Empreendedorismo

O que é Web Crawling e por que apostar nessa estratégia?

Web Crawling

O que é Web Crawling e por que apostar nessa estratégia?

Você sabe o que é web crawling? Embora o nome pareça um trava-língua complexo à primeira vista, na prática, é uma técnica bastante funcional e que pode trazer impactos significativos à estratégia digital da sua companhia.

Para descobrir como esse processo acontece na prática, continue a leitura deste conteúdo. Nele vamos apresentar o conceito de web crawling, além de compartilhar algumas das principais vantagens que essa tática pode trazer para os seus negócios. Confira!

 

O que é Web Crawling?

O web crawling ou em português, rastreamento de rede, nada mais é do que o processo que envolve a busca de diferentes termos e expressões-chave para a formação de uma base de dados rica e consistente. E para transformar essa ideia em prática, as empresas utilizam os web crawlers. 

Também conhecidos como bots, spiders ou indexadores de rede, os web crawlers são as ferramentas responsáveis por navegar pela rede e fazer uma varredura completa de todos os links, tags e palavras-chave disponíveis para analisar e coletar as informações mais relevantes para os objetivos de cada empresa.

Assim, quanto mais avançada for a programação do crawler escolhido, mais inteligente, ágil e eficiente a busca pode se tornar.

 

Como essa estratégia funciona?

Tendo em mente que os ambientes on-line mudam com uma frequência e uma velocidade cada vez maior, contar com os bots de rastreamento mais adequados à sua estratégia faz toda a diferença!

Uma vez implementados, eles vão funcionar a partir da seguinte sequência lógica:

  • O primeiro passo é a navegação por URLs chamadas de “seeds”, que são especialmente programadas para dar início às buscas;
  • A partir daí, a cada visita os crawlers identificam os principais links de cada página e os incluem em listas específicas;
  • Ao encontrar qualquer conteúdo novo, as informações recém-compartilhadas são devidamente indexadas;
  • Quando os conteúdos de páginas já visitadas são atualizados, os bots também alteram sua classificação nos buscadores.

Vale a pena reforçar, ainda, que o web crawling pode ser programado para atuar de forma contínua, executando rastreamentos constantes para manter um banco de dados frequentemente atualizados.

 

Quais benefícios o Web Crawling pode trazer para os seus negócios?

Para fechar este conteúdo com chave de ouro, vamos listar algumas das principais vantagens de apostar em uma estratégia de web crawling para a sua empresa!

Conhecer melhor seus concorrentes

Independentemente de qual for o seu segmento de atuação ou o seu objetivo de negócio, conhecer as ações dos concorrentes é uma tática essencial!

Afinal, a partir dessa pesquisa é possível avaliar não só as potencialidades dessas outras empresas, bem como as iniciativas que não foram bem-sucedidas para coletar informações que vão gerar insights positivos para a sua própria estratégia.

Monitorar a reputação da sua marca no meio virtual

O web crawling também pode ser uma ferramenta valiosa para descobrir como a sua empresa é vista on-line, não só pelos clientes e consumidores, mas também por seus parceiros e colaboradores.

A tática é aproveitar os bots e assim rastrear informações em fóruns de discussão, redes sociais e portais de notícias para encontrar menções à sua marca e, a partir daí, entender tanto os pontos fortes da companhia quanto os aspectos que ainda precisam ser aprimorados para oferecer produtos e serviços cada vez melhores, além de proporcionar ambientes de trabalho saudáveis e produtivos.

Atrair mais visitantes para o seu site e gerar novos leads

Aumentar o tráfego do seu site é essencial para garantir uma presença digital realmente relevante e gerar novos negócios, a partir da criação de uma base sólida de leads.

Com o suporte de boas ferramentas de web crawling é possível criar um banco de dados com informações que vão contribuir com a otimização do SEO e a produção de conteúdos cada vez mais relevantes.

Como resultado, é possível observar uma melhora significativa da performance nos mecanismos de busca, além de um aumento no volume de visitas no site com a conquista de um público qualificado que pode gerar boas vendas.

Agora que você já sabe o que é web crawling e conhece os principais benefícios de investir em um rastreamento estratégico de redes, continue aqui no nosso blog e aproveite para conferir outros conteúdos valiosos que vão contribuir com o desenvolvimento da sua empresa!

 

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Artigos relacionados

Leia Mais