Você sabia que mais de 15% da população mundial possui algum tipo de deficiência? E, apesar das empresas terem investido em acessibilidade, poucas contam com sites e produtos que se adaptem às necessidades de conhecimento do produto ou serviço. Por isso, é importante que a sua empresa aposte na acessibilidade digital para melhorar a experiência do usuário e atender a este público específico.
Neste artigo, você vai entender um pouco mais sobre a acessibilidade digital e por que a sua marca deve começar a pensar nisso. Vamos lá?
O que é acessibilidade digital?
Acessibilidade digital é tornar a navegação na internet fácil e simples para pessoas com deficiência. Basicamente, é transformar os sites, aplicativos e dispositivos online em ferramentas inclusivas, possibilitando que qualquer pessoa tenha acesso ao conteúdo com a mesma qualidade.
Por isso, as empresas precisam facilitar o acesso a dificuldades ligadas a:
- limitação de audição ou visão;
- problemas de mobilidade relacionadas ao uso de mouse, teclado e fones de ouvido;
- acesso limitado a monitores pequenos;
- conexão com a internet.
Para que essas barreiras sejam quebradas, os web designers devem testar a usabilidade da página, testando a capacidade operacional é perceptível, nada no site pode ser invisível e indetectável, pois isso dificulta o acesso de algumas pessoas.
Quais são os modelos de acessibilidade na internet?
Os sites e aplicativos devem investir em plataformas que permitam que o conteúdo seja acessado de qualquer dispositivo, com conteúdos que favoreçam a interação de pessoas que possuem dificuldades sonoras ou visuais.
Recursos que devem ser fornecidos:
- fotos e vídeos com descrição em texto e áudio;
- habilitar todas as funções para uso no teclado, principalmente porque algumas pessoas não conseguem utilizar o mouse para navegação;
- uso de vídeos com legendas ocultas para leitores com deficiência auditiva;
Por que é importante investir na acessibilidade digital?
O Decreto Federal nº 5.296, obriga que as empresas garantam a acessibilidade a todos, inclusive na internet. Além disso, segundo pesquisa da Click-Away Pound, 69% dos entrevistados já desistiram de um site por falta de acessibilidade. 86% afirmou que se as lojas online proporcionam acessibilidade, eles comprariam mais. Ou seja, as pessoas que possuem deficiência estão sendo limitadas no acesso a produtos e serviços por conta da falta de usabilidade dos sites.
Além disso, você sabia que a acessibilidade é um ponto importante em SEO, quanto mais usabilidade de navegação o seu site tem, melhor ele é posicionado no Google e em outros buscadores de informações.
Como começar?
A WACG, Diretrizes de Acessibilidade para o Conteúdo da Web, listou algumas práticas que podem ser aplicadas a conteúdos disponibilizados em sites. Nós separamos algumas ações que são importantes e que constam na cartilha, como:
- inclusão de legendas em todos os vídeos;
- Opção de áudio em todos os textos disponíveis;
- Legenda e áudio para imagens;
- Conteúdos em formatos multiplataforma, vídeo, foto, áudio e texto;
Abaixo vamos conversar um pouco mais sobre algumas práticas.
Imagem e descrição
É imprescindível que todas as publicações da sua marca que contém só com imagem, possuam uma descrição em texto, você pode fazer isso inserindo um texto alternativo. Para isso, você precisa habilitar a sessão “texto alternativo” na rede social da publicação.
Uso de textos e marcações
Uma boa forma de levar emoções para o texto é utilizando cores e marcações, isso porque as principais informações vão estar destacadas, facilitando a busca do usuário. Um exemplo simples, é inserir X (em vermelho) para o cancelamento de uma ação, e V (verde) para a confirmação.
Áudio para conteúdos em texto
Para as pessoas que possuem dificuldades relacionadas à visão, você pode disponibilizar o material na opção de áudio. É possível habilitar em todos os seus textos a opção.
Como conversamos até aqui, o acesso a internet deve ser acessível para todas as pessoas. Por isso, a sua empresa deve investir em ferramentas que contribuam para a inclusão e disseminação do conteúdo para o maior número de pessoas possíveis. Pense no que conversamos e comece já a mudar o seu site e adaptar os seus conteúdos!