Aplicativo. Nunca se ouviu falar tanto nessa palavra. Agora, até um simples salão de beleza, ao receber uma ligação, muitas vezes, já informa ao cliente que para o próximo agendamento ele pode baixar o aplicativo do estabelecimento e marcar o horário por lá.
Os aplicativos ou “apps”, em sua abreviatura mais comum, são programas instalados em aparelhos smartphones, acionados por ícones dispostos na tela do celular e que podem ter diversas funcionalidades e recursos capazes de trazer ainda mais facilidade para sua empresa e clientes. Quer saber como e por quê?
Convidamos você a ler este artigo e conhecer todos os passos para criar um aplicativo e a importância dele para seus negócios.
Como um aplicativo pode ser útil para sua empresa?
O celular já virou acessório indispensável no dia a dia e cada vez mais substitui outros objetos que antes ocupavam espaço nas bolsas, bolsos e mochilas. Alguns dos itens que tiveram suas funcionalidades incorporadas ao celular foram os relógios, os despertadores câmeras fotográficas, agendas e calculadora, entre vários outros que poderíamos citar aqui.
Hoje é comum as pessoas se comunicarem por aplicativos de conversas instantâneas como o WhatsApp, por exemplo, que permite contato por meio de mensagens de textos, voz e vídeo, substituindo muitas vezes até mesmo a ligação telefônica, função principal que deveria ser desempenhada pelos aparelhos celulares.
Ao comprar um smartphone novo, um dos primeiros passos na hora de configurar é realizar o download de alguns apps, sem contar os que já vêm instalados no próprio aparelho. E, com tanta tecnologia na palma da mão, a pergunta que fica é: como tudo isso pode ser útil para meu negócio?
Para te ajudar a visualizar melhor a importância de ter um aplicativo da sua própria empresa, listamos alguns motivos e exemplos abaixo. Confira.
Segundo pesquisa recente da FGVCia, no Brasil existem 234 milhões de smartphones em uso. Isso quer dizer que estamos em um país em que o uso do equipamento que comporta aplicativos é amplamente difundido, chegando a ter pessoas com mais de um aparelho.
Todo aplicativo visa facilitar a vida do cliente e usuários e, ao oferecer tal vantagem, você pode se destacar dos seus concorrentes. Voltemos ao exemplo do começo deste artigo em que citamos alguém que tem costume de fazer as unhas toda semana em um salão de beleza. Porém, ao tentar ligar para o estabelecimento, a linha telefônica costuma estar ocupada ou há demora para obter informação de quais profissionais, dias e horários estão livres para agendamento: isso pode se tornar um impeditivo para que a pessoa consiga marcar um horário.
Se próximo dali tiver um salão similar com a funcionalidade de um aplicativo no qual ela mesma pode acessar a hora que quiser (inclusive em dias e horários em que o salão estiver fechado) e, pelo app, obter informação de valores, profissionais, dias e horários disponíveis, é bem provável que ela mude de salão e passe a agendar no estabelecimento que possui esse recurso, pois ele acaba sendo visto como um serviço facilitador para o cliente.
Ao desenvolver um aplicativo para seu negócio, você passa a ter mais uma forma de contato com seu cliente, em que você poderá informá-lo sobre promoções e novos serviços, entre muitas outras funções que você poderá customizar em seu app.
Sabendo a importância de um aplicativo customizado, a próxima etapa é conhecer como você pode desenvolver e implementar esse recurso em sua empresa.
7 passos para criar um aplicativo do zero
É hora de criar seu aplicativo e usá-lo a favor do seu negócio. Vamos lá?
Passo 1 – Defina o objetivo do seu aplicativo
Analise qual problema ou dificuldade ele irá solucionar para seu cliente. Vale lembrar aqui que não se deve “criar” um problema para depois solucioná-lo. O app deve servir para aprimorar seus negócios, simplificando tarefas e agregando funcionalidades ao dia a dia dos usuários.
