Desemprego, trânsito para chegar ao local de trabalho, horários rígidos, cansaço e falta de reconhecimento profissional são alguns dos fatores que levam as pessoas a querer empreender.
Afinal, quem não quer trabalhar perto (ou dentro) de casa, com horários flexíveis e sendo chefe de si mesmo? Tudo isso pode ser uma grande vantagem, mas alguns medos, dúvidas e falta de planejamento costumam ser vilões desse sonho.
Neste artigo, você vai conhecer mais sobre como se tornar empreendedor, além de contar com 10 ideias para abrir um negócio e obter sucesso.
Como planejar a abertura do meu negócio?
A primeira etapa, e uma das mais importantes na abertura de um negócio, é o planejamento. Se você possui emprego fixo, deve passar pela sua cabeça a dúvida de estar trocando o certo pelo duvidoso. Se você não está empregado, deve estar pensando se vale a pena resgatar as economias para tirar sua ideia do papel.
Esses medos são melhor vencidos com um bom planejamento, pois é com ele que as dúvidas serão respondidas e, no final, você terá mapeado o que precisa para traçar as diretrizes de negócio.
Engana-se quem pensa que abrir algo pequeno, que funcione dentro de casa, não precisa de planejamento. Se você quer obter lucro e colher o máximo das vantagens de ser um empreendedor autônomo, independentemente do tamanho de seu negócio, o planejamento terá papel fundamental em suas decisões.
Mas, como realizar um bom planejamento? Listamos abaixo alguns passos essenciais para você.
1 – Faça pesquisas de mercado
É necessário entender como funciona o mercado que você deseja fazer parte. Analise como seus futuros concorrentes se comportam, quais os preços que praticam e busque identificar lacunas ainda não atendidas: ou seja, como seu produto ou serviço poderão encontrar menor concorrência ou grandes diferenciais, todos capazes de captar parte da fatia de consumidores já existentes.
Uma boa dica é desenhar uma tabela inserindo um traço no meio, cujos eixos verticais e horizontais possuam duas características principais do seu tipo de produto e serviço, por exemplo: se você deseja abrir uma loja de bolos e identificou que os principais atributos desse segmento são os sabores e a rapidez da entrega, dois possíveis eixos serão: prazo de entrega e sabores diferenciados.
Nas pontas do eixo vertical podem conter: rapidez de entrega x atrasos ou prazos longos para encomenda e no eixo horizontal: sabores comuns x sabores diferenciados. A partir disso, liste quem serão os concorrentes, analise como eles se saem nesses quesitos e posicione-os nos eixos conforme suas classificações.
Ao final dessa pesquisa, você verá que na tabela existem lugares mais preenchidos, onde a concorrência será maior e lacunas com menor número de concorrentes ou até mesmo vazias e o seu negócio poderá focar esses diferenciais para obter destaque. Por exemplo: bolos com sabores diferenciados à pronta entrega.
A pesquisa de mercado precisa ter como objetivo principal minimizar os riscos, entender o cenário atual e oportunidades existentes, buscando trazer respostas para as dúvidas e auxiliando o empreendedor a visualizar a viabilidade do negócio.
2 – Estude e defina o público-alvo!
Não adianta ter o produto ou serviço certo e oferecê-lo ao público errado. É preciso estar onde o seu consumidor te procura. É preciso saber quem é seu público, e aqui não estamos falando somente do perfil demográfico, mas, sim, de seus costumes. Quando, como e onde ele costuma consumir o tipo de produto ou serviço que você busca oferecer? Qual a frequência de compra? Quanto ele investe ou está disposto a pagar por isso?
Trace personas a fim de identificar seu cliente e use as pesquisas para saber onde encontrá-lo e de que forma impactá-lo para estabelecer uma comunicação com ele. Tenha em mente de que não é possível vender para todos. Não tente encaixar o seu produto em um público, mas, sim, desenvolver um produto que atenda o seu público definido.
3 – Tenha uma excelente gestão financeira
Como em todo negócio, existem riscos. E quando estamos falando de algo novo, seja de menor abrangência como oferecer um serviço dentro de sua própria casa ou a construção de uma startup para atender demandas específicas de empresas, o investimento inicial poderá se misturar com sua renda pessoal.
É preciso uma boa gestão financeira para saber até onde investir e qual o lucro real o negócio está gerando. Analise possibilidades de estabelecer sociedades e parcerias para a realização da abertura de sua empresa.
Considere todos os gastos em seu orçamento, até despesas menores como água, insumos de papelaria e tudo que for utilizado para montar sua empresa. Defina um planejamento financeiro anual, mas faça um acompanhamento e balanço com menor intervalo de tempo, a fim de entender o lucro (ou prejuízo) real do negócio e assim poder traçar diretrizes.
Com uma pesquisa de mercado eficiente, público- alvo definido e uma gestão financeira capaz de apontar caminhos, é hora de pensar em qual tipo de negócio abrir. No próximo tópico, traremos ideias para quem quer começar a empreender e os principais pontos a serem considerados em cada uma delas.
10 ideias para abrir um negócio!
1 – Venda de comidas
Analise se a cozinha utilizada será em casa ou externa para poder atender a demanda. Considere se haverá serviço de entrega e como conservar o alimento durante o trajeto e em qual formato será feito.
2 – Venda de roupas.
Considere quem será seu fornecedor e como você irá divulgar as peças e realizar o envio.
3 – Acessórios de beleza
Itens pequenos como batons e sombra podem gerar um frete mais caro do que o valor do produto. Outro ponto de atenção é o catálogo de cores.
4 – Serviços de consultoria
Se você saiu de uma empresa e está em um ramo elegível para consultorias, defina escopos e pacotes de trabalho como consultoria financeira, marketing, recursos humanos entre outras.
5 – Design gráfico e web
Crie um bom portfólio para mostrar a seus clientes e estabeleça condições e prazos de entrega, desenvolvimento e quantidade de refações inclusas dentro do valor.
6 – Itens personalizados
Você pode trabalhar com brindes customizados: lembrancinhas de eventos, canecas, camisetas entre outros. Avalie o formato de entrega e expectativa do consumidor em relação ao item encomendado.
7 – Marketing Digital
Esse é um mercado em alta, onde muitas empresas optam por ter freelas para desenvolvimento de textos e serviços de investimento em mídia como Google e Facebook Ads. No escopo e contrato de trabalho deixe claras as responsabilidades e deveres de cada lado.
8 – Serviços pet
Com a rotina agitada e viagens, muitas pessoas acabam ficando sem tempo de passear e brincar com seus pets e também de levá-los a consultas veterinárias. Ofereça serviços com total responsabilidade e crie vínculos de confiança.
9 – Desenvolvimento de aplicativos
Muitas startups surgiram a partir de necessidades específicas de empresas que precisam de suporte para aplicativos customizados. Estabeleça contratos que incluam suporte e atualizações periódicas.
10 – E-commerce
Estude o público-alvo que deseja atender e defina o mix de produtos a ser oferecido. Busque parcerias ou sócios que possam contribuir com o desenvolvimento. Faça um plano de negócios capaz de gerenciar a parte logística e defina boas estratégias de divulgação.
Conclusão
Abrir um negócio e se tornar um empreendedor pode estar ao seu alcance. Invista em um bom planejamento, definindo seu público-alvo e as estratégias para atingi-lo.
Faça uma boa gestão financeira para ter certeza da lucratividade e dê o pontapé inicial, seja a partir de sua própria casa ou construindo startups de negócio, como as dicas que demos por aqui!