SEO

Como escrever conteúdo para SEO de forma simples e profissional

conteúdo para seo

Conheças o passo a passo e 3 dicas matadoras para ter os melhores resultados.

Você já parou pra pensar quantas vezes por semana, ou até mesmo por dia, você utiliza os buscadores da internet para pesquisar sobre um produto, serviço ou até mesmo uma notícia de seu interesse?

E você sabe como os resultados dessas buscas chegam até você?

Se você respondeu que são por meio das palavras-chave que você pesquisou, parabéns, você acertou. Mas qual é a lógica por trás da ordem em que esses sites aparecem nos buscadores?

Os algoritmos são, sem dúvidas, o ponto de partida, mas o que talvez você ainda não saiba é que o Search Engine Optimization (SEO), vai muito além disso.

Os algoritmos dos buscadores, em especial os do Google, evoluem a cada dia e priorizam cada vez mais a experiência do usuário. Isto quer dizer que, de nada adianta colocar dez vezes a mesma palavra-chave no material se este não for, de verdade, relevante e considerado de qualidade para o seu público. Se isso acontecer, o seu site pode não receber o ranqueamento esperado ou, pior, pode ser punido.

Coloque-se no lugar do usuário e se questione: se você fosse a pessoa pesquisando por aquele conteúdo, a sua publicação te traria as respostas que busca? Quais as palavras-chave que você usaria para realizar a pesquisa? Quais os tipos de conteúdo que te atrairia mais? 

Então, como escrever conteúdo para SEO?

Primeiro de tudo vamos entender melhor o que é SEO. A sigla para o termo Search Engine Optimization significa “otimização de conteúdos para mecanismos de busca”. Ou seja, os textos para SEO são materiais desenvolvidos com base em estratégias de otimização e tem, como objetivo, atrair, segmentar e conduzir, de forma orgânica e natural, as pessoas até o seu site. 

A importância de trabalhar o SEO da sua empresa 

Os conteúdos para SEO são importantíssimos para que a sua estratégia de marketing digital seja bem-sucedida, uma vez que eles são a principal forma não paga de atrair o público até o seu site. Além disso, a maioria do tráfego on-line é guiado por mecanismos de busca.

Passo a passo para escrever conteúdo para SEO

1-    PALAVRA-CHAVE

Você já tem o tema, já sabe o que quer falar, mas ainda não definiu a palavra-chave que vai utilizar em seu conteúdo para SEO. Se eu pudesse te dar uma só dica, essa seria: invista tempo definindo a palavra-chave do seu texto.

A definição correta da palavra-chave é o primeiro passo para que o Google, que é o principal buscador on-line, dê atenção e relevância ao seu conteúdo.

É possível utilizar desde uma única palavra-chave até uma frase inteira, como as famosas perguntas que são feitas diariamente ao Google e seguem um tom mais informal e pessoal.

Por exemplo, vamos supor que você tenha um pet shop. As pessoas podem buscar pelas palavras-chave “petshop”, “veterinário”, “ração”, ou então pela frase “qual o petshop mais perto de mim”. 

Para isso, utilize todas as ferramentas online disponíveis, como o Keyword Planner, o Ubersuggest e o SEMrush, que mapeiam as palavras-chave mais procuradas, sugerem quais são as melhores para usar em artigos e indicam o volume de buscas mensais. Também é possível conhecer os termos que estão em alta por meio do Google Trends.

Isso tudo aliado à sua intuição e conhecimento sobre o negócio te levarão, certamente, a definição correta da palavra-chave em seu conteúdo para SEO.

2-    META TITLE

A meta title nada mais é do que o título do artigo que aparece nos resultados de pesquisa do Google, e é uma das estratégias que compõe o conteúdo para SEO. Esse título, ou tag, aparecerá na aba do navegador e, portanto, deve conter a palavra-chave definida, além de um número limitado de caracteres que, se ultrapassados, serão cortados dos resultados. 

Crie títulos atrativos pois, além de tornar seu artigo bem visto pelos buscadores, você também aumentará o número de cliques de sua página, o que é um fator importantíssimo de ranqueamento.

3-    META DESCRIPTION

A meta description é a descrição do seu conteúdo, a extensão do title. Uma boa meta description pode ser decisiva na escolha do usuário. Isso porque, quando o usuário procura por uma palavra-chave no Google e ela aparece na meta description, o texto fica automaticamente em negrito, o que, definitivamente, chama a atenção do usuário e destaca o seu conteúdo dos demais, fazendo com que o seu site receba mais cliques e, assim, um ranqueamento melhor.

