Qual a relação entre marketing de conteúdo e SEO?
Você já sabe que o marketing de conteúdo é uma tendência que veio para ficar, afinal hoje em dia é impossível se conectar com o público-alvo somente de forma offline, principalmente porque o número de usuários presentes nas redes sociais cresce mais a cada dia.
Atrelado ao marketing de conteúdo, temos o conjunto de estratégias para melhorar o posicionamento do site, SEO, mas qual é a relação entre elas? E como aplicar a realidade da sua empresa?
Nesse artigo, vamos explicar a relação entre marketing de conteúdo e SEO, além disso como você pode colocar em prática na sua empresa. Confira!
O que é Marketing de conteúdo?
Marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing que tem como principal foco engajar o público alvo da sua empresa, a fim de ampliar a rede de atuais clientes e prospecções, através de conteúdos interessantes e com valor para o cliente.
Por meio dos conteúdos, é possível atrair, envolver e agregar valor para as pessoas que consomem os seus produtos ou serviços. A partir do contato com conteúdos diversos, criam uma percepção positiva da sua marca.
Isso acontece porque os materiais entregues possuem a função de:
- educar o público-alvo;
- ganhar autoridade no assunto;
- influenciar na decisão de compra;
- transformar o cliente em fã e embaixador da marca.
Para que isso seja possível, é comum as empresas distribuírem conteúdos em formatos diversos, como vídeos, e-books, postagens nas redes sociais e blog corporativo.
O que é SEO?
SEO se refere a sigla em inglês das palavras “search engine optimization”. Que podemos traduzir para o português como, otimização para mecanismos de busca, ou seja, páginas onde os usuários costumam procurar informações a respeito de um conteúdo.
As páginas que possuem mais recorrência são: Google, Bing, Yahoo. Mas, podemos considerar o Youtube, como um mecanismo de busca de informações também. Porém, como isso se aplica na realidade?
SEO é um conjunto de técnicas de otimização, que visa deixar o conteúdo mais dinâmico e atrativo para os consumidores, além de ser facilmente encontrado pelo Google. Uma boa técnica de SEO é o que faz o seu conteúdo se destacar na internet, isso porque o padrão utilizado se repete, independente do tema.
Por exemplo, você vai encontrar em um texto SEO, palavras fáceis e acessíveis para o entendimento do usuário, links com referências para outros assuntos, além de parágrafos curtos para facilitar a leitura e procura pelas informações.
Qual a relação entre marketing de conteúdo e SEO
Bom, agora que você entendeu qual é a função do marketing de conteúdo e SEO, vamos conversar sobre a relação direta entre as estratégias e porque é importante que você use ambas ao produzir e distribuir o conteúdo da sua empresa.
Antes de criar um conteúdo para o seu público-alvo, seja em texto, vídeo ou áudio, é importante entender a finalidade que aquele material será usado. Por exemplo, se você deseja atrair clientes, não vai produzir o mesmo conteúdo para os clientes antigos. Isso porque novos clientes precisam ter um primeiro contato com a sua marca, entender o produto\serviço oferecido e depois iniciar a negociação.
Por outro lado, o cliente fidelizado já conhece a sua empresa, por isso é importante investir em conteúdos que apontem como as ferramentas melhoraram, as vantagens exclusivas que ele vai ter, além de apresentar resultados de ações antigas.
A partir daí, temos o SEO. Após o conteúdo produzido, o profissional de marketing especializado em aplicar a estratégia vai adequar o material para a finalidade desejada, garantindo, assim, que ele seja encontrado pelo Google.
Podemos dizer que as técnicas se complementam, o conteúdo precisa ser interessante e valioso para o cliente, e quem vai tornar isso possível é o SEO, além de levá-lo para as pessoas que procuram por aquele assunto nos buscadores.
Benefícios
Ampliar o tráfego
Segundo pesquisa Content Trends, 86,7% das pessoas utilizam o Google para buscar informações. Isso prova que o buscador é a chave mestra para que potenciais clientes encontrem o seu site ao navegarem na rede.
Empresas que usam o marketing de conteúdo tem em média 2,2 vezes mais visitas em seus sites. Isso é ampliado quando a organização produz mais de 13 conteúdos por mês, chegando em 4,2 vezes mais visitantes.
Engajamento
Os embaixadores orgânicos das marcas são tão importantes quanto os influenciadores digitais. Clientes que recomendam o seu negócio para amigos e familiares, possibilitam que o engajamento da sua marca aumente consideravelmente, isso porque as pessoas tendem a confiar em fazer negócios com empresas indicadas.
Educa
Como conversamos, o marketing de conteúdo alinhado ao SEO tem como objetivo educar os consumidores, explicar benefícios e vantagens, além de tirar dúvidas, a fim de garantir a venda do produto.
Conclusão
Usar o marketing de conteúdo junto a estratégia SEO vai garantir que o seu conteúdo seja melhor ranqueado e posicionado nos buscadores de informações, além de ampliar a visibilidade da sua marca e auxiliar na construção do conhecimento.
Isso porque quanto mais as pessoas conhecem sobre o produto\serviço que estão comprando, mais seguras se sentem para voltar a fazer negócios com a empresa.
Por isso, comece já a produzir conteúdos que sejam valiosos para o seu consumidor. Para te ajudar aqui na Marketing Machine, nós separamos uma série de artigos para te ajudar, então não deixe de conferir as nossas publicações.