Criatividade

Cultura da adaptação: um processo desafiador e promissor

Cultura da adaptação

Adaptação. Uma palavra cujo significado pode ser: ajustar-se, acomodar-se ou encaixar-se. Simples, não é? Mas e cultura da adaptação, você sabe o que é ou já ouviu falar?

Neste artigo iremos abordar esse tema, trazendo sua importância para as empresas hoje em dia e mostrar como esse processo desafiador pode resultar em benefícios.

Cultura da adaptação: o que é?

O termo cultura está relacionado a um conjunto de tradições, costumes, crenças e a forma como são feitas determinadas coisas por um conjunto de pessoas. Em uma empresa não é diferente. Toda companhia possui (ou deveria possuir) suas próprias crenças, missão, visão e valores, que são traduzidos no que podemos chamar de cultura organizacional.

As consultorias Plongê e Lee Hecht Harrison apontam, com pesquisas realizadas com 120 pessoas em cargos de liderança, que 66% dos entrevistados mencionam que a parte mais complexa de uma mudança de emprego está relacionada à adaptação à cultura do novo contratante.

Com o passar do tempo, porém, é imprescindível que a empresa reveja suas crenças e cultura, afinal, o mundo de hoje não é mais o mesmo de anos atrás. Podemos dizer que com a pandemia, o cenário do ano passado para hoje já mudou drasticamente.

Mas voltando à cultura da adaptação: ela está relacionada a como a empresa precisa não só adaptar sua cultura organizacional e políticas internas, mas como também precisa traçar novos rumos no mercado, se adaptando a novas realidades, na medida em que o cenário vai se modificando.

Mas por que se adaptar?

Aqui podemos falar tanto sobre a adaptação da cultura organizacional, como a relação da adequação da empresa a novos modelos de negócios. Nos dois casos, poderíamos mencionar diversos motivos para ambas as adaptações, afinal, adaptar-se a mudanças significa evoluir. Mas, vamos aqui listar os principais motivos:

Ambiente competitivo

Uma vez que seus concorrentes estão realizando movimentos para atender melhor o consumidor – cada vez mais exigente –, se sua empresa não atualiza os produtos ou serviços oferecidos, pode ficar para trás na hora dos comparativos.

Por exemplo: se seus concorrentes oferecem planos sem taxa de cancelamento e pacotes promocionais como combos de ofertas combinadas, e você não se adapta a essa realidade, sua empresa tende a não ter um produto competitivo para concorrer naquela nova modalidade criada pelos concorrentes e inserida no mercado. Muitas dessas mudanças estão relacionadas à evolução digital.

Hoje os modelos de negócio requerem empresas cada vez mais voltadas para o formato on-line. Até mesmo um simples agendamento de consulta, hoje conta com essa facilidade. Uma empresa sem o olhar da transformação digital corre sérios riscos de ficar esquecida no mercado.

Ambiente de trabalho

Como vimos anteriormente, muitos profissionais apresentam dificuldades na hora de se adaptar a um novo ambiente de trabalho com uma nova cultura. Adaptar a cultura organizacional a novas realidades, como por exemplo fornecer ambiente propício para trabalho em home office em meio à pandemia, faz com que o profissional se sinta seguro e motivado.

Oferecer uma cultura atualizada na empresa para gerar um bom clima de trabalho, que busca evoluir suas políticas e visões para que as pessoas se sintam valorizadas e inseridas no ambiente, vai resultar em colaboradores mais motivados, e consequentemente com melhores entregas e resultados.

É preciso adaptar-se. Mas, para um novo colaborador, quão desafiador pode ser esse processo? O que ele pode esperar pela frente?

Desafios no percurso de adaptação

O processo de adaptação permeia a vida de um ser humano, à medida que ele se dispõe a uma mudança, seja de casa, de cidade, de país, de relacionamento. Mas em uma empresa, quais os desafios podem ser esperados quando se fala em cultura da adaptação?

Ainda segundo a pesquisa já mencionada das consultorias Plongê e Lee Hecht Harrison (LHH), os principais desafios nesse processo são:

Compreender a cultura da nova empresa

Não basta saber as regras ou ler as diretrizes. Compreender significa entender como elas se encaixam no dia a dia. Segundo Irene Azevedo, diretora de transição de carreira da LHH, esse passo é desafiador, pois é comum o colaborador já ingressar na companhia com demandas imediatas, em um “ritmo alucinado”.

Mapeamento do processo de decisão

Esse ponto foi levantado por mais de 50% dos entrevistados na pesquisa. As relações de poder e a política de autonomia para os cargos são fatores que interferem diretamente nos resultados do negócio.

Irene aponta que nesse processo, é importante que o colaborador obtenha vitórias rápidas e traga contribuições para “marcar o território”, porém de forma equilibrada, pois do contrário, o novo contratado pode parecer a pessoa que veio de fora para mudar tudo naquela empresa.

Oferta de auxílio no período de adaptação

Esse é um dos grandes desafios para algumas empresas, pois nem todas reconhecem essa necessidade. Irene recomenda que os novatos recebam apoio de outros profissionais, que podem ser da mesma companhia ou de coaches externos.

Irene reforça que os 90 primeiros dias na empresa são cruciais, e por isso esse auxílio se faz tão necessário nessa etapa. A pesquisa aponta que a maioria das pessoas cita ter apoio interno das companhias, e apenas 22% das empresas oferecem apoio externo com auxílio de coaches de mercado.

 Como se adaptar a uma nova cultura organizacional

Para finalizar, deixamos algumas dicas que visam facilitar a adaptação de um novo colaborador a uma nova cultura:

  • Questione-se. Faça perguntas a si mesmo a fim de entender se seus valores estão ligados aos da empresa;
  • Analise. Procure observar, ouvir e analisar tudo que acontece ao seu redor, principalmente nos primeiros dias de empresa, a fim de compreender os processos e como você poderá contribuir;
  • Seja flexível. Estar aberto a mudanças, é um grande passo para quem quer viver novos desafios. Mostre-se disponível a ouvir, entender e adaptar-se.

Para finalizar, podemos dizer que a cultura da adaptação é uma forma tanto da empresa quanto do profissional evoluírem em seus caminhos. Nesse processo vale estar atento a todas as modificações, seja do ambiente interno quanto externo. O caminho pode ser desafiador, mas os resultados são promissores.

 

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