Empreendedorismo

Dropshipping: saiba o que é, como funciona e por onde começar em 2022

será que o modelo dropshipping vale a pena para o eu negócio?

Você sabe o que é e como funciona o modelo Dropshipping?

Com cada vez menos espaços, os empresários estão migrando para o modelo e-commerce, porém ainda com muitas dúvidas sobre estocagem, venda de produtos, prazo de entrega entre outros. Uma opção que tem interessado os empreendedores é o modelo Dropshipping, onde o logística atua como um intermediário entre o fornecedor e o cliente, sem a necessidade de um grande espaço ou número de funcionários para realizar a venda e divulgação de produtos.

Neste artigo, vamos explicar o que é Dropshipping, como funciona e como você pode começar nesta modalidade em 2022. Não deixe de conferir! 

 

O que é Dropshipping? 

O mercado online vem desenvolvendo tendências que demonstram crescimento sólido do setor, por exemplo, o modelo Dropshipping não necessita de um espaço físico ou de estoque para realizar a venda de produtos. Já o lojista é responsável por fazer o marketing e as vendas, entretanto não tem que se preocupar com a logística de envio, estoque, produção e embalagem são de responsabilidade do fornecedor ou do fabricante do produto. 

Segundo a AmeriCommerce, cerca de 25% das lojas virtuais trabalham com esse modelo de entrega. Esse modelo cresce porque o lojista fica apenas responsável pela promoção, divulgação e venda dos produtos, sendo uma vitrine online terceirizada. 

Logo, o modelo está ganhando espaço no Brasil, sendo bastante popular em países como China e Estados Unidos. Mas, afinal como funciona?  Continue com a gente para saber mais! 

Como o Dropshipping funciona? 

O dropshipping se mostra atrito devido à facilidade em abrir uma loja virtual, pois não precisa de um grande investimento ou alto número de colaboradores para iniciar as operações. O empreendedor utiliza um canal próprio para as vendas, podendo ser um site, rede social ou outra plataforma que possibilite uma vitrine virtual. Os produtos não são fabricados por ele, como comentamos anteriormente, eles são produzidos por uma empresa e vendido por outra. Isso permite que sejam dropshipping nacionais ou internacionais. 

O comerciante vai atuar como intermediário entre o fornecedor e o cliente final. Entretanto, esse processo tem algumas etapas importantes e que o interessado em ter esse modelo de negócio deve prestar atenção. 

Por fim, listamos abaixo como funciona na prática o processo de dropshipping e quem são os participantes.

Vendedor 

Os fornecedores e parceiros disponibilizam uma lista de produtos para os vendedores ou lojas interessadas. Na lista estão todos os produtos disponíveis no estoque, sendo constantemente atualizado para que não aconteça a venda de um produto esgotado. 

Logo depois de receber a lista, o vendedor pode distribuir os produtos em marketplaces para que pessoas que buscam o produto nas vitrines virtuais tenham acesso. A compra é realizada de forma online, onde o interessado paga pelo produto e o vendedor encaminha os pedidos vendidos para o fornecedor. 

Assim o contato entre cliente e vendedor acontece por meio da plataforma de vendas escolhida. O próximo passo é ter um bom fornecer, e nós vamos te contar tudo na próxima vantagem! 

Fornecedor

Como o próprio nome já diz, o fornecedor é responsável por fornecer os produtos que são vendidos no modelo dropshipping. Ele não necessariamente é o fabricante do produto. O fornecedor recebe os pedidos, realiza a separação do produto, atualiza o estoque, embala e envia o produto para o consumidor com base nas informações que recebeu do vendedor. Por isso, é importante que a venda seja realizada com o máximo de informações possíveis, evitando que o produto vá para o consumidor errado. 

Cliente

O cliente encontra o produto nos canais de venda disponíveis, após realizar a compra do produto cabe a ele realizar o pagamento e depois que o pedido é processado basta aguardar o envio e chegada do produto. Dessa forma,  é importante ressaltar que o consumidor nem sempre sabe que está comprando de um dropshipping, por isso precisa ter um canal direto para se comunicar com o comprador.  

