Empreendedorismo

10 ideias para você abrir um negócio e como planejá-lo

Ideias para abrir um negócio

Desemprego, trânsito para chegar ao local de trabalho, horários rígidos, cansaço e falta de reconhecimento profissional são alguns dos fatores que levam as pessoas a querer empreender.

Afinal, quem não quer trabalhar perto (ou dentro) de casa, com horários flexíveis e sendo chefe de si mesmo? Tudo isso pode ser uma grande vantagem, mas alguns medos, dúvidas e falta de planejamento costumam ser vilões desse sonho. 

Neste artigo, você vai conhecer mais sobre como se tornar empreendedor, além de contar com 10 ideias para abrir um negócio e obter sucesso.

Como planejar a abertura do meu negócio?

A primeira etapa, e uma das mais importantes na abertura de um negócio, é o planejamento. Se você possui emprego fixo, deve passar pela sua cabeça a dúvida de estar trocando o certo pelo duvidoso. Se você não está empregado, deve estar pensando se vale a pena resgatar as economias para tirar sua ideia do papel. 

Esses medos são melhor vencidos com um bom planejamento, pois é com ele que as dúvidas serão respondidas e, no final, você terá mapeado o que precisa para traçar as diretrizes de negócio.

Engana-se quem pensa que abrir algo pequeno, que funcione dentro de casa, não precisa de planejamento. Se você quer obter lucro e colher o máximo das vantagens de ser um empreendedor autônomo, independentemente do tamanho de seu negócio, o planejamento terá papel fundamental em suas decisões. 

Mas, como realizar um bom planejamento? Listamos abaixo alguns passos essenciais para você.

1 – Faça pesquisas de mercado

É necessário entender como funciona o mercado que você deseja fazer parte. Analise como seus futuros concorrentes se comportam, quais os preços que praticam e busque identificar lacunas ainda não atendidas: ou seja, como seu produto ou serviço poderão encontrar menor concorrência ou grandes diferenciais, todos capazes de captar parte da fatia de consumidores já existentes. 

Uma boa dica é desenhar uma tabela inserindo um traço no meio, cujos eixos verticais e horizontais possuam duas características principais do seu tipo de produto e serviço, por exemplo: se você deseja abrir uma loja de bolos e identificou que os principais atributos desse segmento são os sabores e a rapidez da entrega, dois possíveis eixos serão: prazo de entrega e sabores diferenciados. 

Nas pontas do eixo vertical podem conter: rapidez de entrega x atrasos ou prazos longos para encomenda e no eixo horizontal: sabores comuns x sabores diferenciados. A partir disso, liste quem serão os concorrentes, analise como eles se saem nesses quesitos e posicione-os nos eixos conforme suas classificações. 

Ao final dessa pesquisa, você verá que na tabela existem lugares mais preenchidos, onde a concorrência será maior e lacunas com menor número de concorrentes ou até mesmo vazias e o seu negócio poderá focar esses diferenciais para obter destaque. Por exemplo: bolos com sabores diferenciados à pronta entrega.

A pesquisa de mercado precisa ter como objetivo principal minimizar os riscos, entender o cenário atual e oportunidades existentes, buscando trazer respostas para as dúvidas e auxiliando o empreendedor a visualizar a viabilidade do negócio.

2 – Estude e defina o público-alvo!

Não adianta ter o produto ou serviço certo e oferecê-lo ao público errado. É preciso estar onde o seu consumidor te procura. É preciso saber quem é seu público, e aqui não estamos falando somente do perfil demográfico, mas, sim, de seus costumes. Quando, como e onde ele costuma consumir o tipo de produto ou serviço que você busca oferecer? Qual a frequência de compra? Quanto ele investe ou está disposto a pagar por isso?

Trace personas a fim de identificar seu cliente e use as pesquisas para saber onde encontrá-lo e de que forma impactá-lo para estabelecer uma comunicação com ele. Tenha em mente de que não é possível vender para todos. Não tente encaixar o seu produto em um público, mas, sim, desenvolver um produto que atenda o seu público definido.

