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5 benefícios do marketing digital para empresas pequenas

marketing digital para empresas pequenas

5 benefícios do marketing digital para empresas pequenas 

A atração de clientes se tornou mais rápida e eficiente com a chegada da internet, que trouxe consigo o marketing digital, ferramenta indispensável na hora de promover os serviços ou produtos oferecidos pela sua empresa. 

Prova disso, é que hoje pequenas empresas podem usar o marketing digital para concorrer com grandes corporações, tendo um bom alcance e conquistando um público fiel. Tudo isso sem precisar fazer um grande investimento. 

Por isso, hoje separamos 5 benefícios que o marketing digital possibilita para pequenas empresas. 

Vamos lá? 

O que é marketing digital?

Você tem uma presença constante nas redes sociais? Se a resposta for não, você precisa urgente investir no marketing digital, isso porque é lá que os clientes estão. Só no Brasil, mais de 150 milhões de pessoas possuem uma conta ativa, apenas por isso já notamos a importância de ter uma presença online. 

Outro motivo é que, segundo uma pesquisa apresentada pelo Maturidade do Marketing Digital e Vendas do Brasil, 5% das empresas brasileiras divulgam suas marcas através da publicidade tradicional, ou seja, apostam em jornais e revistas para conquistar clientes. Se você faz parte deste time, saiba que está 95% atrás dos seus concorrentes. 

Isso porque o marketing digital é um conjunto de ações estratégicas e informações que possuem o objetivo de promover uma empresa, produto ou serviço por meio da internet. A promoção da marca pode acontecer através das redes sociais, site corporativo ou outro canal online que tenha sinergia com a sua empresa. 

Como fazer marketing digital? 

Apesar de termos um grande número de possibilidades, na hora de promovermos um produto ou serviço é interessante que prestemos atenção a alguns conteúdos que se destacam, são eles: 

Marketing de Conteúdo 

O marketing de conteúdo são peças e ações realizadas para educar, informar e entreter o consumidor em relação a um produto ou serviço que a sua empresa ofereça. Este conteúdo precisa ser pensado para atender as necessidades do seu público-alvo, podendo ser decisivo para a tomada de decisão do cliente, isso porque as informações passadas precisam ter credibilidade, apontar uma solução e  ser persuasiva. Como exemplos de conteúdos temos e-books, artigos e publicações nas redes sociais.  

E-mail Marketing 

Como o próprio nome dá a entender, é a comunicação realizada pela sua empresa com os clientes por meio do e-mail, com objetivo de divulgar uma promoção, campanha, novo serviço ou fornecer dicas, com base nas últimas interações do consumidor com a sua marca. 

Geralmente o e-mail é encaminhado para uma base fixa de leads que possuem interesse naquele assunto. 

Redes Sociais

A pesquisa que apresentamos no começo deste artigo, que diz que mais de 150 milhões de pessoas no país estão presentes nas redes sociais, é da plataforma Cupom Válido, que reuniu dados da Hootsuite e WeAreSocial, empresas especializadas em gestão de marca e marketing digital.  

Isso demonstra que estar nas redes sociais é uma necessidade para a saúde do negócio, principalmente pela visibilidade e poder de atração de clientes. Por conta disso, é uma das principais ferramentas para a promoção de conteúdo e gestão de relacionamento com o cliente. 

5 benefícios do marketing digital para empresas pequenas 

Agora que você já sabe a importância de contar com o marketing digital para a sua empresa, veja 5 benefícios que podem melhorar a atração de clientes, mensuração de resultados, promoção de produtos e muito mais. Confira! 

  • Segmentação 

Os leads são fundamentais para o marketing de conteúdo. Isso porque é possível identificar potenciais consumidores, além de ter uma base fixa com clientes recorrentes. Ao segmentarmos os clientes com base em sua posição no funil de vendas, conseguimos desenvolver ações estratégicas para aquela parcela do público. 

Dessa forma, podemos nos relacionar de maneiras diferentes com os consumidores, garantindo que a empresa não se torne um spam no e-mail ou invista em uma relação que o cliente não tem interesse. 

  • Mensuração 

Utilizando a técnica de marketing digital, conseguimos medir os resultados de uma campanha e identificar os pontos que funcionaram e aqueles que falharam, informações fundamentais para o desenvolvimento de novas ações. Isso porque vai permitir que a empresa conheça o público-alvo cada vez mais. 

A mensuração pode acontecer com base no cálculo ROI (Retorno sobre o investimento), por exemplo, assim o departamento de marketing vai saber se a ação foi positiva ou negativa. 

  • Atração da audiência segmentada 

Atrair clientes não é uma tarefa fácil, mas pode ser assertiva se você utilizar o marketing digital, isso porque um número maior de pessoas poderão ser impactadas com a distribuição do conteúdo da sua empresa. Seja através das redes sociais, site corporativo ou outro canal de distribuição. 

Investir em conteúdos dinâmicos auxilia na credibilidade e posicionamento de marca da sua empresa, que pode ser convertido em um número maior de vendas. 

  • Fidelização de clientes 

Além de utilizar os canais online para a atração de clientes, as empresas devem usar como uma forma de acompanhar o pós-venda, isso porque o relacionamento com o cliente não termina após a venda. Pelo contrário, a forma como a sua empresa permanece em contato com o consumidor é determinante para a próxima compra. 

Por isso, o marketing de conteúdo pode ser usado como uma forma de avaliar a satisfação do consumidor após a venda, verificar a qualidade do produto, além de encaminhar ofertas, campanhas e outros conteúdos. 

  • Baixo custo-benefício

Para que a empresa comece, não é necessário um grande investimento. Isso porque a organização pode utilizar ferramentas como Google Adsense para campanhas específicas, ou investir em tráfego pago ocasionalmente. Além de usar as redes sociais de forma orgânica para a distribuição de informações. 

Conclusão

As pequenas empresas têm muito a ganhar ao investir no marketing de conteúdo, principalmente para gerenciar melhor o relacionamento com o cliente e oferecer uma experiência que vai além do produto ou serviço vendido. 

Através do marketing de conteúdo e presença nas redes sociais, a marca pode encaminhar informações, dicas, oferecer descontos e muito mais para os clientes cadastrados, assim, a empresa oferece um conteúdo de graça em troca de uma informação valiosa. Lembre-se, conhecer bem o cliente é o primeiro passo para uma boa estratégia de marketing. 

Para saber mais sobre marketing digital, empreendedorismo e relacionamento com o cliente, continue acompanhando os conteúdos do Marketing Machine. Nós sempre trazemos as principais novidades para você. 

 

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