Conheça o Action Learning: método que transforma equipes e organizações
A resolução de problemas é uma das habilidades cada vez mais exigidas pelo mercado de trabalho. Após a pandemia de Covid-19, ela se tornou fundamental para a maior parte das empresas, afinal, com a chegada do novo normal, novos desafios aparecem a todo instante e precisam ser elucidados.
Para auxiliar os líderes, o action learning, método usado para melhorar os processos internos, atraiu ainda mais os olhares dos gestores, pois conseguem ensinar a função aos colaboradores enquanto eles realizam a ação. Basicamente, a metodologia consiste em aprender enquanto faz, tornando o aprendizado dinâmico e rico.
Continue lendo para saber como aplicar o action learning na sua organização e transformar a sua equipe.
Boa leitura!
O que é e como funciona o action learning?
No período da Segunda Guerra Mundial, 1938-1945, a mão de obra masculina foi transferida das fábricas para o fronte de batalha, o que tornou necessário que as mulheres fossem inseridas no mercado de trabalho para suprir a demanda de produção.
Entretanto, as empresas encontraram o desafio de treinar as novas funcionárias com qualidade, rapidez e de uma forma que a produção não fosse interrompida. Assim nasceu o action learning, em tradução livre, aprender fazendo.
Mas, para que isso seja possível, foram desenvolvidos seis passos:
- Problema: a empresa precisa ter um problema a ser solucionado;
- Grupo: os funcionários precisam se dividir em grupos, de preferência com pessoas de diferentes idades, sexos e cargos;
- Coach: é necessário que um profissional certificado participe da ação, realizando o treinamento dos funcionários, pois a principal função do action learning é o desenvolvimento de habilidades;
- Perguntas: conforme, George Brough, formado em ciências políticas pela London Metropolitan University, o action learning é sobre fazer as perguntas certas, não fazer sugestões com base em “eu acho”, ou “eu penso”;
- Ações: os funcionários que se dividiram em grupos, devem propor soluções para os problemas enfrentados pela empresa, com base no que aprenderam no treinamento teórico, quando chegaram na organização;
- Aprendizagem: é o momento que os colaboradores refletem sobre as propostas apresentadas pelos outros colegas e discutem cada ideia. Afinal, não importante quando resolver um desafio, é discutir sobre ele. Assim, é possível encontrar a solução que vai beneficiar o maior número de pessoas.
Quais são os benefícios do action learning?
Resolução de problemas
Atualmente, a resolução de problemas é uma das competências mais valorizadas no mercado de trabalho, isso porque ela está relacionada ao pensamento rápido, proatividade e enorme capacidade de apresentar soluções.
Segundo o Fórum Econômico Mundial, a solução de problemas será uma das habilidades mais importantes no futuro. Principalmente, porque o mundo irá enfrentar cada vez mais problemas como: pandemias, desemprego, adversidades econômicas entre outros.
Desenvolvimento de colaboradores e Engajamento
Funcionários que recebem treinamentos constantes, desenvolvem novas habilidades e consequentemente se tornam capacitados para ocuparem novos cargos. Como, por exemplo, funções de liderança.
Segundo um estudo apresentado pelo Global Fluency: How better communication improves business performance, com 500 empresários, em 17 países diferentes, mostrou que instituições que investem em seus funcionários possuem 74% mais engajamento do time.
Conhecimento coletivo e Cultura Organizacional
O conhecimento coletivo é uma ferramenta importantíssima para uma boa cultura organizacional, afinal, uma empresa é a junção de um número indeterminado de pessoas com pensamentos diferentes em prol do mesmo objetivo.
Em quais casos o action learning pode ser aplicado?
Conexão entre departamentos
Como a ferramenta explora a criação de grupos, é uma excelente forma de gerar conexão entre funcionários de diferentes áreas. No dia-a-dia, isso vai contribuir para a fluidez dos processos e melhoria da organização, pois quanto mais os funcionários se conhecem, mais eles tendem a trocarem conhecimentos e solucionarem juntos os problemas.
Engajamento
Como comentamos, negócios que promovem a educação empresarial entre os colaboradores possuem um engajamento maior. E, uma ótima forma de instigar a motivação entre os funcionários é aplicando o action learning e pedindo que os funcionários compartilhem seus maiores dilemas e apresentem soluções.
Problemas resolvidos
Devido a prática, os problemas urgentes são resolvidos de forma rápida e definitiva. Isso porque o coach vai auxiliar os funcionários a pensarem de forma estratégica e apresentarem soluções que funcionam.
Por fim, ao aplicar a metodologia em sua empresa, esteja preparado para adaptar as etapas ao ritmo da sua equipe. E lembre-se, não desista até encontrar a solução para a sua emergência.
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