Mídias Sociais

Mais 66 milhões de brasileiros estão no Instagram: sua marca anda bem por lá?

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Já não é novidade que as redes sociais são muito relevantes na rotina de seus usuários e, como uma janela para informações e interação, tornaram-se peças muito importantes nas campanhas de Marketing Digital. 

Nos últimos meses, o TikTok se destacou entre as plataformas digitais para interação e trouxe uma nova linguagem para a cena das redes sociais. Contudo, quem está chegando ao ápice, ocupando o lugar de mídia social mais importante, é o Instagram.

Para se ter uma ideia – em 2019 – ele ultrapassou pela primeira vez o Facebook no número de interação entre usuários, apesar de ainda estar abaixo com o índice o total de inscritos.

Diante desse quadro, saber como engajar a audiência do público do Instagram é um fator competitivo para marcas, quem desvendar a própria fórmula de engajamento pode desfrutar de melhores resultados. Para ajudar, neste artigo, vamos apresentar algumas dicas para criar conteúdo para o Instagram. Acompanhe!

Por que investir no Instagram?

O Instagram tem 1 bilhão de usuários cadastrados na plataforma, 66 milhões de deles estão no Brasil. Sem dúvida, parte relevante do seu público-alvo está lá e, por isso, vale a pena dedicar tempo e estratégia para trabalhar com as melhores práticas do mercado.

Além disso, contando com essa variedade de público, você pode aproveitar para publicar conteúdo voltado para clientes em diversas etapas do seu funil de conversão. Por exemplo: textos para apresentar as soluções oferecidas pelo seu produto, educação para uso do produto, campanha de divulgação de marca.

Esse é o ponto de partida para compreender a variedade de possibilidades que o Instagram pode oferecer.

O que mais considerar?

Alguns pontos importantes e que devem ser considerados: o seu objetivo no Instagram. Mesmo com a possibilidade de trabalhar com diferentes temas, é preciso identificar se todas elas cabem à sua marca e interesses dela. Às vezes, o objetivo principal é apostar em campanhas para fortalecer o branding da marca. Nesse caso, divulgação de tutorias, por exemplo, não seriam ideais.

Outra questão: identifique qual(is) é(são) a(s) persona(s) dentro do seu público. Isso, assim como em todas as comunicações de Marketing, vai ajudar a criar conteúdos ainda mais certeiros. Vamos à produção de conteúdo!

Básico

Conteúdo precisa de estratégia: reúna-se com o seu time de Marketing diariamente para antecipar um calendário de divulgação de peças. Leve em consideração lançamento de produtos, novidades da área do seu negócio, projetos relevantes, datas comemorativas e tudo mais o que for importante. Faça análise de benchmark com os concorrentes, por meio das características da marca, projete-se para criar uma linguagem própria para seu negócio nessa rede social.

Lembre-se sempre de que o Instagram não é um canal corporativo, por isso: além de educar e apresentar suas soluções, seja leve e descontraído, respeitando a persona criada para cada marca.

Versatilidade

Além das publicações no feed, existem outros recursos para usar no Instagram:

  • Stories: publicações que somem após 24;
  • Lives: transmissões de conteúdo ao vivo;
  • IGTV: um acervo de vídeos gravados.

O que eles têm em comum? Todos têm como base o recurso multimídia. O benefício é que esse tipo de mídia é uma das mais atraentes, se feita da forma correta: TikTok e YouTube são a prova disso.

Ideias para criar suas editorias

1 – Lançamentos de produtos

É muito importante lançar os novos produtos nos canais oficiais. Toda vez que houver uma atualização, programe-se para divulgar e aposte em formatos dinâmicos.

2 – Esteja por dentro das tendências

Tente reproduzir no seu canal no Instagram as tendências que estão dominando as redes sociais. Por exemplo, caça-palavras em que as três primeiras palavras encontradas refletem determinada situação do cliente – como será o fim de semana.

