É possível aparecer no Google usando a técnica SEO. Sem isso, raramente os usuários passam da primeira página. Afinal, é lá que estão os principais resultados para a busca realizada. Além disso, os links mais visualizados são recomendados com frequência para os usuários.
Assim, você consegue otimizar o seu site e entregar o conteúdo para o seu público utilizando recursos simples e eficazes, com pouco investimento logo você vai alcançar bons resultados. Neste artigo sobre SEO, falaremos tudo o que você precisa saber para ter bons resultados no Google. Vamos lá!
O que é SEO?
SEO não é uma única técnica. Na verdade, é um conjunto de ações e estratégias de otimização de sites, blogs e páginas da Web que tem como objetivo melhorar o posicionamento dos resultados orgânicos dos buscadores como: Google, Yahoo, Bing entre outros.
A sigla SEO ( Search Engine Optimization), que em tradução livre é otimização para mecanismos de busca. Milhares de pessoas procuram o Google para tirar eventuais dúvidas, pesquisar um restaurante para comer, encontrar um profissional ou serviço e outros. Em cada busca, o Google organiza os conteúdos em um ranking que tem as melhores respostas nas páginas iniciais. Segundo o backlinko, 30% dos cliques nos primeiros links são orgânicos. Enquanto 0.78% clicam em algum link da segunda página. O índice diminui conforme o número de páginas aumenta.
Mas, para aparecer no Google você precisa provar que tem o melhor resultado, sendo a SERP (Search Engine Results Page), que envolve uma resposta de qualidade, site de fácil usabilidade e capacidade de gerar autoridade diante dos concorrentes. Seo, em suma, são estratégias orgânicas para melhorarem o desempenho do seu conteúdo de forma orgânica, sem envolver a compra de mídia. Por isso, promove um maior retorno sobre o investimento e reduz o custo por aquisição de clientes.
No próximo tópico vamos te contar o motivo de SEO ser tão importante para o seu negócio! Continue com a gente.
Por que o SEO é importante para o seu negócio online?
Quem não é visto, não é lembrado. As empresas que estão na internet desejam ser vistas pelos clientes e lembrá-los que elas possuem autoridade em sua área de atuação. Um site otimizado para SEO garante que ele seja recomendado nos resultados de pesquisa.
Vamos considerar que você possui uma loja especializada em roupas sociais e diariamente 10 mil pessoas procuram “camisas sociais brancas”, se você tiver um site que aparece na primeira página, a chance de ter um número maior de vendas é consideravelmente maior que a dos concorrentes.
O que são motores de busca?
Motores de busca são sistemas projetados com uma série de algoritmos com a função de rastrear, indexar e ranquear os conteúdos que estão disponíveis na WEB e exibir cada informação de forma organizada. Eles são chamados, popularmente, de buscadores, site de buscas ou mecanismos de pesquisa.
Quando falamos de buscadores, incluímos Google, Bing, Yahoo e outros sistemas que estão disponíveis para os usuários fazerem pesquisas. O Youtube também é considerado um mecanismo de busca, mas em seu caso é baseado em vídeos e não em textos.
Como os motores de busca funcionam?
Você já percebeu que a cada vez que você faz uma busca de informações, o Google te oferece uma lista de respostas em poucos minutos? Bom, isso acontece porque o buscador possui uma série de motores que categorizam os dados e respostas para levar a mais precisa ao usuário.
1.Crawling
O primeiro passo é a busca de conteúdos na web que tenham relação com o que o usuário pesquisou. Esse trabalho é realizado por robôs ou spiders, eles seguem os caminhos que os links apontam em busca das informações mais atualizadas.
2. Indexação
Em seguida, as páginas vão para o índice do buscador, onde são organizados de acordo com as informações coletadas na etapa anterior, selecionando o tempo de carregamento e as palavras-chaves que foram encontradas.
3. Ranking
Por fim, após o usuário fazer uma pesquisa o ranking é alterado, isso acontece o tempo todo. E por isso, devemos concentrar os nossos esforços em criar SEO que sejam reconhecidos pelo buscador.
5 dicas de SEO para iniciantes
1. Crie conteúdo com palavras chaves primárias e secundárias
O SEO precisa de uma palavra-chave para nortear a pesquisa. Portanto quando diversos conteúdos são criados em torno de uma palavra-chave e elas são separadas em primárias e secundárias.
Saber como usar a palavra-chave vai fazer a diferença de atuação do seu conteúdo. A palavra principal do seu conteúdo deve ser o principal foco da landing page. Precisa ter uma descrição forte e se conectar com a marca e o usuário. Já a secundária, é uma palavra de apoio. Você pode descobrir palavras-chave aqui.
2. Use URL curta
Quando se trata de SEO on-page, a forma de estruturar a URL para o conteúdo, pode otimizar o seu posicionamento de SEO. A URL perfeita precisa ser:
- curta e concisa;
- fácil de entender;
- usar a palavra-chave.
4. Aumente o número de palavras
É importante criar um conteúdo completo e do tamanho adequado para o seu público alvo. Dessa forma, quanto mais completa estiver a informação no seu site, mais chances você tem de responder às dúvidas e anseios dos usuários e aparecer no topo. Seu artigo não deve ser muito longo, ele pode afastar ou atrapalhar o desempenho do mecanismo de procura.
3. Estude os concorrentes
Analisar os concorrentes pode te ajudar a entender como é a atuação do seu site quando se trata de posicionamento, capacidade de carregamento, constância dos conteúdos publicados e muito mais. Além disso, pode aprender algumas coisas sobre SEO para impulsionar o seu crescimento.
Para isso, você pode analisar:
- Posição nas buscas do Google;
- Conteúdo on-page;
- Referência nas redes sociais;
- Uso de palavra-chave.
Caso perceba uma performance melhor nas categorias acima, é hora de rever os pontos.
5. Checklist de SEO on-page
Seo on-page, nada mais é do que um recurso para melhorar a otimização de SEO. Você pode usar o On page SEO checker para escolher a palavra-chave para uma página e confirmar se ela tem um desempenho melhor que outras páginas. Dessa forma, a palavra-chave em títulos e cabeçalhos vai trazer ênfase ao conteúdo.
Conclusão
Continue aprendendo SEO! Algoritmos são atualizados o tempo inteiro, assim você também precisa desenvolver continuamente a sua técnica em SEO. Os profissionais de marketing estão sempre buscando melhorias que vão inserir o conteúdo no topo do Google. Além disso, ler continuamente sobre o assunto é importante para descobrir novas ferramentas e plataformas que podem otimizar o seu aprendizado. E se você quiser saber mais sobre o assunto é só continuar acompanhando o nosso site.