Não ache que um plano de Mídia Social não é para sua empresa. Não importa se está no começo do negócio ou se já está no mercado há algum tempo, as estratégias para venda no mundo on-line não podem faltar.
Especialmente em tempos de pandemia, é importantíssimo garantir um espaço ao sol no ambiente digital para divulgar produtos e aumentar a clientela. Neste artigo, vamos explicar quais são os principais passos para inserir sua marca no Marketing Digital. Continue a leitura!
O que é o Marketing Digital?
São estratégias para difundir sua marca e seus produtos em ambientes digitais, como: Instagram, TikTok, Facebook, resultados nos buscadores e mais.
Se você não compreende a importância desses espaços, vale dizer: mais da metade da população brasileira tem acesso à internet e, por meio dela, se comunica, se informa e se posiciona. Por isso, marcas que querem aumentar suas receitas devem começar a interagir com esse público de forma organizada e com objetivos claros. Tudo começa com um plano de Marketing Digital.
Ainda tem dúvidas do que é Marketing Digital?
Vamos fazer uma comparação com o Marketing tradicional. Ele é o que você encontra nos anúncios de TV, jornais e revistas impressas. São publicidades que, com um único “disparo”, atingem uma massa de consumidores na expectativa de converter vendas.
Apesar de atingir mais pessoas, as campanhas não são tão eficazes pois estimulam públicos indiferentes a elas e, além disso, podem ser extremamente caras.
Já no Marketing Digital, existe a possibilidade de divulgar seu negócio pagando valores acessíveis e definindo exatamente o público pelo o qual tem interesse em atingir. Como? O acesso e interpretação, por meio da Inteligência Artificial, dos dados dos usuários na internet permite que as grandes empresas que fornecem o serviço de publicidade digital como Google e Facebook saibam exatamente para quem enviar seu anúncio.
Antes de colocar seu anúncio na internet: o que fazer?
Da mesma forma que as publicidades off-line, as feitas no modo tradicional, são pensadas em cada detalhe, as on-line também precisam ser. Apesar de serem mais acessíveis para as empresas, o resultado criado pode ser o mesmo – por isso, cuidado para não associar sua marca a aspectos negativos. Algumas dicas importantes para não cometer esse erro são:
1 – Sua marca tem um jeito de falar?
Todas as pessoas têm personalidade, as marcas – por estarem em contato direto com o público – também têm. Dependendo do produto e do objetivo, ela vai se posicionar de determinada forma.
Por exemplo, uma rede de lanches que tem como principal objetivo atrair jovens, se comunica de uma maneira diferente de uma restaurante com estrela Michelin, pois seus públicos são diferentes e se expressam de formas diversas.
Mas se a lanchonete tiver um conceito de culinária vegana, talvez o tom de responsabilidade seja incluído na sua forma de falar, pois seu objetivo vai além de alimentar, também envolve conscientização ambiental.
Tudo isso para demonstrar que a forma de falar da sua empresa depende de vários fatores e encontrar a voz e tom ideal para seu negócio podem fazer com que você se destaque das concorrentes que não dão atenção à personalidade da marca.
Entenda na prática
Basta pensar no Nubank. A proposta de ser transparente e simples na experiência bancária está refletida na sua forma de falar: também simples, acessível, direta e coloquial, fazendo parte do dia a dia, diferente da postura burocrática dos bancos tradicionais.
2 – Qual é a identidade visual da sua marca?
Se o trabalho de identidade visual da sua marca for bem feito, o nome dela pode até ser descartado, se necessário.
Por exemplo, ao ver um anúncio laranja na TV provavelmente o Itaú será rapidamente remetido à sua mente; assim como o vermelho da Coca-Cola. Por isso, definir as cores e como elas se apresentam nas peças digitais e off-line é fundamental para sua marca ser reconhecida de outras formas.
Como criar um plano de Mídias Sociais?
Sabendo como escrever e como se apresentar visualmente para seu público, está na hora de definir o que comunicar, para quê e como. Vamos lá?
Crie estratégias
Não basta apenas divulgar conteúdo de forma aleatória. Defina quais produtos são os que precisam de mais destaque para alavancar as vendas e acompanhe as métricas. Faça testes de horário, criativos segmentados, inclusive publique conteúdo diferente por redes sociais, analise os resultados e veja como seguir.
Escolha onde quer estar
Sua empresa não precisa estar em todas as redes sociais. Use aquelas em que seu público está. Não vale a pena se esforçar para estar onde seu cliente não está.
Quais formatos?
A regra aqui é diversifique e, novamente, teste: lives, reels, filtros, texto, vídeo. Use o que estiver à disposição, descubra qual é o melhor para você e seus clientes. Aposte em melhorias frequentes. O mais do mesmo pode derrubar todo seu resultado de engajamento.
Interação sempre
Está nas redes sociais? Então esteja preparado para interagir e mais: responder críticas e elogios. Como dissemos antes, o ambiente digital é um espaço de posicionamento. Tome cuidado para não ofender públicos ou minorias e ter uma crise de marca.
Conclusão
Estar no ambiente digital em 2021 pode ser uma questão de sobrevivência para muitas marcas e negócios. Para adentrar nas redes sociais e garantir resultados positivos, um plano de Marketing Digital é fundamental.
Com ele fica muito mais difícil dar passos em falso na sua estratégia. Pense que é preciso ter uma linha de comunicação e estética para que sua interação seja clara, eficaz e se sobressaia à dos concorrentes.
Depois é a hora de colocar a mão na massa: definir campanhas – com os produtos mais importantes e que geram mais receita –, em seguida, crie outras prioridades e nunca deixe de interagir sobre os temas que estão em foco na sociedade, mas evite polêmicas.
Com essas dicas fundamentais já é possível criar perfis digitais que espelhem seu propósito e os grandes diferenciais da sua empresa. Comece a tirar já seu plano do papel!