Conheça a andragogia, a heutagogia e descubra como o ensino autodidata pode trazer vantagens para sua empresa
A implementação da aprendizagem corporativa passa por diversas questões, que precisam ser analisadas de forma prévia, a fim de determinar o melhor formato para a empresa que quer desenvolver e treinar seus colaboradores através de cursos e treinamentos.
Nesse sentido, a heutagogia e a andragogia são termos que aparecem na hora das definições de modelo de treinamento. Mas você sabe como funcionam essas metodologias e as diferenças entre elas? Prossiga a leitura e conheça.
Heutagogia e andragogia: entenda os principais conceitos de cada método
Antes de falarmos sobre as diferenças, precisamos explicar como funciona cada método de ensino e suas principais características:
Heutagogia: termo derivado do grego, pela junção de heuta (auto) e agogus (guiar). Esse método foi criado por Stewart Hase e Chris Kenyon, na Austrália, na década de 90. O princípio básico da heutagogia é o aprendizado de forma mais autônoma, sem a obrigatoriedade de um professor para o ensino. Nessa metodologia, o próprio aluno é seu guia e quem define o conteúdo a ser estudado.
Andragogia: o termo surgiu a partir do grego, pela união dos termos andros (adulto) e gogos (educar), feita pelo filósofo americano Malcolm Knowles, na década de 70, que identificou que as pessoas adultas contavam com suas próprias experiências de vida como parte do aprendizado. Andragogia, portanto, se refere ao ensino direcionado ao público adulto, mais maduro, que possui outra visão e aspirações de vida. Utilizando esse formato de ensino nos treinamentos corporativos para os profissionais de maior faixa etária, a empresa consegue engajar, motivar e gerar valor na visão dessas pessoas acerca de novos aprendizados, adequando seu formato ao ritmo de vida e aspectos vividos por esses profissionais.
Conheça as principais diferenças entre heutagogia e andragogia
Para entender como os métodos se diferem na prática, listamos aqui as principais diferenças entre eles:
Presença de professor. Essa é a principal diferença entre os métodos. Enquanto a heutagogia prega um ensino autônomo, onde o próprio aluno é seu mentor e precisa ir em busca de seu próprio conhecimento de forma autodidata, na andragogia o ensino é guiado por um facilitador, geralmente sendo o professor quem irá dirigir os estudos e guiar o aprendizado.
Proatividade. Na heutagogia o aluno é levado a se desenvolver e agir com proatividade, definindo os conteúdos que serão mais relevantes para seu próprio aprendizado, criando sua metodologia. Já na andragogia, o aluno não se vê no papel de definidor do ensino, bastando seguir o plano de ensino definido pelo guia ou professor.
Plano de ensino. Para a definição do plano de ensino, guia de aprendizado e busca de referências, a heutagogia atribui ao próprio aluno essas tarefas, assim, ele poderá identificar com propriedade e autonomia de que forma irá estudar. Já no formato da andragogia, os planos são definidos e implementados conforme direcionais pré-definidos.
Benefícios da heutagogia na aprendizagem corporativa
Ambos os métodos trazem benefícios para a educação corporativa. Porém por ser aplicada para diferentes áreas e pessoas com diferentes características, a heutagogia apresenta também vantagens como:
- Economia. Na heutagogia o aluno é seu próprio protagonista e, embora a presença do professor seja indispensável, nessa metodologia ele é acionado sob demanda dos alunos para eventuais consultas e dúvidas, sem a necessidade de presença integral.
- Aumento da confiança, proatividade e autonomia. Ao atribuir ao aluno a responsabilidade de seu próprio aprendizado, a empresa demonstra confiança em sua capacidade e responsabilidade.
- Aprendizado facilitado. Ao abrir o leque de oportunidades para que os colaboradores definam seus planos de aprendizado, eles podem optar por métodos que mais se identifiquem, facilitando a absorção dos conteúdos.
Como aplicar a heutagogia no aprendizado corporativo?
Para tornar o ensino autodidata uma realidade em sua empresa, é preciso de um bom planejamento que conte com os passos:
- Defina as competências a serem desenvolvidas;
- Faça um plano de comunicação que reforce os objetivos da iniciativa desse método de aprendizado;
- Conscientize os colaboradores em relação às suas responsabilidades e resultados desejados;
- Treine suas lideranças e RH para que acompanhem os colaboradores nesse processo;
- Faça o acompanhamento dos indicadores e resultados, garantindo assim que os objetivos estão sendo atingidos;
- Conte com parceiros e plataforma especializada que facilite a gestão do aprendizado individual de cada colaborador, fornecendo assim a ferramenta necessária para que eles desenvolvam seus planos de ensino.