciso estar atento ao que acontece para diagnosticar o que está errado com seu site e saber por onde começar os ajustes.

Como funciona o processo e para que serve?

Para que qualquer coisa funcione da maneira correta, é preciso um monitoramento e resoluções rápidas em casos necessários e o mesmo serve para os conteúdos da sua página.

A fim de que uma boa auditoria de conteúdo seja realizada, não são necessárias muitas horas do seu mês. Na realidade, você precisa de apenas algumas horas por dia, pois isso já será o suficiente para ajustar os conteúdos das páginas responsáveis pela maior parte do seu tráfego.

Ao começar a sua auditoria, você deve fazer, primeiramente, uma triagem a fim de inspecionar a qualidade dos seus conteúdos para isso, adote critérios de avaliação. Quando criados, você irá perceber que todas as suas páginas irão cair em alguma das situações abaixo:

  •   Manter como está;
  •   Melhorar;
  •   Remover;
  •   Consolidar.

Dentre os benefícios que a auditoria de conteúdo traz para o negócio, está a limpeza do seu canal digital. Muitas vezes, os conteúdos divulgados em um site já passaram da validade e não agregam em mais nada nem para ele, nem para o cliente. Outra situação bastante recorrente é quando existem diversos links sobre um mesmo assunto. Nesses casos, reunir as URLs em uma só é a maneira mais eficaz, pois o tráfego é todo reunido em um único lugar.

Esses e outros procedimentos você vai aprender a fazer a seguir. Mas antes, descubra a importância de realizar essa auditoria.

A importância de realizar uma auditoria de conteúdo?

Indica-se que o procedimento deva ser realizado regularmente, seja uma ou duas vezes ao ano ou seguindo o cronograma estratégico da sua empresa. Essa frequência é a ideal para que alguns pontos analisados pelos buscadores on-line sejam sempre reestruturados e melhorados dentro do seu site.

Veja abaixo as razões pelas quais é interessante realizar adequadamente a auditoria em seu conteúdo:

Evita as penalidades do Google

Quando o conteúdo é de baixa qualidade, o seu site é excluído das páginas de busca do Google. Então, para que isso não aconteça, analisar as palavras-chave e fazer revisão de conteúdo é essencial.

Reduz a taxa de rejeição

Com um bom trabalho de auditoria sobre o conteúdo do site, você identifica as páginas que as pessoas mais rejeitam e, assim, consegue aprimorá-las para que isso não aconteça mais.

Identifica as páginas mais relevantes

Ao descobrir quais páginas dão mais retorno para o seu site, você consegue atualizá-las com mais precisão, aumentando cada vez mais o seu tráfego por meio daquele link.

Foca em evergreen content

Por serem atemporais, os evergreen content são de extrema importância dentro de uma estratégia de conteúdo, pois fazem com que os buscadores o analise sempre de maneira relevante, uma vez que pode ajudar alguém hoje ou no futuro.

Identifica novas oportunidades

Com a auditoria em dia, você consegue enxergar novos horizontes e, consequentemente, produzir novos conteúdos em cima disso.

Passo a passo: como fazer uma auditoria de conteúdo na sua empresa?

Ao contrário do que as pessoas pensam, fazer uma auditoria de conteúdo não é complicado. Para tal, você precisa seguir algumas etapas com muita atenção.

Conheça mais delas:

Trace os seus objetivos

Antes de qualquer coisa, você precisa ter bem definido quais são os seus objetivos. Com isso, sua estratégia poderá ser traçada de maneira mais certeira.

Normalmente, as empresas objetivam os seguintes pontos:

  •   Aumento de tráfego orgânico;
  •   Melhora nas taxas de cliques;
  •   Fortalecimento na geração de leads;
  •   Redução na taxa de rejeição;
  •   Aumento da taxa de conversão.

Feito isso, as próximas etapas podem ser realizadas, pois possuem um propósito em comum.

Reúna todo o seu conteúdo em um só lugar

Antes de entrar na análise dos seus conteúdos, é preciso reuni-los em um único lugar. Você pode fazer isso em um arquivo editável, como uma planilha, organizando não só as URLs do site, mas também segmentando-as em categorias, a fim de facilitar visualmente o seu trabalho. Além disso, separe também os textos que contenham palavras-chave de grande relevância para o seu negócio.

Colete e analise dados

Com todo o conteúdo separado, é hora de analisar um por um. Para isso, acesse o Google Analytics do seu site e verifique quais são os conteúdos que mais se destacam.

Alguns pontos que podem trazer insights relevantes são:

  •   Tráfego (orgânico ou pago);
  •   Tempo de permanência na página;
  •   Taxa de conversão.

Utilize ferramentas ao seu favor

Felizmente, várias ferramentas já existem para facilitar o processo da auditoria de conteúdo. Descubra algumas abaixo:

  •   Ahrefs: ferramenta completa para te ajudar na análise do SEO;
  •   LongTailPro: pesquisa de palavras-chave;
  •   Google Analytics: análise de métricas;
  •   BuzzSumo: pesquisa de conteúdo;
  •   WooRank: como os robôs enxergam o seu site;
  •   SEMrush: análise detalhada de todas as suas páginas.

Conclusão

Uma auditoria de conteúdo bem feita vai muito além de uma análise técnica; é preciso um olhar humano sobre ela também. Por essa razão, garantir que as páginas que você já possui estejam boas para o ranqueamento é muito melhor do que apenas continuar publicando conteúdo sem saber o quanto ele irá ajudar na estratégia como um todo.

É bom sempre ter em mente que ao fazer um procedimento adequado sobre todos os textos que você já publicou não ajuda apenas o seu negócio, mas também as pessoas que acessam o conteúdo. Ao ter algo sempre completo e atualizado uma entrega de valor para quem está do outro lado será sempre garantida.

E ao fazer isso, pode ter certeza que a tarefa foi bem executada!

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