Use expressões que estão na moda, memes, figurinhas e outros recursos que achar interessante, sem nunca esquecer de estar alinhado às diretrizes da sua marca.

3 – Interação via stories

Já comentamos acima a respeito desse recurso do Instagram. Com ele, é possível produzir conteúdos que desaparecem após 24h. Entre os recursos disponibilizados, existem os filtros e opções de interação: perguntas e respostas e enquetes.

Programa-se para usá-los em suas editorias, é uma chance para ouvir seu público e criar proximidade. E, além disso, por que não fazer perguntas relevantes que realmente possam causar impacto no seu produto/negócio. É realmente uma chance de ouvir seus clientes. Mas nem sempre precisa ser assim, ocupe os stories da sua marca para também criar momentos de descontração.

4 – Tutoriais

Mais fácil que entrar em contato com a Central de Relacionamentos, é encontrar o que precisa na conta da empresa. Explore vídeos para tirar dúvidas sobre o funcionamento de produtos e serviços.

É um conteúdo importante e prático que pode dar ainda mais relevância à conta do Instagram de empresas. Afinal, o espaço passa a ser também um acervo das informações relevantes para o cliente, que passa a ser educado nesse canal também.

Use os destaques do Instagram para organizar o conteúdo didático que já foi criado e que esteja no formato dos stories. Com isso, é possível organizar o perfil de forma similar ao menu de um site e facilitar o dia a dia de quem tiver alguma dúvida a respeito do seu produto.

5 – Interação com outros canais e campanhas com influencers

Outra proposta interessante é realizar campanhas de awareness ou de produtos em perfis do Instagram que estejam de acordo com o propósito da sua empresa. Não adianta ser uma marca de alta renda, por exemplo, e pagar pela publicação de conteúdo em perfis que atingem com mais intensidade outras classes sociais. Essa tática pode render novos seguidores e também novos negócios.

O segundo passo, é criar um conteúdo relevante e que combine com as duas marcas, que não cause estranheza para nenhum dos dois públicos.

Indo além das páginas, o mesmo processo, seguindo as mesmas orientações, pode ser feito com figuras públicas. Associá-las às diversas personas da sua marca pode garantir bons frutos também. Nesse caso, vale sempre repostar ou criar conteúdo original para a própria marca da empresa, e não deixar apenas no feed dos influencers.

6 – Acompanhe resultados sempre

Sempre é possível melhorar. Por isso, analisar os resultados, quando o assunto é conteúdo para o Instagram, não pode ficar de lado.

Analise se o investimento em ações pagas trouxe o resultado imaginado. Daí, é importante saber qual era o objetivo para evitar frustrações: aumento de seguidores, diminuir o número de queixas, conversão, acesso ao site. Enfim, as possibilidades são muitas e é preciso saber exatamente o que se quer antes de colocar a mão na massa.

Para esse trabalho, assim como o de execução das peças, escolha profissionais da área ou invista em agência de Marketing Digital. Eles poderão captar com mais facilidade suas necessidades e transformá-las em ação, de acordo com as melhores práticas.

Conclusão

O Instagram é uma ferramenta muito influente nas campanhas de Marketing. E, para alcançar resultados relevantes, é preciso dominar a linguagem dessa rede social.

As novidades surgem diariamente: novos memes, expressões e modas que podem ajudar a aproximar seu negócio do seu público. E, de acordo o seu Manual de Marca e de Tom, é possível fazer isso de forma descontraída e natural.

Quando isso é alcançado: a relevância da sua marca é construída a partir de uma relação natural com o consumidor, sem dúvida, o Marketing cumpriu seu papel.

Além disso, é indispensável acompanhar as métricas e resultados para identificar erros, melhorias e ajustes, esse é um processo contínuo e, para se dar bem nele, é preciso estar disposto a reconhecer a rapidez das mudanças na área e mais: estar atento a elas!

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