Marketing Digital em 2023: 10 tendências que vale a pena apostar
Já estamos chegando ao final do ano, com isso se torna imprescindível avaliar o que veio para ficar definitivamente. Por isso, nós listamos as 10 principais tendências que vale a pena você apostar no marketing digital da sua empresa para 2023.
Vamos lá?
10 tendências de marketing digital que vale a pena apostar em 2023
Eventos híbridos
Após dois anos em isolamento social, os eventos híbridos devem se tornar uma tendência cada vez mais presente no nosso dia a dia. Se antes separavam os eventos em presencial e online, hoje temos a possibilidade de híbrido.
Isso porque muitas pessoas ainda não se sentem seguras em frequentar um espaço com um número grande de participantes. Por isso, as empresas estão se adaptando à nova realidade para garantir que todos tenham acesso à mesma experiência.
Por isso, veremos shows, eventos, palestras e demais atividades sendo oferecidas em ambos os formatos.
Newsletter
É cada vez mais fácil produzir conteúdo. Todos nós somos influenciadores em nossas redes sociais, mas isso não quer dizer que a qualidade entre os conteúdos seja a mesma. Por isso, as empresas começaram a investir em newsletter com uma curadoria, ou seja, existe um profissional responsável por separar as informações que precisam estar presentes na news e aquelas que podem ser descartadas.
Redes Sociais
O fenômeno Tik Tok, rede social que nasceu em 2016, durante a quarentena, se tornou o aplicativo mais baixado no mundo, contando hoje com mais de 1 bilhão de usuários. Isso mostrou o poder que as redes sociais ainda exercem sobre as pessoas, unindo, divulgando ações e produtos.
Por isso, é importante que as empresas estejam presentes nas redes sociais, sobretudo aquelas que se tornam a preferida dos usuários, isso auxilia na ampliação da visibilidade da marca, além de possibilitar a comunicação com um número maior de pessoas.
Social Selling
Utilizar as redes sociais como um canal de venda é comum hoje em dia, mas o formato Social Selling vem para trazer fortes mudanças para as empresas em 2023. Isso porque ele permite que um relacionamento mais duradouro seja criado com o cliente.
Para isso, o social selling tem dois princípios importantes: conteúdo de qualidade e foco no consumidor. Com isso, vai se tornar cada vez mais natural que as empresas invistam em conteúdos educativos e relevantes para se comunicarem com o público.
Adeus Cookies
Tudo o que fazemos na internet permanece lá. Em 2021, o fim dos third-party cookies, entrou em discussão por parte de grandes organizações, como Google e Apple. Por muitos anos, o Google Chrome coletava dados para os profissionais de marketing, permitindo que as empresas soubessem os hábitos de consumo dos consumidores na web.
Por isso, sempre que entramos em um site aparece a mensagem “permitir cookies”. Mas, o Google Chrome anunciou o fim da prática, isso porque acredita que impacta na experiência do usuário, além da segurança do usuário.
Com isso, várias ferramentas serão atualizadas, a fim de garantir que as informações dos usuários estejam seguras. Portanto, as estratégias de marketing digital vão precisar se adaptar a nova política para fazerem campanhas e recolhimento de dados dos usuários.
Conteúdo baseado em dados
A inteligência artificial ou Big Data não deixaram de ser usadas como consulta para a produção de conteúdo baseado em dados, porém, com as discussões sobre privacidade e proteção de dados, se tornou imprescindível usar dados para a produção de conteúdo.
Principalmente para oferecer um conteúdo assertivo para os consumidores. Conforme pesquisa do Content Marketing Institute (CMI), 74% das empresas B2B apontaram o sucesso da sua estratégia de marketing de conteúdo ao valor que o conteúdo oferece aos consumidores. Isso porque os textos são apontados como confiáveis, uma vez que oferecem informações vindas de organizações competentes e empresas com credibilidade.
Por isso, não basta produzir conteúdo, é preciso investir na qualidade do material.
Marketing de Conteúdo e SEO
Recentemente produzimos um conteúdo explicando a relação do marketing de conteúdo e SEO, por isso não vamos nos alongar no assunto. Em resumo, o marketing de conteúdo unido ao SEO tem objetivo de levar mais valor para as informações que os clientes vão acessar.
Você sabia que mais de 75% das pessoas não passam da primeira página dos resultados de pesquisa? O dado foi apontado em uma pesquisa realizada pela CVS, por isso é importante investir em SEO e boas palavras-chave.
ESG
O termo em inglês ESG, que significa em português, Ambiental, Social e Governança, chamou a atenção de investidores e empresários em todo o mundo. Ainda que a iniciativa tenha começado lá em 2004, iniciativa da ONU, para que as empresas tivessem uma nova postura sobre o meio ambiente e qualidade de vida, ela ganhou mais adeptos após a pandemia de covid-19.
Metaverso
O dona da META, Mark Zuckerberg anunciou que sua empresa passaria por mudanças significativas nos próximos anos, isso porque a empresa está investindo na construção de uma nova realidade. Metaverso.
Conteúdo mais interativo
Além do Metaverso, a palavra do momento é “interatividade”. Os consumidores procuram cada vez mais conteúdos que sejam interativos e valiosos, isso porque temos um número infinito de possibilidades à disposição.
Para as empresas que pretendem se destacar, é necessário que invistam na interatividade junto com o cliente. Seja para decidir o nome de um produto, testar um novo serviço ou oferecer experiências diferentes.
Conclusão
Seja em qual tendência você decida apostar, lembre-se que é necessário realizar planejamento e pesquisa antes da execução, isso vai garantir que o seu projeto tenha mais sucesso e alcance os resultados desejados.
Aqui no Marketing Machine, sempre trazemos conteúdos inéditos para que você esteja por dentro de todas as novidades e tendências sobre marketing digital, vendas, SEO e empreendedorismo.
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