Empreendedorismo: 5 passos para ter um negócio online
Com o avanço da tecnologia, cada vez mais empresas nascem no ambiente digital, por não necessitarem de um espaço físico ou um alto investimento, elas conseguem crescer rapidamente e ter uma ampla atuação, nacional ou ainda, internacional dependendo do segmento.
Se você está pensando em abrir um negócio online, não faça isso antes de ler este artigo. Nós preparamos cinco passos que você deve seguir para ter sucesso na sua empresa digital. Quer saber mais? Continue lendo!
O que é empreendedorismo digital?
Empreendedorismo na internet é uma modalidade de negócio onde as empresas nascem exclusivamente no online. O dono do negócio utiliza canais online para a comercialização de produtos, isso permite que ele trabalhe de qualquer lugar, sem a necessidade de uma grande equipe ou um espaço físico.
A cada dia, o número de usuários ativos nas redes sociais cresce, excelente para quem deseja vender produtos ou divulgar serviços. De acordo com o levantamento Panorama de Negócios Digitais Brasil 2020, realizado por HeroSpark, 54% dos empreendedores digitais abriram a empresa há menos de um ano. Ou seja, muitas pessoas utilizam a pandemia de Covid-19 para começar um novo negócio.
Isso porque para começar a empreender online, as pessoas precisam de poucos equipamentos, por exemplo, você pode começar a sua empresa utilizando um computador e um telefone celular, para isso você vai precisar de uma boa conexão de internet.
Quais são os benefícios do empreendedorismo digital?
O empreendedorismo online traz inúmeros benefícios para as pessoas que desejam abrir o seu próprio negócio, nós listamos algumas vantagens abaixo:
Maior alcance de vendas
Atualmente, mais de 126,9 milhões de brasileiros possuem acesso à internet, segundo o IBGE, 34% costumam realizar compras online, ou seja, mais de 44 milhões de pessoas estão presentes na internet.
Com essa pequena amostra, é possível ver a capilaridade e alcance de empreender online. Para descobrir a audiência do seu segmento de atuação, faça uma pesquisa online, depois ao criar a sua loja conte com ferramentas de métrica para levar o seu produto para o público certo.
Disponibilidade 24h
Calma! Você não precisa trabalhar 24h. Ainda que realize o atendimento durante o horário comercial, você pode deixar um sistema automático na loja para continuar recebendo pedidos.
Para isso, é necessário investir em programas de atendimento automatizados como, chatbots e e-mails. Assim, ainda que você esteja dormindo, viajando ou descansando, a sua loja continua aberta.
Baixo capital inicial
Planejar um negócio online é um pouco mais fácil, isso permite que o capital inicial também tenha custos mais acessíveis do que uma empresa física. Basicamente, o seu capital será investido na formalização do negócio, desenvolvimento do site e criação da marca.
Outros investimentos que você pode ter é com impulsionamento em canais online para que a sua loja seja vista por possíveis compradores.
Confira 5 passos para ter um negócio online
O mercado online de serviços e produtos ganha cada vez mais adeptos, mas saber como funcionam os diferenciais de abrir um negócio online pode ser o fator decisivo para a empresa ter sucesso ou fracassar. A seguir, você confere cinco passos que deve seguir para abrir seu empreendimento online, mesmo que depois você deseje abrir uma loja física, não pode ignorar estes passos.
Planejamento
O primeiro passo é pesquisar sobre o produto ou serviço que você deseja oferecer. Entender quais são as necessidades do público-alvo e o investimento que você terá que fazer no começo. Ainda que o empreendimento seja online, você vai precisar arcar com algumas despesas fixas.
Por isso, antes de abrir a sua empresa, procure criar um plano de negócios, inserindo capital de giro, produtos ou serviços que vai oferecer, se terão outros funcionários etc. Isso vai te ajudar a compreender se é o momento certo de abrir a sua empresa.
Crie conteúdo
Com mais de 1 bilhão de contas ativas só no instagram, as empresas que nascem online precisam produzir conteúdo sobre o produto ou serviço para alimentar as redes sociais. Além de trazer visibilidade, a criação de conteúdo vai estreitar o relacionamento da sua marca com o cliente.
Você pode produzir conteúdos diferentes para cada rede social, não se esquecendo de produzir conteúdos específicos para as ferramentas de story e reels. Nós temos um conteúdo preparado para te ensinar a vender mais usando o TIK Tok, não deixe de conferir!
Site fácil de usar
Independentemente do tipo de negócio escolhido, você precisa ter um site de fácil navegação, além de ter versões para aparelhos diferentes, como celular, computador, tablet e televisores. Pois, a experiência de compra do cliente começa quando ela entra no seu site, um espaço bem organizado, fácil de encontrar os produtos e com imagens bonitas, vai tornar a jornada de compra mais assertiva e rápida.
E-commerce e Marketplace
Ainda pensando na experiência do cliente, escolher uma plataforma que seja conhecida pelos consumidores vai aumentar as chances da sua empresa ser encontrada. Por isso, vale a pena considerar plataformas de marketplaces, principalmente as que oferecem vantagens e benefícios exclusivos para os clientes que são assinantes. Assim, você pode fazer uma parceria e ter o seu produto distribuído em um número maior de lojas.
Pagamento
Por fim, o quinto passo para ter um negócio online é escolher um número grande de opções de pagamento. Caso opte pelo e-commerce ou marketplace, as plataformas oferecem ao cliente a vantagem de pagar sem juros, cash back, boleto, cartão de crédito, débito entre outras opções.
Por fim, não tenha medo de começar um negócio totalmente novo. Sair da sua zona de conforto pode ser o passo mais importante em direção ao sucesso da sua empresa, além disso, conte com as dicas do nosso site para tornar este sonho possível!