O desenvolvimento de habilidades é uma característica fundamental das empresas que zelam por relações duradouras com seus colaboradores. Afinal, quanto mais à vontade os funcionários estiverem com questões emocionais e técnicas, menor vai ser o turnover e mais sintonia haverá entre eles e as necessidades da corporação. E em tempos de pandemia e homeoffice, o treinamento digital é o principal meio para atingir esses objetivos.
E essa não é uma verdade apenas para as empresas. De acordo com pesquisa da Catho, plataforma on-line de recrutamento e seleção, houve aumento de 70% nas matrículas de cursos de educação à distância durante o período da quarentena.
O treinamento digital parece então um caminho certeiro para empresas e funcionários melhorarem seus desempenhos. Mas a dúvida que pode surgir nessa trajetória é: qual formato oferecer? Afinal, as experiências digitais nessa área são muitas.
Nós vamos ajudar você a encontrar a opção que tem mais a ver com o plano de desenvolvimento da sua empresa. Vamos lá? É só continuar a leitura.
Por que apostar no treinamento digital?
Se o treinamento digital vai ser implantado pela primeira vez na sua empresa, talvez seja necessário ter à mão alguns bons argumentos para a mudança. Conheça:
1 – Preço
A economia está embutida em vários aspectos:
- Sem o deslocamento, o valor pago ao instrutor, palestrante ou professor fica menor.
- Se a empresa tiver filiais, é possível treinar todos os funcionários com o mesmo conteúdo, independentemente da data ou localização. Basta oferecer um treinamento em vídeo.
2 – Personalização
Você pode fazer um treinamento on-line em qualquer plataforma digital que permite compartilhamento de vídeo ou texto, porém existem ferramentas específicas para treinamento empresarial. Com elas, é possível personalizar o processo de aprendizado de cada profissional e aumentar a eficácia da capacitação.
3 – Análise de resultados
O objetivo do treinamento on-line é interseccionar necessidades da empresa com o desenvolvimento de funcionários, oferecer conteúdo para solucionar essas lacunas e tornar esse processo um resultado prático. Pode ser aumento de vendas, mais rapidez em processos, retenção de talentos… e muito mais.
As ferramentas específicas de treinamento e desenvolvimento têm diretrizes voltadas à análise de resultados para ajudar os times a ajustar conteúdos e estratégias se necessário.
Agora que você já conhece os principais benefícios oferecidos pelo treinamento digital, prepare-se para escolher o melhor para sua empresa.
Tipos de treinamento on-line
1 – Treinamento em tempo real
O treinamento em tempo real é o mais simples de implantar porque o seu formato é o mais acessível. Você pode contratar uma ferramenta específica, que pode englobar o treinamento em si, assim como lista de presença e avaliação, por exemplo.
Porém, se não há verba para contratar uma plataforma ou você ainda prefere se adequar melhor a essa nova realidade, pode aproveitar as opções gratuitas disponíveis no mercado para fornecer as capacitações.
O Zoom, Teams, Hangout e até o WhatsApp podem ser utilizados para isso. O conteúdo é transmitido via vídeo para os colaboradores por meio dessas plataformas em tempo real. Eles podem acompanhar de qualquer lugar e ter até uma experiência de interação ao fazer perguntas para o instrutor assim como trocar percepções com o time.
2 – LXP: Sistema de Gestão de Aprendizagem
Esse tipo de plataforma traz uma experiência mais completa ao colaborador. Diferentemente do treinamento on-line puro e simples, ele tem acesso a um trajeto de conhecimento repleto de autonomia. Geralmente, as plataformas que oferecem esse formato de treinamento baseiam-se em tecnologias como a Inteligência Artificial para que o processo de aprendizado seja único.
É como a Netflix, por exemplo: de acordo com o envolvimento nas atividades disponíveis na plataforma, novos conteúdos são apresentados – levando em consideração as individualidades de cada um. Assim, o funcionário se sente mais potente, uma vez que comanda um processo que cabe tanto a si – além de garantir mais eficiência.
Além disso, a interação é outro ponto alto das ferramentas LXP. Afinal, proporcionar um ambiente para trocar de ideias e esclarecer dúvidas pode substituir um treinamento inteiro. Basta imaginar que vários profissionais de um time podem auxiliar um novo colaborador pela ferramenta, gerando agilidade no processo de onboarding.
3 – Blended learning
O Blended learning une em um único lugar os principais formatos de treinamento. A plataforma foi desenvolvida para abarcar as modalidades presencial, on-line em tempo real ou gravado e educação à distância (LXP: Sistema de Gestão de Aprendizagem).
A plataforma é uma solução completa e adaptável às suas necessidades. Alguns tipos de treinamento, como capacitação para uso de máquinas, precisam ser presenciais. Porém, as etapas de avaliação e acompanhamento podem ser realizadas dentro de um blended learning.
Além disso, junto com a jornada do LXP, os colaboradores podem ter acesso a conteúdos sazonais no treinamento on-line mais comum: aquele realizado em tempo real ou gravado.
4 – Gamificação
A gamificação é uma opção para quem deseja dar ênfase a estratégias de engajamento nos seus treinamentos. A técnica é a mesma usada nos jogos com foco em entretenimento: criam-se desafios e recompensas com o objetivo de aproximar ainda mais o colaborador da experiência abordada no treinamento.
Por ter que tomar decisões durante a jornada, o feedback é muito mais rápido e preciso. O funcionário entende em tempo real conceitos que têm mais sentido no âmbito prático.
As premiações podem ser: vaga de estacionamento, dia de folga ou dinheiro. Um incentivo a mais para engajar não só o colaborador, mas todo o time se for um trabalho feito em grupo. Uma estratégia para fortalecer a relação entre os integrantes de uma equipe.
Conclusão
O treinamento on-line é uma tendência pela facilidade, controle de desempenho e conexão com a experiência digital dos colaboradores. E em tempos de pandemia, a capacitação on-line virou uma necessidade.
Existem diversas modalidades disponíveis: treinamento on-line ao vivo e gravado, Sistema de Gestão de Aprendizagem (ideal para educação à distância), blended learning e gamificação.
Neste artigo, a gente explicou as principais diferenças entre elas para que você possa levar a melhor solução para sua empresa e garantir melhores resultados mesmo com funcionários no home office.
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