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O que é endomarketing? Ações e exemplos

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O que é endomarketing? Ações e exemplos

A busca constante de inovação faz parte do DNA das organizações e, o modo como falamos e incentivamos os nossos colaboradores não poderia ser diferente. A fim de criar boas relações e laços com nossos clientes, fazemos boas campanhas de marketing externo e, na tentativa de reproduzir o mesmo com o público interno, praticamos o endomarketing. 

O que é Endomarketing? 

Com base no relacionamento, o endomarketing é uma vertente do marketing, focado no capital humano da empresa. 

Também conhecido como marketing interno, um dos focos está em manter uma boa comunicação com a equipe da organização, fazendo com que se mantenha alto o engajamento e produtividade do local. Além disso, essa boa relação com os funcionários tende a ser repassada para o público externo, que adquire um novo entendimento referente à corporação.

Ademais, outro foco do marketing interno é a retenção de talentos, reduzindo as taxas de turnover da sua companhia e, o mais importante nesse âmbito, atraindo novos talentos para trabalharem com você. 

Qual a diferença entre o Endomarketing e a Comunicação Interna de uma empresa? 

Enquanto um busca motivar os trabalhadores em suas áreas de atuação e criar um relacionamento entre empresa e colaborador, o outro busca, de fato, comunicar os diversos setores da empresa sobre assuntos internos. 

Com o endomarketing é possível construir uma ótima relação entre os gestores e o capital humano da empresa, abrindo espaço para novos programas de incentivo e outros eventos que fortaleçam os laços entre ambos os lados. Já a comunicação interna repassa as informações que os gestores querem enviar para o capital humano, tendo o poder de comunicar toda a empresa de forma efetiva. 

O alinhamento de ambos é essencial para o funcionamento de projetos e de entrega dos produtos e serviços aos clientes, além disso, o clima organizacional da empresa tende a ficar em alta também. 

Benefícios que o Endomarketing traz para a empresa

Motivação e comprometimento são palavras chaves dos resultados que uma boa campanha de Marketing Interno pode trazer para sua empresa. Além deles, há diversos motivos benéficos que são resultantes para a empresa e o funcionário. 

Segundo uma pesquisa dirigida pela Forbes em 2011, 68% dos clientes que foram entrevistados já desistiram de comprar em uma loja pelo mau atendimento oferecido pelo funcionário, o que acaba reduzindo a lucratividade da empresa, esse apontamento poderia ser reduzido com uma boa ação de endomarketing dentro da empresa.

Uma pesquisa feita por Kevin Kruse, autor de diversos livros referentes ao assunto, mostra que funcionários engajados tem 22% mais produtividade em relação aos desengajados; em relação ao turnover, 25% dos engajados têm menos chances de deixar a empresa; por último, mas não menos importante, as empresas com boas ações de endomarketing tendem a ter 21% mais lucros. 

Ações de endomarketing promovidos por grandes empresas

Agora que sabe o que é o Endomarketing e quais os benefícios que ele pode trazer, vamos falar sobre ações promovidas por outras empresas que foram um sucesso. 

  • Coca-Cola: A empresa, que tem uma ótima fama por promover boas ações de marketing para seus clientes, mostrou, em 2016, que também se importa com o capital humano, montando uma ação de marketing interno para seus 66 milhões de funcionários brasileiros. 
  • A ação consistia em um andar temático dentro de um de seus prédios comerciais, onde criaram um espaço que remetia às olímpiadas. Os colaboradores podiam descansar e interagir com outros funcionários neste andar. Além disso, tiveram a oportunidade de conhecer diversos atletas que foram convidados para o local. 


  • Golden Cross: Com um investimento de mais de R$750 mil no marketing interno da empresa, a Golden Cross, empresa de planos de saúde, tem um programa de bonificação interno que visa dar premiações aos colaboradores da empresa. Um exemplo disso são os vendedores, que ao atingirem metas ganham prêmios para a casa própria, como reformas ou eletrodomésticos. 

A empresa disse que desde que adotou esse método, seus funcionários aumentaram em nível considerável o número de vendas dos planos. 

  • Netflix: A empresa, que carrega o título de maior plataforma de streaming do mundo, conta com políticas que favorecem seus colaboradores. A Netflix acredita em uma forte cultura de confiança dentro da empresa, dando aos funcionários um trabalho com muita autonomia.

Além disso, a companhia trabalha com uma política de transparência muito grande. Ou seja, todos os funcionários, independente da área que trabalham, têm acesso a todos os dados da Netflix. 

  • Google: A qualidade de vida dos colaboradores é uma preocupação muito grande para a Google, pensando nisso, a organização oferece diversos benefícios aos seus funcionários. 

Parcerias com academias, licença maternidade estendida e acompanhamento com psicólogos são grandes exemplos dos benefícios ofertados, além das bonificações em casos específicos. 

Como aplicar uma ação de endomarketing na sua empresa

  • Fale sobre a cultura organizacional da sua empresa: A cultura organizacional diz respeito aos valores, objetivos e conduta da empresa. É de extrema importância que os empregados estejam alinhados com essa cultura. 
  • Conheça e entenda as necessidades dos colaboradores: A melhor maneira de montar o plano de endomarketing na sua empresa é entendendo quais premiações e benefícios o seu público interno gostaria que fosse implementado nos planos deles.
  •  Defina o plano de ação e as recompensas: Ao entender o que seus funcionários precisam, avalie quais dessas oportunidades podem ser integradas e como eles poderão receber essas recompensas.
  • Fortaleça a comunicação interna: Com tudo já definido e prestes a começar o trabalho, é mais do que necessário um bom serviço para a comunicação interna da empresa. Faça com que todas as informações sejam transmitidas para os colaboradores e todas as dúvidas sejam sanadas.
  • Execute o plano e meça os resultados: Após todas a esquematização e lançamento do plano, é necessário entender se já obteve algum retorno. O reconhecimento do funcionário é peça fundamental também, não se esqueça disso. 

Conclusão

Uma boa ação de endomarketing terá o poder de engajar e otimizar o potencial dos seus funcionários. Mostre para seus colaboradores o quão preocupada a companhia é com eles, assim, fazendo com que eles se envolvam com a cultura organizacional da empresa. Para isso, o planejamento e aplicação do plano são chaves fundamentais em todo o processo. 

Aos que desejam obter maiores lucros e podendo proporcionar um lugar melhor para seus funcionários, essa vertente é o melhor caminho! 

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