As redes sociais são uma ótima forma de atrairmos a atenção de possíveis clientes, afinal conseguimos dialogar diretamente com o nosso público alvo e fazer vendas. Mas, existem muitas dúvidas entre os profissionais e gestores de vendas, afinal como utilizar o social selling para vender mais e fidelizar os clientes? Ou ainda, o que de fato é social selling?
Pensando em te ajudar a vender mais, separamos um passo a passo com tudo o que você precisa saber. Vamos lá?
O que é social selling?
Social Selling é uma técnica para atrair possíveis clientes e conquistar a audiência por meio das redes sociais, com o objetivo de fazer vendas. A chave dessa técnica, é construir um relacionamento duradouro para que a venda se torne uma realidade e consequentemente, fidelização.
Assim, torna- se mais fácil vender e fechar bons negócios com pessoas que você já conhece. Pois, os clientes que se identificam com a proposta do seu produto ou serviço, sabem o que vão receber.
Para isso, as redes sociais podem contribuir de forma estratégica na disseminação do seu conteúdo e na propaganda do produto ou serviço, por exemplo, sua empresa pode utilizar plataformas como Instagram, Facebook e WhastApp Business, ampliando a visibilidade da marca.
Por fim, a proposta Social Selling é: criar uma conexão profunda entre marcas e consumidores, ou ainda entre os clientes e os vendedores com o objetivo de que isso se converta em vendas.
A importância do social selling para as empresas?
Realizar a prospecção de clientes e consolidação da marca é imprescindível. A partir das redes sociais, o processo acontece muito mais rápido. Esses canais realizam uma comunicação direta com o público alvo, além disso, bilhões de pessoas acessam diariamente seus perfis, se informam, pesquisam sobre assuntos de interesse e fazem compras.
Segundo o Social Commerce, 78% dos brasileiros usam as redes sociais para pesquisar sobre produtos e serviços que pretendem comprar, deste número, cerca de 8% finalizam a compra ali mesmo.
Isso acontece porque na era digital, o relacionamento é conduzido para a compra. Mas, isso não acontece somente com os consumidores finais, em pesquisa realizada nos EUA, 75% dos compradores B2B afirmam que foram influenciados pelas redes sociais na decisão de compra.
Agora que você entendeu a importância da rede, veja os principais benefícios do social selling para a sua empresa!
Quais são os principais benefícios do social selling?
Como já percebemos, o social selling tem sua abordagem focada na centralização dos canais de venda nas redes sociais, com objetivo de transformar o relacionamento entre consumidores e marcas.
Mas, o que você ganha colocando em prática a estratégia na sua empresa? Acompanhe
Melhoria do relacionamento com o cliente
A troca constante entre consumidores e empresas, torna-se uma fonte para a coleta de dados de mercado. Você passa a conhecer a fundo os desejos e necessidades dos seus potenciais clientes, entender quais são as motivações durante a tomada de decisão e recebe dados para desenvolver novas estratégias. Com isso, você consegue criar uma persona que atenda as demandas do seu cliente.
Consolidação da marca
O posicionamento nas redes sociais vai definir se a sua estratégia de divulgação está sendo bem sucedida ou não. Como comentamos, o objetivo é usar as redes para vender, com isso a sua marca consegue trabalhar a consolidação da marca usando conteúdos específicos que ensinam o consumidor sobre o produto ou serviço. Entre as ferramentas que podem ajudá-lo está o marketing de conteúdo. Veja mais sobre ele aqui.
Mais visibilidade
Quanto mais a sua empresa ou produto for visto, mais ele será lembrado pelos consumidores. Isso significa que os usuários das mídias sociais ao interagirem com o conteúdo da sua empresa vão conhecer mais sobre o negócio, benefícios, qualidades e outros, fazendo com que você seja reconhecido.
4 passos para vender mais usando as redes sociais
Pensando em te ajudar a encurtar o ciclo da venda, separamos 4 passos para você começar a vender mais usando o social selling a partir de agora:
- Público alvo
A chave de qualquer estratégia bem sucedida é definir tudo a partir do público alvo.
Algumas informações que são relevantes, por exemplo:
- Quando eles acessam as redes sociais?
- Qual é a faixa etária?
- Que tipo de conteúdo gera um número maior de interações, compartilhamentos e comentários?
- Onde os consumidores realizam a compra?
Responder essas questões vai facilitar a produção de conteúdos para as redes sociais, além de otimizar o tempo da equipe responsável por cuidar das plataformas da empresa. A seguir, veja um pouco sobre branding social.
- Branding social
O segundo passo após entender mais sobre a persona, é identificar quais são as suas expectativas de relacionamento ao usar o social selling e fazer sua imagem ir de encontro ao objetivo definido.
Portanto, o branding das redes sociais será um conjunto de técnicas para definir como a personalidade empresarial vai se traduzir em um rosto e voz. Temos um exemplo de bastante sucesso nas redes, a Lu do Magazine Luiza, a persona foi tão bem construída que os consumidores tratam a avatar como parte importante de sua jornada de compra.
- Crie conteúdos relevantes
As redes sociais proporcionam uma troca, por isso é importante que o conteúdo publicado seja de interesse dos consumidores e possibilitem interação. Por exemplo, compartilhamentos, comentários, troca de ideias, enquetes etc. A partir do momento que os clientes interagem com o seu conteúdo, além de melhorar o algoritmo, você consegue identificar os assuntos de maior interesse.
- Alinhe equipe de vendas e marketing
Para ter sucesso no social selling, é importante alinhar as metas da equipe de marketing em conjunto com o time de vendas. Para isso, a equipe de marketing pode oferecer dados de persona, identificar como acontece a jornada do cliente e quais são os caminhos que podem facilitar a negociação, por exemplo. Enquanto o time de vendas, pode compartilhar as principais dificuldades, para que a outra equipe consiga desenvolver estratégias para melhorar e sanar esses desafios.
Conclusão
Como vimos, as redes sociais possuem um enorme poder de converter usuários em compradores, principalmente quando estimulados da forma correta. Para isso, você pode investir em conteúdos especiais, a partir do marketing de conteúdo para conquistá-los. Antes de começar a vender na internet, é importante seguir os quatro passos de ouro que nós conversamos acima, entender sobre o cliente vai te ajudar a criar a mensagem certa para o público correto. Afinal, você quer se comunicar com potenciais clientes, não com pessoas que não possuem interesse no seu produto ou negócio.
Em segundo lugar, invista em branding social, a forma como você é visto pela primeira vez, será como vai ser lembrado. Desta forma, alinhe as expectativas da equipe de marketing junto a de vendas, e por fim, crie conteúdos relevantes.
Veja esse nosso artigo especial sobre o Goole Analytics e como a ferramenta pode ajudar na sua estratégia de social selling!