Deixar o RH fora da implementação da educação corporativa – não cometa esse erro!
A educação corporativa é uma prática cada vez mais utilizada pelas empresas que visam promover o desenvolvimento dos colaboradores de forma contínua. Porém, para que seja uma iniciativa de sucesso, assim como outras estratégias, é preciso que seja realizada com planejamento, acompanhamento e receba incentivos, para que contribua para o alcance de resultados da companhia.
Vantagens de investir na educação corporativa
Desenvolver e aprimorar as habilidades dos colaboradores, não é um benefício voltado somente para ele, mas sim uma forma de obter um ganha-ganha para ambos os lados.
Conheça as principais vantagens da educação corporativa para:
Colaborador:
- Desenvolvimento de habilidades pessoais, comportamentais e técnicas;
- Aquisição de novos conhecimentos sem necessidade de investimento;
- Maior compartilhamento de informações e interação com demais colaboradores;
- Possibilidade de crescimento na empresa;
- Maior valorização perante o mercado de trabalho.
Empresa:
- Colaboradores mais motivados e engajados;
- Maior possibilidade de atingimento de metas;
- Equipes mais qualificadas para a execução das atividades;
- Aumento da produtividade através de processos mais assertivos;
- Maior retenção de talentos;
- Maior vantagem competitiva perante os concorrentes.
O papel da área de RH na educação corporativa
Para que todo o processo de implementação, acompanhamento, relatórios, análise de indicadores e melhorias nos planos de ensino flua bem e traga os benefícios listados anteriormente, é preciso um olhar atento e dedicado para o plano de educação corporativa, sobretudo para que se torne uma verdadeira cultura do aprendizado.
Com tudo isso, é um grande erro não contar com a equipe de recursos humanos para estabelecer e implementar a cultura do aprendizado na organização. Os treinamentos se tornam um benefício para os colaboradores, e essa prática passa a fazer parte da rotina das equipes e, grande parte das vezes, está atrelada aos planos de carreira, que podem ser traçados a partir dos resultados obtidos nos treinamentos.
A cultura do aprendizado se torna um modelo de gestão empresarial, a partir das práticas voltadas para o desenvolvimento do capital humano. O RH tem como papel realizar a gestão dessa prática, criando uma cultura do aprendizado, garantindo um planejamento orientado às metas da companhia e que seja justo para todas as equipes.
Como o RH pode implementar a cultura de educação corporativa nas empresas?
Se a empresa ainda não possui práticas voltadas para treinamentos corporativos, o primeiro passo será implementar a cultura da educação na empresa. E para isso, o RH precisará traçar um plano que se adeque a realidade da organização e traga resultados que incentivem a evolução e crescimento dessa prática.
Para que o RH obtenha êxito nessa implementação, é preciso contar com alguns passos:
- Avalie o cenário da empresa. Na implementação, assim como outros projetos, é preciso contar com outras áreas da companhia, que possam trazer informações que contribuam para o direcionamento de rota. Junto a outras gestões, avalie o cenário da empresa, quanto ela pode começar investindo e quais os objetivos a serem alcançados através dos treinamentos.
- Estabeleça as diretrizes. Analise quais equipes e pessoas farão parte do programa de treinamentos. Lembrando que, o ideal é que todos os colaboradores participem, mas a ideia nessa etapa é definir as prioridades, para a partir disso criar um plano contínuo que se estenda para as demais áreas.
- Defina os tipos de treinamentos. Muitas são as opções de sistemas de educação corporativa. Desde treinamentos avulsos, até universidades corporativas, que oferecem formação contínua. Com base nas necessidades, escolha o modelo ideal para dar os primeiros passos. É possível também contar com uma consultoria especializada que pode ajudar a traçar a melhor estratégia para seu negócio.
- Faça a implementação da educação corporativa. Escolha um sistema que permita que sua empresa proporcione uma boa experiência para os colaboradores através do ensino. Uma plataforma EaD intuitiva, flexibilidade, conteúdos relevantes e jornadas de aprendizagem que garantem evolução, são algumas vantagens que uma empresa especializada em soluções educativas para empresas pode proporcionar.
- Faça o endomarketing. Como um bom RH, utilize a gestão do ensino como uma ferramenta a ser valorizada pelos colaboradores, para que se engajem com a iniciativa e se dediquem a essa prática.
1 Comentário