Passo 2 – Pesquise
A etapa de pesquisa engloba dois aspectos:
- Pesquise sobre os hábitos do usuário para entender se o problema que o app procura solucionar é real e, o mais importante, se o público-alvo enxerga vantagens em baixar o app, uma vez que as memórias dos celulares não são ilimitadas. Por isso, para ganhar espaço na tela do smartphone de seu cliente, é preciso que o aplicativo ofereça benefícios reais e que façam sentido para o target.
- Pesquise sobre a concorrência e aplicativos semelhantes. Se você deseja criar um app para grande público, analise se há espaço no mercado, uma vez que aplicativos já disseminados como WhatsApp, por exemplo, tendem a ser mais dificilmente substituídos e dependem de mais de um usuário ser adepto para haver a troca de mensagens. Entenda também como os apps concorrentes se comportam, quais funcionalidades agregam e como você pode se diferenciar e ser vantajoso sobre eles.
Passo 3 – Crie um protótipo
Com o problema identificado e o público definido, é hora de você começar a dar forma ao seu aplicativo. Comece identificando quais seriam as principais funcionalidades e como elas podem estar dispostas de forma fácil e intuitiva dentro do aplicativo. Desenvolva o conceito e defina quais facilidades estarão disponíveis em seu app.
Passo 4 – Defina como será desenvolvido seu aplicativo
Desde soluções mais simples e econômicas até a contratação de empresas e programadores especializados podem ser considerados na hora de desenvolver um aplicativo para sua empresa. Se você quer investir pouco dinheiro no desenvolvimento de um app, conte com um appbuilder (construtor de aplicativo) que atenda suas necessidades.
Faça uma pesquisa para entender qual deles oferece o melhor plano para o que você deseja. Mas lembre-se que nessa modalidade as customizações são limitadas, então é preciso avaliar se o problema que você quer solucionar será atendido pela plataforma. Outra solução é contar com uma agência ou um desenvolvedor freelancer que já trarão experiências e melhores soluções para colocar em prática seu protótipo, além de sugestões de melhoria para seu protótipo.
Passo 5 – Valide o aplicativo
O acompanhamento e validação de todas as etapas serão essenciais para ter certeza de que o problema está sendo solucionado. Analise se o layout e o conteúdo estão levando o cliente à solução do problema de forma efetiva, rápida e simples. Pense na tela inicial para que ela seja altamente intuitiva, e se possível já solucione ou encaminhe o usuário para uma possível resolução.
Passo 6 – Teste
Essa etapa é essencial para garantir uma boa experiência ao usuário quando ele baixar seu aplicativo. Execute testes em diversos navegadores e sistemas operacionais diferentes para ter certeza de que a funcionalidade é de 100% em todos eles. Convide usuários-chave e até mesmo pessoas que não conhecem seu negócio para experimentarem e darem suas opiniões sobre o layout, conteúdo e navegabilidade.
Passo 7 – Publique e divulgue
Após se certificar de que o aplicativo está pronto para ser lançado, é hora de publicá-lo. Trace estratégias para que o público-alvo baixe seu aplicativo. Para que o app ganhe mais visibilidade, é possível oferecer algumas vantagens e ofertas especiais para o usuário que utilizá-lo, assim como serviços adicionais. E lembre-se: o aplicativo deve ser um complemento e facilitador para seu negócio.
Conclusão
Neste artigo, você pôde entender a importância do desenvolvimento de um aplicativo para sua empresa e como ele pode ser feito em poucos passos.
Defina o objetivo de seu app e identifique claramente qual problema ele irá solucionar, tornando-o um facilitador para seus clientes, que passarão a ver sua empresa com um diferencial sobre seus concorrentes. Aposte em uma interface intuitiva e amigável para que a utilização seja simplificada de forma a incentivar seus clientes a fazerem o download. Gostou? Que tal implementar um app facilitador em sua empresa?