Vendas: O que é Topo de Funil, Meio de Funil e Fundo de Funil
O conteúdo é o instrumento fundamental para um bom marketing, é o que dizem os 98% dos estrategistas entrevistados pela Regalix. Por isso ter um funil de vendas é essencial para a sua empresa, ele vai permitir que você conheça a jornada de compras do consumidor e realize mais vendas. Para saber como, continue a leitura!
O que é funil de vendas?
No marketing, chamamos a trajetória do usuário de funil de vendas. Isso porque antes do consumidor realizar a compra, ele percorre um longo caminho, mas chamamos de funil porque um número muito maior de pessoas será atraída do que aquelas que se tornaram compradores.
Por isso, planejamos o conteúdo com base na posição do cliente no funil, transmitindo mais informações, oferecendo novas possibilidades e levando-a até a realização da compra. Os tipos de funil existentes são:
- ToFu (Topo do Funil)
- MoFu (Meio do Funil)
- BoFu (Fundo do Funil)
Vamos te explicar mais sobre cada uma das etapas de atração de vendas.
Topo do Funil (ToFu)
A parte mais larga do funil de vendas, chamamos de topo do funil. Isso porque você recebe um número alto de visitantes, mas não significa que eles serão clientes. Neste estágio inicial a ideia principal do marketing de conteúdo é educá-los com objetivo de transformá-los em um consumidor fiel.
Neste momento, os conteúdos produzidos precisam atrair a atenção da pessoa, com intuito de causar uma boa impressão sobre a sua marca e os produtos ou serviços que você disponibiliza.
Meio do Funil (BoFu)
Após os clientes conhecerem a sua empresa, eles se tornam leads. Em geral, são pessoas buscando resolver um problema, mesmo com pouca ideia de como fazer isso. Nesta etapa, o conteúdo produzido tem o intuito de dar dicas e apresentar técnicas para o consumidor, apontando uma solução que pode ser fornecida pela sua empresa.
Fundo do Funil
Os conteúdos anteriores fizeram o papel de captar os visitantes, convertê-los em leads e este último passo é o responsável por transformar o lead qualificado em uma venda. Neste passo, o cliente está maduro quanto ao problema que enfrenta e está buscando uma solução.
Aqui, a parte mais importante é que o vendedor tenha uma relação de confiança com o futuro cliente, principalmente para compreender o momento do cliente, isso pode fazer toda a diferença na hora de uma proposta ser aprovada.
Benefícios do funil de vendas para sua empresa
Maior produtividade
Saber em qual etapa da jornada de compra o cliente está possibilitando ao vendedor desenvolver estratégias que conversem com necessidade do consumidor. Ou seja, auxilia a equipe comercial a desenvolver técnicas e apresentar soluções para sanar a dor do cliente naquele momento.
Otimizando tempo e aumentando a produtividade dos vendedores ao moverem o cliente certo, no momento correto dentro do funil. Isso é o que fará com que um visitante se torne um lead.
Redução do ciclo de venda
Ter em mente o tempo que leva para um visitante se tornar um lead é fundamental, principalmente para a elaboração de técnicas que vão reduzir o ciclo de venda. No caso do funil, se você tem um cliente que tomou a decisão de realizar a compra, pesquisou sobre o assunto, não vai ser preciso gastar tempo apresentando outras soluções ou ainda, apresentar os mesmos conteúdos de alguém que não sabe nada sobre o serviço.
Entender o momento do cliente, muda tudo.
Conclusão
O funil de vendas pode parecer um bicho de sete cabeças a princípio, mas você percebeu como é simples identificar em que momento da jornada de compra o cliente está? Com essas informações, o departamento de marketing e comercial pode rever ações e campanhas para que sua empresa tenha mais sucesso. Inclusive, se torna mais atraente para os consumidores.
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