 

Principais benefícios 

Sem estoque

Uma preocupação dos lojistas é o estoque, a quantidade de produtos que possuem e a dificuldade de atualização constante. Como comentamos, nessa modalidade o vendedor não precisa se preocupar com o estoque, pois é realizado pelo fabricante ou fornecedor e atualizado em tempo real. Reduzindo a chance de realizar a venda de um produto esgotado, por exemplo. 

 

Independência Geográfica

O empreendedor pode estar em qualquer lugar do mundo, sem necessidade de se estabelecer em um escritório, por exemplo. O modelo dropshipping é baseado em lojas virtuais, utilizando canais da WEB para realizar a venda e exposição de produtos. Para que isso seja possível, o vendedor precisa ter acesso a internet, um computador ou celular e pronto. 

Baixo investimento 

Além de não ter custo com espaço físico, o vendedor pode iniciar suas operações em casa já que não vai possuir uma grande quantidade de produtos para armazenar. A maior parte do investimento será de tempo, pois será necessário trabalhar na venda, promoção e divulgação dos produtos. 

Agora que você entendeu mais sobre as vantagens, nós separamos 7 dicas para você começar o dropshipping de sucesso em 202022, continue a leitura para saber mais!

7 dicas para começar o Dropshipping com sucesso em 2022

 

1. Defina um nicho 

Para começar um dropshipping, você vai precisar definir o seu nicho de atuação ou segmento. Por exemplo, qual tipo de produto você acredita ter mais facilidade e conhecimento para venda? 

A partir da resposta, é necessário pesquisar a variedade de produtos no mercado, o interesse do público alvo, a demanda e a partir disso, você pode iniciar as estratégias de venda. 

2. Selecione os fornecedores

Os fornecedores são a parte mais importante do negócio, contar com parceiros que oferecem produtos de qualidade é imprescindível para que os consumidores indiquem e voltem a comprar da sua dropshipping. 

Outro fator muito importante para a venda é o vendedor testar os produtos, veja mais abaixo.

3. Teste os produtos

Antes de iniciar a venda, procure comprar alguns produtos para que você mesmo faça o teste, além disso, pode contar com a ajuda de pessoas próximas para receber uma devolutiva. 

 

4. Crie um site

Conseguiu realizar os passos anteriores? É hora de criar o seu site. É você quem deve encontrar uma plataforma de e-commerce apropriada para o seu produto e nicho de atuação e que contem com a facilidade de um dropshipping. Podemos citar, Shopify, Nuvemshop, Aliexpress como plataformas que são dropshipping. 

 

5. Estratégias de marketing 

O investimento em mídia é uma parte importante, assim como ter um bom pós-venda. Mas, é você quem define como a sua loja vai se comunicar com os consumidores, antes, durante e após a compra. 

Por isso, é interessante investir uma parte do faturamento em publicidade, podendo ser nas redes sociais, utilizando o Facebook Ads, Google ADS, Native Ads ou outra plataforma de sua preferência.

 

6. Estude a concorrência 

Antes mesmo de se aventurar no dropshipping, você deve observar a concorrência. Pense, os e-commerces tradicionais já oferecem os produtos que você vai vender? Se a resposta for sim, como eles fazem e como você pode se destacar? 

Você vai aprender estudando e pesquisando a concorrência. Mas,  não menos importante, entenda a política de cancelamento no próximo passo. 

 

7. Tenha uma política de cancelamento clara

Devido ao longo prazo de entrega, alguns consumidores que fazem a aquisição por impulso podem desejar solicitar o cancelamento. Sabendo disso, a sua loja deve ter uma política de cancelamento clara, oferecendo suporte ao cliente durante todo o tempo e fazendo atualizações sobre o pedido. 

 

Conclusão

O modelo de dropshipping é excelente para empreendedores que não desejam investir em um espaço físico e desejam abrir o seu próprio negócio. Seguir os passos que passamos acima é importante para garantir a vida longa do seu dropshipping. 

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