Empreendedorismo

Educação corporativa: Como resolver a falta de um pensamento estratégico?

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Educação corporativa: Como resolver a falta de um pensamento estratégico?

O planejamento é indispensável em qualquer coisa que nós vamos fazer na vida. Seja para a aquisição de um bem ou serviço, precisamos alinhar nossa expectativa com a realidade,  no mercado de trabalho não é diferente. 

É essencial que os líderes possuam o pensamento estratégico, principalmente para tomar decisões em momentos difíceis e até mesmo, dar um novo norte para a organização. Como, por exemplo, posicionar um novo produto ou serviço da marca. 

Confira o que é planejamento estratégico, e dez maneiras de desenvolver a habilidade nos seus colaboradores. Boa leitura! 

O que é um pensamento estratégico?

Parte da arte militar é coordenar ações que são favoráveis para a resolução de um conflito ou preparar uma defesa. Na prática, isso nada mais é do que pensar em formas de alcançar o objetivo proposto, como, por exemplo, defender sua nação da guerra. 

Sendo assim, o pensamento estratégico é identificar oportunidades para alcançar a meta proposta pela empresa. Em um negócio, é bastante comum que a ação seja realizada por gestores e líderes, separando os funcionários em operação (mão na massa) e pensamento estratégico (desenvolvimento de ações). 

Quais problemas são causados pela falta de um pensamento estratégico?

No Brasil, o fenômeno de novas empresas chega a 700 mil por ano, segundo o Instituto de Geografia e Estatística (IBGE). Mas, desse número, a cada dez organizações, seis interrompem o trabalho antes de completarem cinco anos. 

Isso acontece porque a maioria das empresas são abertas sem que o empreendedor realize um plano de negócios e um planejamento estratégico para enfrentar crises e adversidades. Entre os problemas causados pela falta de pensamento estratégico, podemos citar: 

  • Desconhecimento das dificuldades da organização;
  • Caixa no vermelho;
  • Não fidelizam clientes;
  • Não possuem um posicionamento definido;
  • Dificuldade de crescimento.

7 maneiras de desenvolver o planejamento estratégico nos seus colaboradores

Hoje em dia, o pensamento estratégico é considerado uma soft skill, podendo ser desenvolvida em um número maior de funcionários, basta a empresa e o colaborador iniciarem a jornada de aprendizagem. 

  • Observe o entorno

Ter uma observação ativa é importante para que você possa entender o cenário onde a sua firma está inserida e as dificuldades que ela está enfrentando e o que pode vir a encarar. Assim, é possível traçar planos para contornar os desafios. 

  • Abandone a zona de conforto

Nada acontece na sua zona de conforto. Não seria diferente com o pensamento estratégico. É importante que você esteja disposto a sair da sua posição atual, conversar com outros empresários do setor e também com os funcionários. 

  • Identifique perfis 

Mapeia o perfil dos seus funcionários e colaboradores, assim, na hora de aplicar o pensamento estratégico em uma situação, você pode partir da necessidade de cada um. Por exemplo, o time de vendas não tem um bom desempenho, pois o líder não consegue observar identificar os erros de cada um. 

Sabendo disso, você pode mapear os funcionários que possuem perfil para liderança e aqueles que podem ser inseridos em outra função. 

  • Gerencie o tempo

Gerenciar o tempo que cada atividade demanda de você permite que você possa ser mais estratégico, por exemplo, identifiquei o problema x desenvolvi a solução x tenho Y dias para reverter o problema x resultado”. 

Sabendo quanto tempo você vai levar para realizar cada ação, fica mais fácil de desenvolver o plano de ação. 

  • Escute os colaboradores

Trocar informações com os colaboradores é fundamental. A visão de várias pessoas sobre aquele problema pode trazer insights interessantes, além de auxiliar você na solução do desafio. 

Pois, ninguém faz nada sozinho. 

  • Desenvolva a criatividade

A criatividade é uma soft skill que vem ganhando espaço no mercado, isso porque ela permite que os funcionários apresentem ideias fora da caixa para resolver antigos conflitos. 

  • Aprenda com os erros 

Os erros trazem aprendizados importantes para os negócios. Muitas vezes, ações podem não ter o efeito desejado, isso não significa que ela não é boa, mas sim que para aquele conflito ela não foi a mais adequada. Com isso, você aprende com os erros e pode tentar novamente. 

Conclusão 

O pensamento estratégico é apenas o começo para o sucesso do seu negócio. Quanto mais você aprende sobre as técnicas e metodologias do mercado de trabalho, mais chances você tem de melhorar os serviços e produtos oferecidos pela sua empresa. 

Continue acompanhando o nosso blog, nós sempre trazemos as principais tendências do mundo do marketing e dicas que irão ajudar o seu negócio a crescer! 

 

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