4-    LINKS INTERNOS

Manter o usurário por bastante tempo em seu site é um sinal certeiro para o Google de que o seu site é relevante e traz uma boa experiência para o público. E a linkagem interna cumpre muito bem esse papel.

Sabe quando você está lendo um conteúdo e uma parte da frase do texto é um link que leva para outro lugar dentro do mesmo site? O Google monitora a quantidade e qualidade desses links internos e melhora o ranqueamento dos sites que utilizam dessa estratégia em seus domínios.

5-    LINK BUILDING

Mais importante ainda que os links internos no seu site, são os links externos, ou os links buildings. Se você for linkado em outro site, então, melhor. Quando outros sites citam o seu e criam um link para a sua página, o Google, automaticamente, aumenta a autoridade e relevância do seu site e, consequentemente, isto sobe a sua posição no ranking dele. É como se fosse a política da boa vizinhança. Você cita outros sites e outros sites citam você, assim todo mundo cresce junto.

Mas saiba: isso só é realmente válido quando os assuntos seguem os mesmos contextos e estão relacionados, ou quando se complementam. Eles precisam falar a mesma língua. Conteúdos para SEO de qualidade e com relação entre si aumentam a possiblidade de seu site ganhar links e ranqueamento. 

6-    ATUALIZAÇÕES DO GOOGLE

Lembra lá em cima quando dissemos que nem só de palavras-chave vive um texto para SEO? Aqui vamos explicar um pouco mais sobre o que é essa tal de experiência do usuário que os buscadores querem tanto.

Em 2016 o Google só conseguia mostrar páginas que fossem diretamente relacionadas com o termo buscado pelo usuário. Hoje, o Rank Brain (fator presente no algoritmo de buscas do Google, o Hummingbird) está mais inteligente e é capaz de interpretar as buscas e encontrar, adivinhe só, páginas que não estão diretamente ligadas à palavra-chave escolhida.

O Google agora consegue encontrar resultados relevantes às buscas independentemente do termo utilizado na busca. É por isso que dizemos que, as palavras-chaves são sim importantes e o passo número 1 para um bom conteúdo para SEO, mas sem qualidade, sua página não terá relevância e não será ranqueada organicamente nas buscas.

3 dicas matadoras para otimizar o seu texto

1-    Lembre-se do CTA

O CTA é aquela famosa frase no fim do texto em que você convida o leitor a realizar alguma ação de seu interesse. Pode ser uma chamada para ele comprar o seu produto, solicitar um orçamento, deixar um comentário, compartilhar a publicação e etc. Deixe claro para o usuário o que você gostaria que ele fizesse e convide-o a fazer.

2-    Otimize a URL

Otimizar a URL do seu site é uma das técnicas mais básicas em SEO, mas que muita empresa esquece ou não utiliza, e é muito fácil de realizar. A técnica consiste em tornar “amigável” a sua URL, ou seja, sem números ou combinações de letras ilegíveis.

Um detalhe simples e que faz bastante diferença no ranqueamento do Google. Isso faz com que seu site se torne mais acessível ao usurário. Além disso, ela deve ser simples e não muito longa e, claro, incluir a palavra-chave escolhida para aquele site.

Muitas vezes o usurário não presta atenção à URL dos sites, apesar de que essa realidade vem mudando bastante, mas o Google, certamente, prestará, e isso fará toda a diferença na hora de escolher as páginas que serão bem ranqueadas.

3-    Seja original em suas publicações

Pode parecer uma dica básica e desnecessária, mas a realidade é que muita gente utiliza partes e parágrafos do conteúdo de outro site e isso, além antiético, prejudica demais o ranqueamento do seu site. Como já vimos, o algoritmo do Google é inteligente e evolui a cada dia. Por isso, quando você utiliza um texto igual ao de outros sites, o Google entende que aquele conteúdo não é 100% original e, consequentemente, não ranqueia aquele site. 

Bora começar!

Está na hora de pôr a mão na massa! O conteúdo para SEO é uma ferramenta essencial para o marketing digital e, como você viu, compreende muito mais do que palavras-chaves. Mantenha-se atualizado quanto às regras e políticas do Google, pois elas costumam mudar com certa frequência.

Fique atento sempre à sua persona. O que ela espera com o seu texto? Quais são as dúvidas dela? Como você pode tornar a experiência on-line dela mais proveitosa?

Seja original. Seja envolvente. Seja um solucionador de problemas. E faça isso tudo seguindo as ferramentas e as dicas que abordamos aqui.

 

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