Saiba como conquistar resultados cada vez melhores com o merchandising no ponto de venda!
O merchandising no ponto de venda pode ser uma excelente ferramenta para impulsionar suas vendas e divulgar sua marca.
E para comprovar essa afirmação, vamos destacar a importância de dar uma atenção especial ao PDV, além de compartilhar dicas valiosas para que você possa aproveitar todo o potencial dessa estratégia.
Continue a leitura para saber mais!
A importância do merchandising no PDV
Podemos dizer que o PDV é o verdadeiro ponto de encontro entre as empresas e seus consumidores, causando um impacto significativo nas decisões de compra.
E para atingir esse resultado, as ações de merchandising fazem toda a diferença ao fortalecer a sua marca, diferenciando-a da concorrência, chamando a atenção do seu público e, consequentemente, ampliando as suas vendas.
Como conquistar bons resultados no ponto de venda
Ao contrário do que muitas organizações ainda acreditam, conquistar um bom desempenho no PDV não precisa ser uma missão impossível. E neste tópico, vamos destacar algumas dicas que vão te ajudar a colocar esse plano em prática!
Conheça os interesses do seu público
Compreender os hábitos de compra dos seus clientes é essencial para desenvolver ações de merchandising eficientes. Assim, comece avaliando os tipos de estabelecimento frequentados pelo seu público e alinhe os padrões de consumo à comunicação do seu produto para conquistar resultados ainda melhores.
Invista em uma comunicação criativa e instigante
Quando pensamos em comunicação no PDV, o aspecto visual merece uma atenção especial! Aqui, a dica é apostar na criatividade e pensar em displays com formatos diferenciados, peças com cores e chamadas atrativas, além de estratégias que estimulem a interação com os consumidores.
Dê uma atenção especial à organização do PDV
Para garantir que as peças de comunicação e, principalmente, o seu produto tenham o destaque esperado, é preciso ter um cuidado especial com algumas questões, como:
- a boa iluminação nas gôndolas e corredores;
- a limpeza adequada dos locais;
- a organização dos itens expostos.
Boas práticas de merchandising no ponto de venda
Além de uma estratégia interessante para assegurar uma boa performance no PDV, existem algumas boas práticas que podem promover uma experiência positiva para seus clientes. A seguir, vamos listar algumas delas!
Indique o caminho até a sua marca
Em meio a tantos estímulos visuais presentes nos estabelecimentos, assegurar que seu cliente não se distraia facilmente pode ser um desafio.
Por isso, é interessante que seus materiais de comunicação estejam posicionados não apenas junto aos produtos, mas também em locais estratégicos da loja para guiar seus consumidores potenciais até a prateleira certa!
Destaque as promoções, mas também divulgue seus diferenciais
Além de divulgar promoções e ofertas especiais, desenvolver materiais que demonstrem as vantagens oferecidas pelo seu produto é essencial para garantir que os consumidores tenham todas as informações necessárias para tomar sua decisão.
Além disso, ao investir em uma comunicação perene, sua marca se mantém sempre visível, assegurando um lugar de destaque frente à concorrência.
Conte com um bom time de vendas
A presença dos promotores no PDV pode ser um grande diferencial para destacar seu produto, fidelizar clientes e até conquistar novos públicos.
Mas para que esse plano obtenha bons resultados, sua empresa deve contratar profissionais qualificados e investir em treinamentos robustos para assegurar que a imagem da sua marca esteja bem representada!
Como incluir o merchandising no PDV em sua estratégia de marketing
Alinhar a estratégia de PDV com suas outras ações de marketing é muito importante para oferecer ao público uma comunicação integrada e coesa. Para isso, é interessante seguir alguns passos essenciais, como:
- estabelecer um planejamento de marketing 360º, abrangendo diferentes possibilidades;
- pensar em uma campanha unificada, com mensagens que possam ser adaptadas para diferentes meios de divulgação;
- dar uma atenção especial às datas comemorativas valorizadas pelo varejo;
- considerar as ações de PDV dentro do orçamento global.
E para garantir que a sua estratégia está sendo bem-sucedida, não se esqueça de investir no acompanhamento e na mensuração dos resultados. Assim, é possível avaliar os aspectos que apresentaram os melhores retornos, além de verificar as ações que ainda precisam ser aprimoradas para corrigi-las em tempo hábil.
E se você gostou deste conteúdo sobre merchandising no ponto de venda e tem interesse em conhecer outras táticas e dicas que podem otimizar os processos da sua empresa, continue aqui no blog da Marketing Machine!