Apesar de muita gente saber do que se trata quando o assunto é inovação, uma pequena parcela a coloca efetivamente em ação. De acordo com uma pesquisa realizada em 2019 pela Ancona Consultoria Inteligência Estratégica, cerca de 58% dos entrevistados consideram a inovação como um competitivo forte entre as empresas. Porém, nem todos conseguem colocar em prática as mudanças inovadoras que tanto almejam.
A inovação, hoje em dia, é vista como um grande diferencial na área financeira de qualquer negócio, uma vez que é capaz de modificar a relação das pessoas com a sua realidade. E mesmo a criatividade sendo uma grande aliada desse processo, uma ideia inovadora não surge apenas porque se quer 一 para esses casos, o processo de inovação entra como um grande ponto-chave.
Dividido em 5 etapas, o processo de inovação é capaz de te fazer olhar com outros olhos para algo que está em transformação. Como são muitos os detalhes que precisam ser observados e analisados, ele faz com que você não só preste atenção em todas as etapas, mas também faz com que você extraia o que há de melhor em cada uma delas.
No artigo de hoje, iremos te explicar quais são essas etapas do processo de inovação, bem como a maneira dela ajudar na ascensão da sua empresa. Mas, antes, vamos descobrir o que é inovação?
O que é, de fato a inovação?
Muito se fala sobre inovação, ainda mais nos últimos anos 一 porém, pouco se sabe de onde surgiu o termo.
Conhecida desde o século XVIII, por intermédio de Adam Smith, a palavra inovação tem origem no termo “innovatio”, que significa renovação. Em outras palavras, inovação nada mais é que renovar algo sem transformar por completo a sua essência.
Muitas são as definições que rondam o termo em questão, mas a que mais se destaca, e que mais levou a ter seguidores posteriormente, é a que o economista Joseph Schumpeter criou no século XX. Segundo o estudioso, a teoria do desenvolvimento econômico possibilita a existência de 5 tipos de inovação. São elas:
- Introdução de um novo bem;
- Introdução de um novo método;
- Abertura de um novo mercado;
- Conquista de uma nova fonte de matéria-prima;
- Aparecimento de uma nova estrutura de organização.
Essa teoria de que a inovação é um processo para a solução de problemas sustenta o fato do capitalismo sempre estar em crescimento, visto que a todo instante novas empresas, novas tecnologias e novos produtos surgem, oferecendo o que possuem de melhor às pessoas.
Mas para essas novidades chegarem com êxito no mercado, elas antes precisam ser analisadas, idealizadas e testadas. E é aí que entra as etapas do processo de inovação.
A importância do processo de inovação
Para que algo seja inovador, é preciso que ele contribua de verdade para a vida das pessoas. Ou seja, não adianta criar algo que já existe por aí é preciso ir além.
A inovação pode se dar para qualquer coisa, em qualquer lugar. No entanto, é preciso que uma cultura de inovação seja implantada dentro da empresa, a fim de que, dela, grandes ideias vão às ruas. E ao acontecer isso, a competitividade e lucratividade do negócio só aumentam.
É preciso ter em mente que o crescimento empresarial só se dá a partir da colaboração. Por isso, é muito importante criar rotinas em que as pessoas sintam que sua criatividade está sendo estimulada. Além disso, esse estímulo pode ser melhor aproveitado quando as etapas do processo de inovação são colocadas para funcionar.
No tópico a seguir, iremos explicar sobre cada uma delas, bem como o que é preciso fazer para que sejam eficazes.
Por dentro das 5 etapas do processo de inovação
Por mais que existam etapas concretas para que a inovação seja alcançada, é importante deixar bem claro que elas não são sequenciais, isto é, elas podem acontecer mais de uma vez durante o processo, como num movimento de vaivém.
Feita essa observação, vamos para as 5 etapas que fazem toda a diferença para a inovação:
1 – Descoberta e mobilização
Nesta etapa, as pessoas precisam descobrir e perceber qual é o maior problema existente e quais são as oportunidades que surgem com ele.
Um elemento crucial que precisa ser trabalhado aqui é a inspiração. O momento do famoso “click” é essencial para que as competências inovadoras sejam desenvolvidas entre a equipe, fazendo com que trabalhem juntos em prol de um objetivo único.
Para que a etapa de descoberta e mobilização seja funcional, você pode implantar alguns elementos no dia a dia dos colaboradores que desenvolvam cada vez mais as suas habilidades criativas.
São alguns exemplos:
- Workshops;
- Recompensas pela geração de ideias;
- Observação;
- Brainstorming.
2 – Avaliação
Após a etapa em que a inspiração atua, é chegada aquela que encontrará possíveis soluções.
Como suposições não garantem que algo realmente vai dar certo, a etapa da avaliação vem para lapidar as ideias que surgiram, visando qual se encaixa melhor nas necessidades do público final. O objetivo, aqui, é fazer um filtro e decidir quais ideias serão testadas e quais serão melhor desenvolvidas mais pra frente.
Para a avaliação, é imprescindível estar de mente aberta para ouvir o que os criadores da ideia têm a dizer sobre ela. Além disso, a hora de juntar feedbacks dos outros integrantes da equipe é durante essa etapa, justamente para se ter um panorama geral sobre o que a ideia causou nos demais.
Abaixo, listamos algumas ferramentas práticas que podem ser usadas para avaliar uma ideia:
- Votação;
- Organização de dados;
- Debates.
3 – Experimentação
A terceira etapa do processo de inovação é bem importante, já que é a hora de testar uma ideia. Na experimentação, ocorre a prototipação do produto ou serviço pensado e, quando na rua e em contato com os possíveis usuários, os feedbacks serão concretos e de muita valia.
Quando uma solução real é buscada, a experimentação serve como um termômetro. Portanto, escute tudo o que as pessoas tiverem pra falar e verifique se há alguma maneira de fazer com que aquela ideia se encaixe melhor em suas realidades.
Dependendo da resposta do seu público, o seu protótipo precisará sofrer algumas mudanças 一 e tudo bem. Lembre-se que para um processo de inovação ser efetivo, ele precisa estar em constantes melhorias.
4 – Comercialização
Com todos os testes feitos, seu protótipo está pronto para ser comercializado, pois, afinal, toda empresa tem o objetivo de rentabilizar os seus produtos.
Aqui, você deve pensar em uma ação completa, e não só no desenvolvimento daquela ideia. Então, crie estratégias de persuasão e de marketing, além da parte prática e operacional. Uma vez no mercado, o produto precisa estar bem alinhado entre produtores e fornecedores.
5 – Acompanhamento
A etapa do acompanhamento é aquela que nunca termina, pois para que o desempenho de um novo produto seja positivo, ele precisa estar de acordo com a expectativa de quem irá comprá-lo.
Com isso, fazer análises das vendas e das avaliações por parte dos clientes é fundamental para toda empresa. Assim, novas ideias e soluções são implementadas e garantem a satisfação de todos.
Aprender com os erros passados é algo que só tem a somar nas ideias futuras.
Conclusão
Conhecendo as 5 etapas do processo de inovação 一 e colocando-as em prática 一, sua empresa estará muito mais avançada que a dos concorrentes.
Quando uma ideia é trabalhada, as chances de algo sair do percurso é grande, mas as que existem para fazer dar certo também são. Por isso, não desista logo na primeira etapa. Peça ajuda, questione e lembre-se sempre de que há a opção de voltar ao início e começar tudo de novo.
Para que uma ideia seja realmente inovadora, o que não pode é ficar parado!