10 dicas para ter melhores resultados orgânicos no Youtube
Alcançar resultados de forma orgânica não é impossível. No Youtube, assim como em outras redes sociais, é possível melhorar o desempenho utilizando a técnica SEO. Isso porque a técnica permite que você otimize o conteúdo e faça o seu conteúdo ser levado para um número maior de pessoas.
Quer aprender a melhorar os seus resultados? Nós preparamos dez dicas para você crescer no Youtube. Vamos lá?
O que é SEO?
SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de ações e estratégias de otimização de sites, blogs e páginas da Web que tem como objetivo melhorar o posicionamento dos resultados orgânicos dos buscadores como: Google, Yahoo, Youtube entre outros.
Não vamos nos alongar na explicação, pois já temos um conteúdo sobre o que é a técnica e dicas para iniciantes, se você quiser saber mais, clique aqui.
Por que usar SEO no Youtube?
Seo vai ajudar o conteúdo a ir mais longe. No Youtube, isso vai interferir diretamente na experiência do usuário, apresentando conteúdos que sejam do interesse dele, evitando que o seu conteúdo seja disponibilizado para pessoas que não façam parte do seu público-alvo.
Com isso, o Youtube vai entender que o seu conteúdo é relevante, impulsionando-o automaticamente.
Agora que você já sabe a importância de utilizar SEO, vamos às dicas!
Veja 10 dicas para melhorar os resultados no Youtube
Ter um conteúdo dinâmico, com informações de qualidade e um bom roteiro é o meio do caminho para conseguir alcançar bons resultados de forma orgânica no Youtube. A outra parte é investir em técnica SEO para otimizar o seu conteúdo e chegar a um número maior de pessoas.
Para te ajudar a melhorar seus resultados, separamos 10 dicas para você usar nos seus vídeos a partir de agora. Vamos lá?
Invista em palavras-chave
As palavras-chave ajudam a definir estratégias de conteúdo para melhorar o ranqueamento do conteúdo de forma orgânica. Uma forma de descobrir quais são as palavras mais pesquisadas é utilizar o próprio buscar, além de utilizar programas específicos para isso.
Otimize o título do vídeo
Quais são os títulos do Youtube que te fazem clicar para assistir o conteúdo? Já parou para pensar nisso? Bom, a experiência do usuário é uma parte importante na hora de criar e otimizar um bom título.
Procure inserir a palavra-chave escolhida no começo da frase, mas pode inserir o nome da sua empresa no final do texto, caso necessário.
Use Tags
Bastante utilizado no SEO para o Youtube, as tags permitem que as palavras-chave relacionadas ao conteúdo do seu vídeo apareçam para pessoas que buscam uma informação semelhante.
Mas, não basta utilizar milhares de tags, a plataforma lê em torno de 7 hashtags por vídeo. Por isso, escolha bem as palavras que você vai destacar na sua descrição.
Otimize a descrição do vídeo
O espaço de descrição do vídeo deve ser utilizado para inserir informações relevantes para o usuário. Não só para colocar links das redes sociais, pois o algoritmo do Youtube lê os dados presentes ali e utiliza para ranqueamento.
Você pode usar o espaço para adicionar informações, como:
- minutagem do vídeo;
- colaboradores;
- links das redes sociais;
- descrição do canal;
Cuidado com o tempo do vídeo
No espaço de usuário do Youtube Analytics, você pode ir em “retenção de público” para observar quanto tempo as pessoas passam assistindo os seus vídeos. Isso garante que você faça conteúdos que chamem a atenção da audiência e conquiste a interação com os seguidores.
Compartilhar e incorporar
O próprio Youtube disponibiliza o compartilhamento para diversas redes. Durante o vídeo, você pode incentivar o usuário a compartilhar o conteúdo com os amigos em outras redes, além de interagir deixando o like e comentário. Que são outras funções de engajamento.
Já a incorporação permite que o vídeo seja indexado a veículos online como blogs e sites. Isso pode te ajudar a levar o seu URL para empresas de sites parceiros.
Insira legendas
Além de possibilitar mais acessibilidade, os vídeos legendados costumam ser impulsionados por um número maior de pessoas. Isso porque a legenda é essencial para as pessoas que possuem problema de audição, ou ainda, que não falem o idioma apresentado no conteúdo.
A plataforma do Youtube consegue identificar as legendas dos vídeos, rastrear e encaminhar o vídeo para pessoas que preferem este tipo de conteúdo.
O Youtube também tem o suporte de legendas automáticas, você pode editar essas legendas, ou fazer a sua própria.
Crie playlists
Uma maneira de organizar o conteúdo e obter mais tráfego de pesquisa no Youtube pe criar playlists de vídeos que possuam o mesmo tema ou que seja uma série. Assim, o usuário vai conseguir encontrar outras informações sobre o tema.
Na hora de criar a playlist, utiliza palavras-chave, assim o Youtube vai ter um nível maior de compreensão do vídeo e o lançará para mais pessoas.
Faça Thumbs criativas
A capa também conhecida como “thumbnail” é a imagem estática que vai aparecer para o usuário antes de ele começar a assistir ao vídeo. Diferente do que muitos pensam, a thumb não é um fator de ranqueamento do Youtube, mas faz parte de ações importantes para atrair visualizações.
Realize Lives
A plataforma costuma favorecer vídeos que são transmitidos em tempo real na hora apresentar os resultados da busca do usuário. Isso acontece porque os consumidores da rede passam 4 vezes mais tempo assistindo a conteúdos ao vivo, algo que foi intensificado com a pandemia.
Para a transmissão, a ferramenta Youtube Live, permite que o apresentador do canal entre ao vivo para conversar com seus seguidores, também é possível publicar vídeos somente para assinantes, uma forma de ter uma audiência ainda mais qualificada.
Como você pode perceber, utilizar SEO no Youtube vai te ajudar a criar um relacionamento com a audiência, possibilitando a entrega de conteúdos relevantes e facilitando o seu trabalho como criador de conteúdo. Quer saber mais sobre como utilizar o Youtube e ter melhores resultados? Continue acompanhando o nosso site!