Como manter profissionais acima de 50 anos de idade engajados com as metas da empresa
Buscar recolocação no mercado de trabalho por si só já é uma tarefa árdua para quem está em busca de uma nova oportunidade. E essa situação se torna ainda mais delicada quando se percebe que o mercado em geral restringe as portas para profissionais acima de 50 anos de idade.
As gestões empresariais, muitas vezes, se esquecem que tais profissionais carregam consigo muita experiência, aprendizado e vontade de se manter ativo, tornando-se excelentes ferramentas para impulsionar os demais colaboradores e aumentar a retenção.
Por que os profissionais nesta faixa etária são os mais ameaçados pelo desemprego?
Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), apontam que em 2060, pessoas acima de 60 anos corresponderão a mais de 25% da população. E se essas pessoas não estiverem no mercado de trabalho, a previsão é de falta de mão de obra.
Outros dados desse cenário, vêm de uma pesquisa recente feita pela Coppe/UFRJ –
Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. De acordo com a pesquisa, os mais afetados pelo desemprego decorrente da pandemia, são as pessoas acima de 50 anos, cuja alta pode levar mais de um milhão de pessoas dessa faixa etária a ficarem fora do mercado de trabalho.
Mas porque essas pessoas são tão afetadas?
Essa é uma pergunta que nenhuma empresa vai responder de forma clara e objetiva, pois os supostos motivos, geralmente estão nas entrelinhas. Entre eles, os principais são:
- Preconceito devido a idade, que afeta a própria capacidade dessas pessoas de se sentirem aptas para as vagas;
- A falsa crença de que quanto mais idade, menor é a capacidade produtiva;
- Falta de treinamento oferecido pelas empresas;
- Mudanças tecnológicas que fazem com que as novas gerações já saiam dos estudos preparadas para elas, enquanto os mais velhos precisam aprender e se adaptar.
Vantagens dos colaboradores 50+ para sua empresa
Por outro lado, empresas que apostam e reconhecem os talentos mais experientes desfrutam de vantagens que os colaboradores acima de 50 anos podem proporcionar.
Esses benefícios foram comprovados em uma pesquisa feita pelo Institute Employment Studies de Londres, que mostra que profissionais mais maduros carregam consigo mais responsabilidade e autonomia no dia a dia do trabalho.
Outros estudos apontam ainda várias outras vantagens em apostar na retenção desses profissionais, entre elas:
- maior assiduidade e dedicação;
- comportamentos e atitudes mais comprometidos com o atingimento de metas;
- maior cumprimento das diretrizes corporativas;
- demonstram mais preparo para os desafios e suportam maior pressão;
- capacidade de utilizar suas experiências para trazer mais criatividade e soluções para os problemas.
A importância do atingimento de metas para uma empresa
Dentre as vantagens listadas no tópico anterior, podemos destacar o atingimento de metas.
Toda empresa dispõe de metas e objetivos de negócio, os quais precisam de planejamento para serem atingidos. Mas não só isso, é preciso contar com uma equipe engajada no alcance e busca desses resultados.
O estabelecimento de metas dita as diretrizes e foco da empresa, sendo comum serem traçadas anualmente. Ou ainda serem divididas em semestres, trimestres ou bimestres.
Colaboradores acima de 50 anos têm papel fundamental no atingimento de metas, pois são mais experientes, capazes de liderar equipes e incentivá-las através de sua própria motivação. Colaboradores mais engajados são comprovadamente mais produtivos, fazendo com que o atingimento e superação de metas fique mais tangível.
Como manter profissionais mais velhos atualizados das metas da organização?
Para que os profissionais a partir de 50 anos de idade possam executar com maestria suas atividades e, ainda, liderar equipes, é preciso contar com treinamentos especializados para que se mantenham atualizados com as tecnologias e, assim, serem capazes de receber o incentivo que precisam para tirar as metas do papel e engajar suas equipes.
Mas não se engane, a prática de aprendizagem corporativa não deve ser aplicada somente com foco no desempenho e retenção dos colaboradores 50+. Essa deve ser uma prática enraizada na cultura organizacional, para ter uma equipe preparada, motivada e geradora de resultados em qualquer faixa etária.
Conheça a Marketing Machine. Acesse os conteúdos do nosso blog e fique por dentro de tudo que o marketing digital e as atualidades do mundo corporativo podem fazer pela sua empresa.