Para muita gente, a pandemia seria mais difícil sem as redes sociais. Elas proporcionaram que as pessoas continuassem a manter contato com familiares e amigos. As empresas e artistas, por sua vez, puderam manter a conexão com seu público. Obviamente, a Covid-19 não estava no radar de nenhum planejamento das grandes empresas de tecnologia do mundo, mas a proximidade oferecida pelas redes sociais foi fundamental para o momento ser menos aterrorizante.
Quando o foco passa para empresas e artistas, as redes sociais permitiram que alguns trabalhos fossem mantidos, ainda que não em um formato ideal. Eventos, shows e peças de teatro, por exemplo, apoiaram-se nos recursos das apresentações ao vivo para não ficarem paralisados durante a pandemia.
Apesar dessa solução, que passou até por um certo estágio de saturação devido à oferta constante de conteúdo, os profissionais e empresas mantinham suas receitas congeladas, uma vez que aglomerações continuam proibidas.
A grande novidade para ajudar esse público foi lançada no segundo semestre de 2020: um recurso para realizar eventos pagos pelo Facebook. Sim, a rede social inovou mais uma vez e já disponibiliza a funcionalidade para quem precisar realizar um evento e o melhor: não há nenhuma cobrança de taxa.
Por que usar o Facebook para eventos?
Além de ser gratuito, a rede social reitera que até o fim da pandemia não será preciso pagar nada pelo uso da plataforma, usar o Facebook para fazer um evento tem outras vantagens:
Parte significativa do seu público já está lá
Milhões de brasileiros têm conta no Facebook. Mais fácil que migrar as pessoas para novos canais como Zoom ou Teams, nos quais não seria possível cobrar pela entrada de forma automática e conectada à sua conta bancária, seu cliente pode ter acesso à sua grade de eventos em poucos toques.
Segurança
Antes de ter que acessar um sistema desconhecido e ainda ter que se cadastrar, o participante tem a segurança do Facebook para realizar pagamentos.
Divulgação
Provavelmente, o algoritmo do Facebook, que conhece bem o comportamento de seus usuários, vai ajudar a entregar a divulgação do evento para quem tiver interesse no seu tema.
E não podemos esquecer: o objetivo principal da plataforma é ajudar empreendedores, artistas e a quem mais for útil a conseguir rentabilizar durante a pandemia e contribuir na melhora do mercado. Obviamente, a rede social de alguma forma: ainda que seja pelo aumento da coleta de dados, especialmente se novos usuários se inscreverem no Facebook.
Contudo, é uma medida interessante para ajudar milhares de pessoas a ter receita em seus negócios.
Facebook para eventos: conheça todos os detalhes
A novidade está disponível em apenas 20 países e o Brasil é um deles.
Veja as outras nações que também têm o recurso liberado: Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Itália, Alemanha, França, Polônia, Austrália, México, Índia, Suécia, Países Baixos, Noruega, República Tcheca, Hungria, Ucrânia, Bélgica, Singapura e Espanha.
O valor dos ingressos é totalmente do organizador do evento.
Não há nenhuma cobrança de taxa pelo Facebook. Inicialmente, quem transmitisse o evento pelo sistema iOS receberia 70% do valor arrecadado, o restante seria transferido para a Apple. Após, negociação, essa regra caiu até, pelo menos, o final de 2020.
Saiba mais neste trecho divulgado pelo próprio Facebook.
“As empresas poderão obter o valor integral de seus eventos online pagos (descontados os impostos aplicáveis) a partir de agora até 31 de dezembro, período em que a Apple concordou em isentá-las da taxa de 30% da App Store. Depois disso, a taxa voltará a ser cobrada. Todas as empresas e criadores de conteúdo são elegíveis, exceto os gamers.
Dessa forma, o Facebook Pay passará a processar todas as compras de eventos online pagos pelos próximos três meses. O Facebook segue não cobrando nenhuma taxa pelos eventos online pagos e assim será enquanto as empresas permanecerem fechadas em função da pandemia, pelo menos até agosto de 2021”.
- Sobre o pagamento: é preciso conectar uma conta bancária ao Facebook Pay, a transferência só ocorre depois que o saldo foi igual ou superior a US$ 100.
- Você pode fazer tudo em um só lugar: criar, hospedar e apresentar seu evento, além de poder gerenciar toda a parte de venda de ingressos.
- Obviamente, o Facebook controla o tipo de conteúdo que transita pela rede. Assim, algumas temáticas não são permitidas. Conheça os temas que não podem ser usados, apesar de que o bom senso basta para entender por que são temas censurados:violência, discurso de ódio, conteúdo sexual e propaganda enganosa.
- Existem também alguns formatos que não podem ser usados nos eventos. Conheça: montagens de texto, vídeos em loop, apresentação de imagens, vídeos estáticos ou enquetes de imagens estáticas. Tudo para garantir que os pagantes realmente tenham uma experiência mais próxima do que aconteceria em um evento presencial. Afinal, ninguém pagaria ou iria até um lugar para ver um dos tipos de apresentação que citamos neste tópico.
Agora, não se esqueça do conteúdo do seu evento
Assim, a preparação do seu evento pode abranger muitas experiências aulas, esportes — o próprio Facebook indicou que lutas de boxe dão bom resultado na plataforma. Aulas de academia — dança, yoga —, culinária, quizzes interativos, shows e até encontros virtuais. Todas são opções que prometem engajamento no Facebook para eventos.
Abaixo, selecionamos algumas dicas básicas para começar a planejar seu evento.
Tema
Entenda seu público e o seu negócio antes de definir o tema do seu evento. A palestra ou qualquer outro formato que decidir não precisa estar diretamente ligada à venda do seu produto. É dono de um bar? Que tal um evento para ensinar como fazer em casa o melhor petisco do cardápio, por exemplo?
Dia e horário
Pesquise para saber qual é o melhor dia e horário para fazer seu evento. Utilize as redes sociais, os relatórios disponíveis nelas, para descobrir em quais dias e horários seu público mais interage com você.
Qualidade
Ofereça uma experiência relevante durante o evento para cativar o seu público. Foco os aparelhos e qualidade de quem apresenta o evento, escolha sempre pessoas preparadas para falar sobre o tema.
Conclusão
Artistas e empresas podem realizar eventos à distância e aproveitar para lucrar com a venda de ingressos e sem pagar nada para ter acesso a uma plataforma já integrada para divulgação, apresentação e recebimento dos pagamento dos participantes.
O Facebook para eventos foi lançado no segundo semestre de 2020 com o objetivo de ajudar profissionais que estavam parados a voltar a angariar receita com a produção de eventos.
As facilidades são inquestionáveis: além da plataforma já contar com milhões de brasileiros, a gestão é completa. Dá para criar e hospedar um evento, divulgar, definir valor e cobrar em um só lugar.
Aproveite já essa novidade, use o recurso e tenha mais essa receita no seu negócio. Se precisar de ajuda, conte sempre com os profissionais de Marketing ou com agências especializadas.