Empreendedorismo: Saiba como migrar para o mundo dos negócios
O empreendedorismo estimula com intensidade a população brasileira. O nome ‘empreendedorismo’ que vem da palavra ‘entrepreneur’, significa ‘aquele que assume riscos e começa algo novo’. Nos últimos anos, observamos claramente que muitas pessoas vêm buscando empreender de diferentes formas e em diversos campos de atuação. Assim, uma simples ideia pode ocasionar em um negócio lucrativo.
Além disso, empreender também pode ser a forma de uma pessoa realizar um sonho ou ainda, conquistar um objetivo através da sua empresa, como, por exemplo, levar uma solução inovadora para o mundo. Para começar saber como migrar para o mundo dos negócios e começar a empreender, continue lendo o nosso artigo!
O que é empreendedorismo?
É possível identificar diversos tipos de empreendedores no nosso cotidiano, seja em razão da abertura ou desenvolvimento de um novo negócio, até mesmo dentro de pequenas e grandes empresas. O empreendedorismo dentro da empresa é notório quando presenciamos a dedicação de funcionários que desempenham sua função com excelência e buscam sempre aprimorar seu conhecimento e suas habilidades recorrendo aos estudos, contribuindo assim com ideias inovadoras e vantajosas para o crescimento da instituição.
Mas essa não é a realidade da maioria dos brasileiros, para muitos empreender se tornou a única opção para terem uma fonte de renda, ainda mais durante a pandemia da Covid-19, que gerou um número expressivo de desemprego em função do fechamento de muitos estabelecimentos, por conta da crise econômica.
Somente no ano de 2020 o país registrou recorde no número de novas empresas abertas, com cerca de 20 milhões de negócios ativos, o que representa um aumento de 6% em comparação com 2019. Não é à toa que o país ocupa o sexto lugar no ranking de países com mais pessoas querendo abrir o próprio negócio, segundo dados levantados pela Amway Global Entrepreneurship Report. A pesquisa mostra que 58% dos brasileiros querem empreender, enquanto a média global é de apenas 43%.
Outro fator importante que também impulsiona o empreendedorismo se trata da liberdade em ter seu próprio negócio. Ao estar trabalhando em uma empresa, o funcionário é obrigado a seguir uma rotina, deve ter compromisso com suas entregas e respeitar as diretrizes da empresa na qual trabalha. A situação é totalmente diferente quando se tem o próprio negócio, onde você dita as próprias regras e se organiza da forma mais viável.
3 motivos para você começar a empreender
Se você chegou até aqui, acredito que você tem o empreendedorismo na veia. Para te ajudar a tomar a decisão de migrar para o mundo dos negócios, listamos três bons motivos para você começar a empreender:
Conquistar a independência financeira
Um dos principais motivos é a tão sonhada independência financeira. Muitas pessoas largam um emprego estável no sonho de empreender e conquistar uma melhor qualidade de vida, e aumentar os recursos financeiros. Porém, é importante salientar que o sucesso do seu negócio não virá de uma hora para a outra, é importante manter os pés no chão e limitar os gastos nos primeiros anos.
Flexibilidade de Horários
Em geral, em um emprego fixo o colaborador tem uma carga horária de trabalho que deve cumprir, sendo definido já no ato de contratação. Porém, ao empreender, você pode conquistar uma flexibilidade de horários, tendo mais controle de suas atividades e de sua agenda. Porém, diferente de ter um emprego formal, você nem sempre terá uma carga horária a cumprir, podendo trabalhar muito mais do que quando trabalhava em regime CLT ou PJ.
Trabalhar com o que gosta
Não há nada melhor do que trabalhar com aquilo pelo qual somos apaixonados. Ao empreender, as pessoas conseguem realizar o sonho e investir na profissão que, muitas vezes, sonharam quando eram crianças.
5 Passos do empreendedorismo para colocar em prática no seu negócio
1.Invista no que você gosta
Empreender não é uma tarefa fácil, durante o processo será necessário uma imensa dedicação de tempo e estabelecimento de estratégias para o desenvolvimento de seu negócio. Para isso, é importante que você escolha uma área na qual tenha afinidade para que o seu trabalho se torne mais leve, assim será mais propício que você alcance resultados significativos. Afinal, quando trabalhamos com algo que gostamos temos mais chances de desenvolver o nosso trabalho de forma excelente.
2. Estude a área escolhida
Agora que já tem em mente o que deseja fazer é hora de começar a estudar. Busque um aprimoramento ainda maior na área escolhida. Primeiramente, observe o mercado, o que mais tem atraído os consumidores, pesquise outras iniciativas que deram certo e analise as melhores alternativas para serem implementadas em seu negócio. Se for necessário, faça um curso, participe de palestras, realize pesquisas na internet ou em livros.
3. Defina sua persona e pense em inovação
Agora que você já se aprofundou no seu conhecimento está na hora de pensar no seu público. Essas são algumas das perguntas que será necessário responder; Quem é o seu público alvo? Como você irá dialogar com ele? Como você irá fazer para que seu negócio se torne atrativo ao seu público alvo? Quais são as maiores necessidades do seu cliente? Pense em algo novo e no que você fará para atender as expectativas de seu consumidor.
4. Organize as estratégias
Mesmo com um estudo cauteloso podem acontecer muitas situações imprevisíveis no decorrer do caminho. Tenha em mente que você precisará organizar todas as estratégias pensadas, e até reorganizar novamente quando houver a necessidade. Tenha atenção a todos os detalhes, sejam relacionados aos custos, resultados esperados e quais as ações a serem realizadas. Aproveite para traçar todos os pontos positivos e negativos do seu negócio.
5. Não desista!
Abrir um empreendimento novo tem inúmeros riscos. Mesmo com um excelente planejamento não significa que o retorno será imediato. Você poderá passar por altos e baixos. Persistir é a única alternativa que lhe fará chegar até o final do tão almejado negócio próprio. Ao longo da caminhada, alinhe tudo o que precisa ser alinhado, não deixe pontos soltos e mesmo com os desafios constantes, prossiga!
Conclusão
Como conversamos até aqui, abrir o seu próprio negócio é uma escolha arriscada, por isso é importante seguir os cinco passos iniciais e entender se este é o momento certo para investir no seu sonho.
Por fim, tenha paciência, persistência e dê passos maiores conforme o seu empreendimento avança.