Você já imaginou abrir um negócio com a ajuda da internet? Sim, é possível. Nós falamos do empreendedorismo digital, empresas que nascem no ambiente online, sem uma grande estrutura, equipe e ou até mesmo recursos. Por isso, a modalidade tem chamado a atenção de milhares de brasileiros que sonham ser donos do próprio negócio.
No ano passado, foram abertas 4,026 milhões empresas em todo o país, um recorde histórico em um ano, segundo o Ministério da Economia. Pensando em te ajudar a realizar o sonho de abrir a sua empresa, listamos tudo o que você precisa saber sobre empreender digitalmente neste artigo.
Continue a leitura para aprender e colocar em prática, vamos lá!
O que é empreendedorismo digital?
Empreendedorismo digital é um modalidade de negócio que nasce utilizando a internet como principal fonte de atuação, algumas vezes, a única. Com isso, o empreendedor usa canais online para realizar a comercialização de um produto ou serviço, sem que seja preciso uma grande equipe, estrutura ou até mesmo um investimento inicial alto.
Com o número expressivo de navegantes, as iniciativas de empreendedorismo digital têm sido lucrativas. Segundo o levantamento Panorama de Negócios Digitais Brasil 2020, realizado pela empresa HeroSpark, 54% dos empreendedores digitais começaram o seu negócio há menos de um ano. Este dado mostra o quanto os empreendedores têm investido fortemente no meio digital nos últimos anos, aliás, o crescimento se deu, principalmente, por conta da pandemia da Covid-19.
Para empreender digitalmente as pessoas normalmente utilizam de equipamentos já disponíveis em casa, como computador, notebook, celular e, principalmente, um bom funcionamento da internet. Depois do desenvolvimento, talvez seja necessário investir em anúncios, contrato de plataformas, porém, comparado aos empreendimentos físicos, empreender no meio digital ainda se torna vantajoso.
Quais são as vantagens?
Além da flexibilidade de horários, o empreendedor digital consegue trabalhar de qualquer lugar, ele apenas precisa ter acesso a internet para fazer o gerenciamento da empresa. Mas outras vantagens são:
- Baixo investimento inicial;
- Custo de manutenção reduzido;
- Pouca burocracia;
- Escalabilidade rápida
As vantagens são bastante atraentes, não é? Mas é importante que você faça uma ampla pesquisa para entender se vale a pena estar online. Um grande desafio encontrado na internet é a ampla concorrência, por isso é importante estruturar bem o seu projeto
5 tipos de empreendedorismo digital para você conhecer
- Influenciador digital
Quem está acostumado com as redes sociais já tem uma ideia de como é desenvolvido o trabalho dos influenciadores digitais. O empreendedor que atua neste campo pode fechar parcerias com marcas para realizar a divulgação de seus produtos através de postagens no seu próprio canal de comunicação. Entre as redes sociais mais fortes no momento estão o Instagram e o TikTok. No entanto, o negócio funciona bem para quem possui um engajamento significativo nas redes, isso se torna possível através da quantidade de seguidores.
Parece ser simples, porém, alcançar uma quantidade significativa de seguidores pode ser trabalhoso, até mesmo demandar certo tempo. Se você já possui pessoas que acompanham seu dia a dia pelas redes sociais e quer investir neste meio para alcançar um retorno financeiro, continue!
- E-commerce
De acordo com a empresa de carteiras digitais PayPal Brasil e pela consultoria de pesquisas BigData Corp, em 2020, o número de lojas virtuais cresceu exponencialmente, chegando a 1,3 milhão de lojas virtuais. Este dado mostra o quanto a iniciativa tem sido altamente procurada pelos empreendedores digitais.
Muitos empreendedores que tem uma loja física ou espaço para estoque de seus produtos investem no meio digital para alcançarem um lucro maior, todavia, também é possível lucrar com lojas virtuais apenas divulgando produtos de fornecedores, sem estoque, este modelo é conhecido como “dropshipping”.
Neste método de empreendedorismo digital o empreendedor escolhe um fornecedor de produtos que atenda a necessidade do seu consumidor, efetua estratégias de marketing para divulgação da mercadoria, estabelece o contato com o consumidor e concretiza as vendas. O lucro é definido pela comissão de cada venda, ou seja, quanto mais vendas forem realizadas, maior será sua margem de lucro.
Apesar de ser um negócio rentável, você precisa pensar em algumas estratégias , como a ideia do marketing e a confiabilidade do seu fornecedor. Se o marketing for fraco, seu produto não irá vender, caso o fornecedor não disponha de produtos bons, seu cliente ficará insatisfeito. Todas essas etapas devem ser analisadas para que você tenha um retorno positivo da sua lojinha virtual.
- Marketing de Afiliados
O marketing de afiliados é uma estratégia que muitas empresas que estão fazendo o lançamento de um produto ou serviço buscam para aumentar as vendas. Ao trabalhar como afiliado, uma comissão é concedida de acordo com as vendas feitas pelo ao vendedor, que atua com criação de conteúdos por meio das redes sociais, anúncios e até mesmo em blogs, visando uma oportunidade para atingir a maior quantidade de pessoas, e, assim, efetivar as vendas.
- Produtor de conteúdo
Produzir conteúdos na internet requer muito esforço, dedicação e conhecimento. Algumas pessoas gostam de produzir conteúdos de vídeos para o Youtube ou realizar gravação de Podcasts, que está em alta no momento. É possível ter um retorno significativo. Distribuição de e-books e cursos online também são bastante rentáveis, no entanto, da mesma forma, irá depender da quantidade de pessoas que consomem seu serviço.
- Prestação de serviços
A internet é um campo enorme a ser explorado. Os profissionais conseguem oferecer sua mão de obra para realizar trabalhos online, por exemplo: advogados, contadores, consultores de marketing, redatores entre outros.
É possível oferecer uma série de serviços sem precisar sair de casa, ou ainda, de uma grande estrutura. O valor pode ser negociado diretamente com o cliente.
Conclusão
Se você tem interesse em investir no empreendedorismo digital e gostou das nossas dicas, já está na hora de tirar sua ideia da mente! Veja qual iniciativa você mais se identificou e aproveite para colocá-las em prática, buscando um conhecimento maior e realizando pesquisas que te ajudem a concretizar seu negócio no meio digital.
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