3 – Tenha uma excelente gestão financeira

Como em todo negócio, existem riscos. E quando estamos falando de algo novo, seja de menor abrangência como oferecer um serviço dentro de sua própria casa ou a construção de uma startup para atender demandas específicas de empresas, o investimento inicial poderá se misturar com sua renda pessoal. 

É preciso uma boa gestão financeira para saber até onde investir e qual o lucro real o negócio está gerando. Analise possibilidades de estabelecer sociedades e parcerias para a realização da abertura de sua empresa.

Considere todos os gastos em seu orçamento, até despesas menores como água, insumos de papelaria e tudo que for utilizado para montar sua empresa. Defina um planejamento financeiro anual, mas faça um acompanhamento e balanço com menor intervalo de tempo, a fim de entender o lucro (ou prejuízo) real do negócio e assim poder traçar diretrizes.

Com uma pesquisa de mercado eficiente, público- alvo definido e uma gestão financeira capaz de apontar caminhos, é hora de pensar em qual tipo de negócio abrir. No próximo tópico, traremos ideias para quem quer começar a empreender e os principais pontos a serem considerados em cada uma delas. 

Ideias para abrir um negócio

10 ideias para abrir um negócio! 

1 – Venda de comidas

Analise se a cozinha utilizada será em casa ou externa para poder atender a demanda. Considere se haverá serviço de entrega e como conservar o alimento durante o trajeto e em qual formato será feito.

2 – Venda de roupas.

Considere quem será seu fornecedor e como você irá divulgar as peças e realizar o envio.

3 – Acessórios de beleza

Itens pequenos como batons e sombra podem gerar um frete mais caro do que o valor do produto. Outro ponto de atenção é o catálogo de cores.

4 – Serviços de consultoria

Se você saiu de uma empresa e está em um ramo elegível para consultorias, defina escopos e pacotes de trabalho como consultoria financeira, marketing, recursos humanos entre outras.

5 – Design gráfico e web

Crie um bom portfólio para mostrar a seus clientes e estabeleça condições e prazos de entrega, desenvolvimento e quantidade de refações inclusas dentro do valor.

6 – Itens personalizados

Você pode trabalhar com brindes customizados: lembrancinhas de eventos, canecas, camisetas entre outros. Avalie o formato de entrega e expectativa do consumidor em relação ao item encomendado.

7 – Marketing Digital

Esse é um mercado em alta, onde muitas empresas optam por ter freelas para desenvolvimento de textos e serviços de investimento em mídia como Google e Facebook Ads. No escopo e contrato de trabalho deixe claras as responsabilidades e deveres de cada lado.

8 – Serviços pet

Com a rotina agitada e viagens, muitas pessoas acabam ficando sem tempo de passear e brincar com seus pets e também de levá-los a consultas veterinárias. Ofereça serviços com total responsabilidade e crie vínculos de confiança.

9 – Desenvolvimento de aplicativos

Muitas startups surgiram a partir de necessidades específicas de empresas que precisam de suporte para aplicativos customizados. Estabeleça contratos que incluam suporte e atualizações periódicas.

10 – E-commerce

Estude o público-alvo que deseja atender e defina o mix de produtos a ser oferecido. Busque parcerias ou sócios que possam contribuir com o desenvolvimento. Faça um plano de negócios capaz de gerenciar a parte logística e defina boas estratégias de divulgação.

Conclusão

Abrir um negócio e se tornar um empreendedor pode estar ao seu alcance. Invista em um bom planejamento, definindo seu público-alvo e as estratégias para atingi-lo. 

Faça uma boa gestão financeira para ter certeza da lucratividade e dê o pontapé inicial, seja a partir de sua própria casa ou construindo startups de negócio, como as dicas que demos por aqui!

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Artigos relacionados

Leia Mais